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UI e UX: o que é e quais as vantagens?

Vantagens de investir nas áreas de UI e UX Design

Os negócios cada vez mais estão presentes no digital e, por isso, devem procurar ativamente formas de oferecer uma melhor experiência aos seus utilizadores.

Este foco no utilizador é a base das vertentes de UI e UX design que se dedicam à compreensão profunda, ao desenvolvimento e à implementação de estratégias de web design e da experiência do utilizador.

Conheça estas áreas ao detalhe e de que forma podem levar um negócio a atingir os seus objetivos.

UI e UX: o que são?

UI significa User Interface (interface do utilizador) e diz respeito à área do design responsável pela componente mais visual e pelas interações de um site, aplicação ou qualquer outro tipo de produto digital. Um UI Designer define, por exemplo, cores, combinações de tipos de letra, e a disposição de elementos a serem aplicadas nestes produtos digitais.

Já a área de User Experience (UX) preocupa-se com a experiência do utilizador. É responsável pela projeção da jornada do utilizador num site ou aplicação. Tem um conhecimento profundo sobre o tipo de linguagem mais adequada para comunicar uma mensagem, que tipo de emoções o utilizador sente ao navegar, qual é o padrão de navegação do utilizador, entre outros aspetos relacionados com o seu comportamento e experiência.

Na prática, um UX designer cria o esboço e o conceito de um site ou aplicação do zero, através da análise de diferentes cenários possíveis do comportamento do utilizador. Em paralelo, um UI designer põe em prática os esboços e protótipos, dando corpo e visibilidade ao conceito definido. Em conjunto, o UI e o UX têm uma missão comum de tornar a tecnologia mais agradável e intuitiva para o utilizador.

Vantagens de investir nas áreas de UI e UX Design

Do aumento das vendas à retenção de clientes, são várias as vantagens de investir em UI e UX.

Antecipação de problemas

Um dos principais desafios a que o UI/UX design dá resposta é à antecipação de problemas relacionados com produtos digitais, sejam eles um site, uma landing page, uma loja online ou uma app. Tudo isto pode ser feito inclusive antes do lançamento, durante o processo de desenvolvimento, para evitar retrabalho.

Melhoria contínua

Estas vertentes do design permitem avaliar, compreender e mudar aquilo que pode estar a comprometer os resultados da presença online. A sua loja online está a perder uma elevada taxa de clientes no checkout? Os UI/UX designer podem ser uma boa aposta para decifrar este problema através da análise do comportamento do utilizador.

Podem chegar a conclusões como os botões para finalizar o pagamento estarem escondidos ou mal formatados, a página de checkout ter um layout que dificulta a navegação ou que transmite pouca segurança, as páginas ter um tempo de carregamento elevado, entre muitas outras opções que podem ser melhoradas.

Navegação clara, dinâmica e intuitiva

Os profissionais das áreas de UI/UX oferecem uma visão mais profissional, positiva e orgânica ao utilizador que visita o seu site ou usa a sua app através da escolha mais adequada de cores, botões ou links. Tudo isto para que qualquer utilizador, do mais iniciante ao mais avançado, consiga usar o seu site ou app de forma autónoma.

A base para as estratégias do negócio

A avaliação e análise levadas a cabo pelos UI/UX designers permitem entender o comportamento do utilizador e assim ajustar as estratégias de marketing, vendas, comunicação e até de conteúdo do negócio.

Taxas de conversão mais elevadas

Quando um cliente sente que a sua experiência num site, loja online ou app é positiva, a probabilidade de converter, isto é, de realizar uma compra, aderir a um plano, descarregar um material ou outra ação que seja importante para o seu negócio, é muito mais elevada. Até porque as áreas de UI/UX dedicam-se a definir as melhores estratégias para que todos os passos levem o utilizador a percorrer o caminho que deseja.

São cada vez mais os negócios que já beneficiam do potencial do UI/UX para a criação de uma oferta personalizada e adaptada ao comportamento e necessidades dos seus utilizadores. Só assim é possível criar valor para os clientes e levar o seu negócio mais longe.


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