Sou Pro

Transportes urgentes: como escolher um fornecedor

Como escolher a melhor solução de transportes urgentes

Os transportes urgentes são cada vez mais importantes em ecommerce. Os clientes querem receber as encomendas o mais rapidamente possível e são já vários os comerciantes a oferecer opções de envio rápido. Mas a escolha do melhor fornecedor pode ser um desafio, até para os gestores mais experientes. Saiba o que deve ter em conta ao escolher o melhor serviço de transportes urgentes para a sua empresa.

O que são transportes urgentes?

Os transportes urgentes implicam um grau superior de organização, planeamento e recursos para garantir a entrega final num curto prazo. Envolvem encargos mais elevado, mas são cada vez mais valorizados pelos clientes e necessários para conquistar a fidelização do público, sendo inclusivamente uma mais-valia de diferenciação em relação à concorrência.

Os clientes apreciam receber encomendas rapidamente, e constitui um fator de fidelização. Em segundo lugar, alguns produtos, sobretudo os que são perecíveis, precisam de ser transportados com urgência para preservar a sua integridade. É o caso de produtos alimentares, cargas vivas, valiosas ou restritas.

Contudo, os transportes urgentes não são apenas necessários; também apresentam algumas vantagens adicionais. Por exemplo, uma rápida expedição possibilita manter quantidades mínimas de stock, dado que o ciclo de armazenamento é mais curto e, por outro lado, diminui a probabilidade de perdas, já que os produtos são entregues antes do término do seu prazo de validade. Feitas as contas, o custo adicional em transportes urgentes deve ser contabilizado com as poupanças que gera.

Artigo relacionado: Estratégias para uma gestão de stock eficiente

Como escolher a melhor solução de transportes urgentes?

A escolha de uma solução de transportes urgentes é um passo importante para uma empresa, sobretudo em lojas online, na medida em que é a transportadora que transforma uma experiência virtual numa ocorrência real. Dito doutro modo, pode ser o único ponto de contacto físico entre a marca e o cliente, pelo que é essencial considerar alguns fatores para escolher o parceiro ideal.

1. Confirme o preço por quilo e volume

Na pesquisa comparativa entre transportes de urgência, um dos primeiros aspetos a considerar é o preço por quilo e volume. É importante que o preço a pagar seja adequado à carga a transportar. Peça vários orçamentos (pelo menos 3) e calcule qual o valor que pode alocar ao transporte sem prejudicar demasiado a margem.

Contudo, não comprometa a qualidade pelo preço. Se uma proposta mais tentadora deixar a desejar quanto aos níveis de serviço de entrega ou segurança, considere uma outra, mesmo que o preço seja mais caro. Caso contrário, os contratempos podem reverter-se em encargos significativos para a empresa, a médio e longo prazo. Ainda assim, tente sempre renegociar valores para reduzir os preços.

2. Confirme os tempos de resposta e níveis de serviço

É importante perceber se o serviço de transportes urgentes é, efetivamente, mais rápido. Assim, certifique-se de que a transportadora consegue disponibilizar a rapidez de envio que necessita. E não basta chegar depressa – é necessário um compromisso quanto aos SLA (Service Level Agreement) que descreva o nível de serviço esperado do fornecedor. Por norma, os SLA são medidos em percentagem do número de entregas realizados dentro do prazo definido, mas alguns contratos especificam também taxas e penalizações para desvios, entregas erradas, ou em quantidades inferiores ao previsto.

Por exemplo, um SLA de 98% significa que o fornecedor se compromete a entregar 98 em cada 100 envios dentro do prazo de estabelecido de, por exemplo, 4 horas. O mesmo fornecedor pode praticar um preço diferente para um SLA de 99%, ou até SLAs diferentes para 4, 8 e 24 horas.

