Sou Pro

Como começar a vender online

Loja online em tablet

Aqui encontra um guia prático, simples e eficaz para definir a sua estratégia e começar a sua loja online. Vender online engloba várias componentes para que o seu negócio seja um sucesso.

A estratégia a adotar afetará todas as outras decisões de negócio, tais como a marca, o design do website, o marketing, programas de fidelidade, envio e atendimento e, essencialmente, um ótimo produto.

Começar a vender online em 4 passos

As grandes empresas, mais populares no mercado, podem servir de inspiração para começar a vender online. Identifique o seu estilo, o que corresponde à marca que pretende criar e desbloqueie o seu espírito de empreendedor.

1. Crie produtos que tragam soluções

Para pensar num excelente produto com alta probabilidade de venda, é necessário refletir sobre os problemas do dia a dia e quais as soluções possíveis.

Através de uma análise de mercado é capaz de identificar como um produto ou serviço pode acrescentar valor à vida de muita gente. Comece por analisar a seu próprio dia a dia, descreva quais as experiências que o atrapalham, e como facilmente tais situações podiam ser ultrapassadas.

2. Encontre uma mensagem que apaixone

A paixão é a motivação para o seu negócio. Invista emocionalmente no seu produto, e na história por trás do produto ou marca. Se conseguir criar uma narrativa emocionante, vai destacar-se da concorrência.

Acrescente uma mensagem aos produtos que pretende vender online e crie uma marca que fale com as pessoas de forma significativa, autêntica e envolvente.

A sua marca deve falar com os seus consumidores de forma a que os atraia e os obrigue a voltar. Acrescente uma mensagem de marca que cause impacto.

Para chegar à mensagem ideal veja como é que o seu público gosta de ser abordado, como pretende posicionar o produto e como é que idealiza a imagem da marca, cores e slogans.

3. Estude as tendências do mercado

Estude o mercado para criar um lugar para a sua marca, mantenha-se atualizado sobre os produtos e serviços mais recentes e procurados. Defina a que tendências vai aderir e quais vai evitar, de forma a ganhar vantagem.

4. Identifique os segmentos de nicho

Os mercados de nicho tendem a ter níveis de interação e de conversão superiores. Esta é uma proposta de negócio online em que cria o produto ou serviço que resolve o problema para um segmento específico.

Estimule a imaginação e preste atenção ao modo como a sociedade se comporta. Verifique o que pode melhorar ou o que está em falta, e pode fazer toda a diferença no dia a dia da comunidade.

Mantenha-se atualizado sobre o que está a acontecer no mundo e aproveite as oportunidades de negócio online que possam surgir, para desenvolver a sua ideia de negócio.

Check list para começar a vender online

Resumindo, aqui fica a Checklist de como começar a vender online:

  • Fazer pesquisa de mercado;
  • Finalizar os produtos para venda;
  • Identificar a base de clientes;
  • Segmentar o público;
  • Pesquisar qual a plataforma de comércio mais usada e onde vender;
  • Criar conteúdo de alta qualidade;
  • Criar uma estratégia de marketing.

Com as etapas estudadas e o apoio das ferramentas certas, como o OLX, pode começar a vender online hoje.

Onde começar a vender online

São várias as plataformas em que pode lançar o seu negócio online, a par da sua própria loja, e é fundamental marcar presença nas redes sociais.

Lembre-se que, para o consumidor, a preferência é a conveniência. Isto não quer dizer que tem de vender em todos os canais possíveis. Deve perceber onde está o seu público e ir ao seu encontro.

O OLX é o principal portal de vendas online em Portugal, onde milhares de pessoas descobrem novos produtos, todos os dias. Comece por criar o perfil da sua empresa de forma simples e comece a vender os seus produtos online, hoje.

Conheça ainda algumas as vantagens de vender online

  • Pode trabalhar a partir de qualquer lugar, gerir o seu próprio horário e decidir o seu ritmo;
  • Não precisa de se preocupar com armazenamento. Pode encomendar os produtos ao armazém apenas quando recebe ordem de compra por parte do cliente.

Vender online apresenta inúmeras vantagens e possibilidades. Pode levar tempo até começar a ver resultados consistentes e há um caminho de constante aprendizagem. Exige esforço, empenho e envolvimento.

Se não pretende investir em recursos humanos, tem de estar ciente que vestirá todas as fardas: de empresário, contabilista, web designer, marketing e relações públicas. Significa que assume a responsabilidade de tudo o que acontece.

No OLX pode apresentar a sua marca e divulgar os seus produtos e serviços para milhares de potenciais clientes. É o maior site de classificados em Portugal, com um atendimento dedicado a clientes profissionais para ajudá-lo a vender online.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

1 thought on “Como começar a vender online”

  1. Bom dia
    Acabo de ler os artigos inseridos neste trabalho que desde já agradeço. É abrangente, é objetivo, é sintético e esclarecedor. Muitas vezes não se sabe por onde começar e aqui encontra um caminho.
    Tenho uma empresa de mobiliário de vários materiais. O principal é uma linha de mobiliário de vime de alto valor. Somos um caso único no mundo deste produto, com tecnologia própria que desenvolvemos que permitiu transformar um produto pobre num produto nobre. Porventura também o produto mais ecológico em todo o ramo de mobiliário. Por curiosidade pode ver o nosso site em (www.dutom.pt). Produtos e portfólio de trabalhos!
    Antes da crise de 2007 já tínhamos uma boa implantação no mercado através de clientes de lojas físicas e trabalhos diretos em hoteis de luxo. Com a crise praticamente definhamos.
    Neste momento estamos em fase de retoma do projeto. É aqui que necessitamos da Vossa ajuda.
    Atualmente (ontem), anunciamos no OLX através de uma conta que já possuíamos, alguma divulgação dos nossos produtos.
    A pergunta é: O OLX tem alguma plataforma de loja online que eu desconheço e que me possa servir? Ou tem apenas o serviço que eu usei? Se tem algo mais, agradeço a V. informação.
    Estavamos para começar a construir uma loja online própria para o efeito .É importante que nos esclareçam para podermos definir os passos seguintes.

    Cumprimentos
    Luis Cruz

Deixe um comentário