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Whatsapp Business: como funciona e porquê aplicar no seu negócio

Mulher jovem com smartphone

O Whatsapp Business pode ser transferido gratuitamente e foi criado a pensar nas pequenas empresas.

A aplicação simplifica a interação com os consumidores, põe em destaque os seus produtos e serviços, e também permite que esclareça as dúvidas dos clientes enquanto realizam compras.

As 5 diferenças entre o Whatsapp Business e o Whatsapp Messenger

De uma forma geral, o Whatsapp Business tem as mesmas funcionalidades que o Whatsapp Messenger (a versão generalista) a que talvez já esteja habituado. 

No entanto, existem algumas funcionalidades específicas para negócios que vale a pena explorar:

  1. Criar um perfil empresarial – Crie um perfil de empresa para ajudar os seus clientes a saber mais acerca da sua organização, incluindo a descrição, o e-mail e o site.
  2. Criar modelos de resposta – Os modelos de resposta permitem guardar e reutilizar mensagens enviadas frequentemente para poder responder mais depressa às perguntas frequentes dos seus clientes.
  3. Mensagens automáticas – Defina uma mensagem de ausência para responder instantaneamente aos seus clientes fora do horário de expediente. Também pode definir uma mensagem de saudação para apresentar a sua empresa a novos clientes.
  4. Criar Etiquetas – Com o Whatsapp Business é possível usar etiquetas para organizar e encontrar facilmente as conversas com os seus clientes.
  5. Análise estatística – Para visualizar quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.

Vantagens do Whatsapp Business para o seu negócio

No mundo omnicanal de hoje, em que a penetração do smartphone é cada vez maior e com emails, chats e posts, os consumidores procuram interagir com as empresas da mesma forma que falam com sua família e amigos. Segundo um estudo recente, a forma favorita de comunicar com empresas para 9 em cada 10 consumidores é através de mensagens. 

O canal de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp, detém a liderança com utilizadores mais de 60 mil milhões de mensagens enviadas todos os dias. É a app de mensagens mais utilizada em 104 países por todo o mundo com 1.5 mil milhões de utilizadores registados, o que a torna uma das ferramentas de comunicação mais universais à disposição das marcas.

É por isso que muitas empresas em todo o mundo estão a adotar o WhatsApp Business. Com o WhatsApp, as empresas podem enviar:

  • Lembretes de compromissos;
  • Alertas de envio;
  • Notificações de pedidos;
  • Vídeos de demonstração de produtos;
  • Códigos de verificação;
  • Mensagens de suporte;
  • Processar pagamentos;
  • Obter reviews.

É imediato, mais pessoal e de alcance internacional. E é protegido e encriptado. Se utilizado corretamente, as mensagens do WhatsApp Business podem levar as comunicações da sua empresa a um novo nível de envolvimento: conversas privadas, em tempo real, na app de mensagens mais utilizada em Portugal e no mundo.

Se está a pensar adotar o Whatsapp Business, considere também criar um perfil no shopping online com mais utilizadores de Portugal, o OLX. Com 80.000 consumidores diários e milhões de visitantes todos os meses, é fácil criar um perfil de empresa e começar a vender online.

OLX: tire partido do maior marketplace português

Como começar a utilizar o Whatsapp Business

1# Criar um perfil de empresa

O WhatsApp Business proporciona às empresas um ambiente no qual podem comunicar individualmente com os clientes. O primeiro passo é criar um “Perfil de Empresa”, uma identidade de marca completa. Para isso, precisa de acrescentar:

  • E-mail e contatos telefónicos;
  • Links de social media;
  • Moradas;
  • URLs de sites; 
  • Detalhes comerciais ou outras ofertas promocionais.

O perfil do WhatsApp Business dá-lhe a oportunidade de injetar a personalidade da sua marca em cada interação com o cliente. E como o WhatsApp verifica todas as contas comerciais, os clientes têm mais garantias e sentem-se mais confiantes ao falar consigo.

2# Comece a partilhar

Com o perfil criado, cada vez que alguém falar com a sua marca através do Whastapp Business, vai contactar com a imagem que criou nesta app. 

Está pronto para começar a partilhar fotos, documentos, vídeos, slideshares e muito mais – use a criatividade para ir além do texto ou e-mail.

3# Crie diálogos

Uma das principais vantagens do Whatsapp Business é permitir conversas em tempo real entre marcas e clientes. Tire proveito dessa oportunidade para criar conversas reais e humanas com os seus clientes.

Vá além das notificações, lembretes e respostas automáticas e aproveite para ficar a conhecer os seus clientes – o que os preocupa e o que gostam na sua marca.

4# Venda através do Whatsapp

O chamado “comércio conversacional” é a possibilidade de concluir uma venda durante a conversa com o cliente, ou seja, conseguir comprar através do whastapp. 

O que pode acontecer, por exemplo, depois de respondidas algumas questões dos clientes, partilhados exemplos através do whastapp e enviados os links para finalizar a compra. Neste contexto, o consumidor pode falar com um humano, um assistente virtual ou ambos.

O Whastapp Business é uma forma intuitiva e universal de comunicar com os seus clientes. Num mundo em que o mobile não para de crescer, a possibilidade de falar em tempo real, via app, com os clientes simplifica a experiência de compra e aumenta a probabilidade de conversão de vendas online.

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