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Teste a sua estratégia de marketing digital para o natal

Pessoa a trabalhar na estratégia de marketing

Para garantir que está pronto para o natal e ano novo, preparamos uma checklist com tudo aquilo que deve testar para garantir que está preparado para as próximas semanas. Se conseguir um score acima de 10 está preparado para enfrentar o natal.

1# Definiu um objetivo claro para a sua estratégia de marketing digital

Tem um indicador claro que vai medir como a taxa de conversão do site, o valor médio por encomenda, o número de unidades por transação, as taxas de abertura de e-mail, taxas de cliques de e-mail, taxas de conversão do e-mail ou o nº de subscritores.

Definiu um objetivo atingir e sabe como extrair os dados. Ter um objetivo claro para o período de natal ajuda-o a garantir que todas as estratégias e iniciativas estão alinhadas e são coerentes

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2# Decorou a loja online e redes sociais com motivos natalícios

Uma das formas mais simples de se destacar no natal é decorar a loja online, newsletters e redes sociais como o faria numa loja física. Neve a cair, árvores de natal, pais natal sorridentes – a decoração da sua presença digital acompanha a época? Se a resposta é sim na maioria dos seus canais digitais, considere um ponto para a sua estratégia de marketing digital.

3# Definiu um código de desconto para as campanhas

Para facilitar a medição dos resultados e cativar os utilizadores a comprar, muitas marcas optam por gerar um código de desconto especial para esta época, por exemplo NATAL2020. Desta forma, quem recebe a sua newsletter ou o acompanha nas redes tem um motivo adicional para fazer uma compra. Se implementou esta medida, ou uma variante, soma um ponto para a sua estratégia de marketing digital.

4# Selecionou os produtos e desconto e deu-lhes destaque

Já sabe que produtos estarão em desconto, qual vai ser o desconto e onde vão ser comunicados? Vai alocar descontos maiores a artigos de grande notoriedade? Se a resposta for afirmativa já sabe: mais um ponto a para estratégia de marketing digital. Mas ainda faltam alguns para chegar aos 10.

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5# Vende online para 80.000 consumidores diários

Por definição, uma estratégia de marketing digital é forma mais simples de atingir um objetivo. Com uma presença no OLX, pode vender online sem conhecimentos de programação para mais de 80.000 compradores diários e 15 milhões de visitantes todos os meses ao maior Marketplace português. Se ainda não o fez, comece aqui.

6# Simplificou o processo de checkout para novos utilizadores

Sabia que 73% dos compradores estão dispostos a experimentar novos sites se encontrarem o presente perfeito? Facilite o processo para quem o visita pela primeira vez, com descontos nas primeiras compras ou portes de envio grátis. Lembre-se de que os novos visitantes têm maior probabilidade de abandonar carrinhos de compras.

Se já fez o exercício de se colocar nos “pés” dos seus clientes, pediu a pessoas de fora da empresa para testarem a compra, e fez melhorias recentes para facilitar o processo de checkout, um ponto para si e para a estratégia de marketing digital.

7# Criou guias e cabazes de natal para facilitar a escolha das prendas

Simplifique o processo de escolha com guias e cabazes de natal orientados aos perfis de clientes mais comuns: para mães, para quem gosta de desporto, para os fãs de tecnologia, para os mais novos, para casais, para a namorada. Se tem uma oferta muito vasta, simplifique com guias de compras para cada tipo de comprador, idade ou hobbies.

8# Reforçou o apoio ao cliente como parte da estratégia de marketing digital

Numa altura em que se esperam records de afluência ao e-commerce, a qualidade do apoio ao cliente será um dos fatores diferenciadores entre marcas. Segundo um estudo recente, para 93% dos clientes a qualidade do apoio ao cliente é determinante para decidir se irão regressar à página.

Aqui estão algumas ações que devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital:

  • Responda a pedidos, perguntas e reclamações dos clientes em menos de 1 hora
  • Analise e responda às reviews dos clientes no Google e sites de avaliação
  • Crie uma área de FAQs ou perguntas frequentes para consulta fácil
  • Permita um apoio ao cliente multicanal – por email, chat, sms, whatsapp ou nas redes sociais
  • Tenha respostas pré-guardadas para ser mais rápido a responder, sem erros
  • Crie respostas de agradecimento ou boas vindas automáticas

Se implementou pelo menos 3 destas, considere 1 ponto para si. Caso contrário, passa para o item seguinte sem somar pontos.

9# A estratégia de marketing digital contempla a fase após a visita ao site

Garanta que aproveita esta oportunidade para aumentar o número de subscritores para a sua mailing list. Uma das formas é dar destaque ao campo de “subscrever a newsletter” no site

Por outro lado, a maioria das ferramentas de lojas online e de email marketing permitem que automatize emails para os seus clientes que abandonaram o carrinho de compras, sem necessidade de programação. 

Tem as duas ações implementadas? Some um ponto e siga para a próxima questão.

10# A estratégia de marketing é personalizada

Se o canal que gera mais vendas é o Facebook, e as pessoas que mais interagem com as suas publicações são homens entre 25-34 anos, já sabe para quem e onde criar uma campanha personalizada.

As redes sociais permitem-lhe direcionar as publicações (tanto pagas como não pagas) ao público que mais lhe convém. Aproveite essa funcionalidade para gerar alcance entre quem o visita.

11# Facilitou a navegação no site em todos os dispositivos

Se ainda não o fez, adapte o site para dispositivos móveis, que já representam quase metade das compras online.

12# Deu motivos aos seus clientes para o visitarem depois do natal

Uma estratégia de marketing deve dar razões aos clientes para voltarem após o natal. Seja porque anunciou descontos atrativos para as próximas semanas, ou porque deu destaque a novos conteúdos no site que fazem os clientes seguir as suas plataformas.

13# Preparou a área de produtos relacionados

Muitas vezes, os clientes são levados ao seu site por uma pesquisa de um produto específico. A sua estratégia de marketing deve estar pensada para impactar os clientes com artigos relacionados aos que trouxeram as pessoas ao site. Por exemplo, se alguém pesquisa calças, faça com que veja todo o outfit relacionado com esse produto.

14# Mostrou como vai celebrar o natal

Cada vez mais pessoas privilegiam a autenticidade e o facto de trabalharem com marcas humanizadas. Mostre à sua comunidade como celebram o natal na sua empresa, cumprindo todas as regras, claro.

Qual foi a pontuação que conseguiu?

0-6 items cumpridos: Tem de melhorar a sua estratégia de marketing. Ainda vai a tempo de implementar algumas melhorias para se preparar

7-10: moderadamente preparado: Tem uma estratégia de marketing robusta. Há algumas afinações ainda a fazer – procure implementar os quicks wins desta listagem que se aplicam ao seu negócio.

11-14: preparado: Criou uma estratégia de marketing à prova de quase tudo. Volte a verificar se tudo o que implementou está a funcionar bem e aproveite o tempo até ao natal para dar formação intensiva à sua equipa. Refine a estratégia e tome boa nota do que correu bem e mal para implementar no próximo ano.

O OLX é o parceiro que descomplica as vendas online. Se ainda não tem uma conta, ainda vai a tempo de aproveitar o natal. 


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