Verifique se este acordo se estende também a períodos de muita procura, como o Natal ou Black Friday, e com que antecedência devem ser colocados os pedidos. Os fornecedores trabalham com períodos de cut-off. Por exemplo, as encomendas confirmadas até às “x” horas do dia de hoje serão entregues até amanhã. Mas se o pedido for registado às “x” horas e 1 minuto, só será entregue no dia a seguir. É essencial confirmar se estas regras são compatíveis com o processo logístico da empresa.

Este fator é uma das principais prioridades, porque tem impacto direto no negócio. Se a encomenda não chegar ao cliente dentro do prazo expectável, irá proporcionar uma experiência de compra desagradável e desencorajará próximas compras. Por isso, mesmo que o seu orçamento seja limitado, não descure este critério.

3. Disponibilidade de tracking

Acompanhar as entregas é um ponto muito importante na logística de qualquer loja online. Quando um cliente efetua uma compra, só saberá se fez a escolha certa quando receber o produto e, até lá, terá de lidar com sentimentos de incerteza e de dúvida. Ao conseguir informar os clientes sobre o estado da encomenda em tempo real, prevenindo possíveis atrasos ou outros imprevistos, estará a tranquilizar o cliente e a aumentar a credibilidade do seu negócio.

O tracking é importante em todos os envios, mas é especialmente importante em transportes urgentes. Além disso, contar com tracking de encomendas facilita as trocas, devoluções e substituições, para além de evitar reclamações. Este critério pode ser o suficiente para que o cliente repita a compra.

4. Cobertura do seguro

Avarias, desvios, furtos e roubos de mercadoria podem ocorrer ao longo da expedição. Por isso, contar com um transporte urgente que fornece seguro neste tipo de imprevistos é fundamental. Desta forma, evitará prejuízo financeiro e perda de clientes.

Assim, verifique se a transportadora disponibiliza alguma forma de cobertura para todas as suas mercadorias e quais os encargos associados. Mesmo que isso represente um custo adicional, pode compensar na medida em que poupa em desperdícios – e muitas preocupações.

5. Analise a reputação

Para a tomada de decisão final, pesquise na internet as opiniões, comentários e críticas realizados pelos clientes das várias transportadoras. Uma transportadora pode parecer a mais vantajosa em termos de preços, condições e imagem, mas só conseguirá saber se realmente cumpre o que promete conhecendo as opiniões neutras e autênticas de quem já utilizou os seus serviços.

Assim, reserve um tempo para ler as avaliações de clientes. Verifique se existem muitas reclamações e observe como a transportador as resolve. Terá aí uma previsão do que aconteceria se a situação descrita ocorresse com a sua empresa.

6. Faça a experiência

Uma das melhores formas de ter a certeza sobre a qualidade do fornecedor é fazer a experiência com uma compra online em que a entrega fique a cargo da transportadora em questão.

Se já está a negociar com um dado fornecedor, pergunte com que lojas trabalham. Depois, coloque uma encomenda urgente, como qualquer outro utilizador – uma espécie de cliente mistério. E seguida, avalie toda a experiência, desde os emails de confirmação recebidos, o acesso aos códigos de tracking, a simpatia da entrega e eventuais atrasos. Se possível, veja como reagem a alterações de data de entrega ou de morada – situações que podem ocorrer a qualquer cliente da sua loja online.

O serviço de transportes urgentes é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Com estas dicas, poderá fazer uma escolha mais consciente e informada para garantir o parceiro ideal que responda às necessidades da sua empresa.

O OLX Business acompanha esta preocupação de logística e proporciona um serviço de entrega simples e fiável, em parceria com os CTT. Assim, os utilizadores OLX Business podem aceder a um serviço de excelência a preços exclusivos.

Se ainda não conhece as potencialidades do OLX Business para impulsionar as suas vendas online, preencha este formulário para ser contactado por um consultor do OLX para lhe apresentar uma oferta adaptada às suas necessidades. Faça parte de um grupo presente em mais de 30 países, e beneficie de uma exposição instantânea a mais de 7 milhões de utilizadores mensais. Conte ainda com uma variedade de ferramentas para o crescimento sustentável do seu negócio. Torne-se um utilizador Business e aumente as suas vendas.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário