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Unboxing: como criar uma experiência de compra única

Unboxing: como criar uma experiência de compra única

O unboxing é o momento em que uma experiência de compra online se torna finalmente real. O momento de abrir um novo produto, seja um par de sapatilhas, um smartphone, ou até um carro, tem a capacidade de transformar clientes em fãs. Mas, para isso, é preciso saber em que consiste este conceito e como pode ser utilizado por uma marca.

O que é o unboxing?

Porque é que valorizamos tanto o momento de abrir, desembrulhar? Será algo que vem dos momentos mais especiais da infância, o natal, os aniversários? Ou será a emoção de saber o que esconde o embrulho?

O unboxing é isto mesmo: o entusiasmo antes da utilização. E é mais do que uma tendência. Na verdade, tornou-se tão comum, que já nasceram sites dedicados a comparar a experiência de unboxing que cada marca oferece.

No fundo, a importância do unboxing assenta em princípios antigos. As empresas que desejam causar uma boa impressão nos clientes, devem cuidar da embalagem e apresentação dos produtos. O unboxing, e especialmente os unboxing vídeos, são a adaptação destas máximas às redes sociais.

Pós-venda: dicas para vender mais e fidelizar cliente

As vantagens de criar uma experiência de unboxing

Quais são então as principais vantagens para as empresas que investem em criar uma experiência única de unboxing?

Fidelização de clientes

Em ecommerce, a fidelização é o segredo do crescimento. Do ponto de vista económico, as relações de longo prazo com os clientes são muito mais lucrativas do que ter que gastar recursos para atrair novos. Mas construir essas parcerias não é fácil. De acordo com um estudo da Bain & Company, cerca de 60% dos clientes não voltam a comprar um produto ou serviço de uma marca, mesmo que estejam satisfeitos.

Porquê? A fidelização não se reduz apenas a saber se um produto ou serviço é “bom”. Num mercado cada vez mais competitivo, é preciso surpreender, criar uma experiência única. É aqui que o unboxing entra como fator diferenciador.

Saiba como aumentar a fidelização de clientes

Mais seguidores e partilhas nas redes sociais

Os vídeos de unboxing são um dos conteúdos mais consumidos nas redes sociais. Um estudo de 2018 mostrou que foram visualizados mais 60 milhões de horas de vídeos de unboxing no YouTube. 

Com uma embalagem apelativa, existe a probabilidade de um cliente partilhar a marca nas suas redes pessoais. Por isso, ao desenvolver uma excelente experiência de unboxing está a levar a mais partilhas e, como consequência, a mais vendas.

É uma forma de comunicar com influenciadores

Os influenciadores são uma ferramenta importante de qualquer estratégia de marketing. O marketing de influência é relativamente barato, direcionado e tem maior probabilidade de dar credibilidade à marca.

Os influenciadores são, na sua maioria, pessoas comuns, que constroem uma grande base de seguidores por serem vistos como confiáveis. Para chamar a atenção destas pessoas, é importante cuidar todos os aspetos da experiência de compra, a começar pelo unboxing.

Para as marcas que pretendem investir no unboxing, há um conjunto de princípios a seguir.

Como criar uma experiência de unboxing marcante

Uma rápida pesquisa devolve milhões de vídeos de unboxing no Youtube (mais precisamente 1.1 mil milhões). Mas quais são as regras de ouro que as marcas devem seguir para criar uma experiência verdadeiramente marcante?

Desenhe e teste a experiência de unboxing

A grande maioria dos vídeos de unboxing são realizados por consumidores comuns e não especialistas. São pessoas interessadas ​​nos produtos e que desejam partilhar as suas opiniões. Este feedback pode incidir sobre qualquer aspeto do unboxing, desde o embrulho para um presente até ao produto em si.

Estes testemunhos são importantes e valem vendas.  No YouTube, é possível encontrar vídeos de unboxing para quase tudo, de ténis a brinquedos para cães. Num inquérito realizado pelo Google, 62% das pessoas afirma que assistem a vídeos de unboxing quando procuram um produto específico.

Por isso mesmo, é importante pensar em todos os pormenores da experiência de unboxing e testar repetidamente para que nada falhe.

Personalize a embalagem

A embalagem é o cartão de visita da marca e um dos elementos com maior exposição durante o unboxing. Portanto, deve refletir claramente a sua identidade, as cores, tipografia, materiais e mensagens. Não pode ser uma embalagem de cartão qualquer – tem de ser única. Criar embalagens que contribuam para a experiência de unboxing é também uma ótima maneira de mostrar aos consumidores o que a marca representa.

Escolha materiais sustentáveis

O aumento da consciência do consumidor sobre a sustentabilidade deu às marcas uma nova consideração no que diz respeito ao unboxing. O uso de materiais que não são recicláveis pode fazer com que uma marca seja considerada um “desperdício”. Os clientes podem até partilhar a experiência de unboxing pelos motivos errados.

Por outro lado, o uso de produtos sustentáveis contribuirá muito para mostrar que a marca cultiva uma ética forte e responsabilidade social.

Personalize tudo o que contém a embalagem

Uma ótima experiência de unboxing vai mais além do que apenas a embalagem. Cada elemento no interior desempenha um papel na forma como os clientes avaliam a marca e a experiência.

Todas as marcas têm acesso a materiais de embalagem tradicionais, como almofadas de ar, plásticos e cartão. Mas, para se destacar, substitua esses materiais por outros personalizados para a sua marca.

O OLX é o parceiro digital de todas as marcas que querem criar uma experiência de unboxing memorável. Por isso, lançámos uma parceria com os CTT, para que possa tratar dos envios com um parceiro especializado sem sair de casa. Tudo isto, sem pagar comissões sobre as vendas. Pronto para começar? Basta preencher este formulário.


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