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10 passos para criar um webinar para promover o seu negócio

10 passos para criar um webinar para promover o seu negócio

Criar um webinar é uma das melhores maneiras para interagir com clientes potenciais em todo o mundo. Esta forma de geração de leads é envolvente, cativante e diferenciadora.

E nunca houve melhor altura para criar um webinar. Com cada vez mais pessoas à procura de desenvolver competências através de recursos online, este é o momento para melhorar a presença digital da sua empresa, encontrar novos clientes e fazer crescer o negócio.

Descubra como criar um webinar para promover a sua empresa, com estes passos.

1. Escolha o tópico certo

O termo webinar surgiu pela combinação da palavra “web” com “seminar” (ou seminário, em português). Tal como num seminário é importante ter o tema bem definido para conseguir passar a mensagem e “catequizar” a audiência.

O tema deve cumprir vários requisitos:

  • Responder às perguntas que o público costuma fazer;
  • Ir de encontro a uma necessidade específica do mercado;
  • Ser um tema popular e “quente” para o setor;
  • Ser específico para permitir mostrar experiência;
  • Acrescentar valor à audiência e dar uma nova perspetiva;
  • Ter relevância comercial e ser orientado a gerar leads.

Por exemplo, se decidir fazer um webinar sobre e-mail marketing, pode optar por falar, por exemplo, das melhores horas para fazer envios ou como construir um “assunto” eficaz. Evite temas demasiado generalistas ou que se respondem facilmente com uma pesquisa online.

2. Escolha o formato mais adequado

Depois de selecionado o tema, deve pensar no formato do webinar. Estes são os mais comuns:

  • Painéis de discussão. Formato em que vários especialistas do setor discutem o tema selecionado. É um dos formatos mais exigentes a nível de preparação e moderação, mas também o que mais eleva o posicionamento da empresa como especialista.
  • Q&A. Formato de perguntas e respostas, em que uma pessoa, o especialista da sua equipa, responde às perguntas dos clientes ou de parceiros convidados. É uma opção com muito dinamismo, mas está dependente da qualidade dos entrevistados e é difícil controlar o resultado final.
  • Entrevistas. Neste formato, o apresentador entrevista um outro colaborador, um especialista do setor ou um cliente sobre temas como experiência com a empresa, tendências ou atualidade. É relativamente simples de executar e de organizar, mas está dependente da dinâmica entre os dois participantes.
  • Apresentações. Num registo individual, o especialista, com suporte a uma apresentação, comunica a sua visão sobre determinado tópico. É fácil de executar mas depende do carisma do orador para tornar a mensagem entusiasmante.
  • Casos de estudo. Este formato é adequado para fazer o resumo de um projeto ou iniciativa, e é tradicionalmente uma partilha individual.
  • Demonstrações de produto. Um dos formatos mais adequados para as redes sociais devido ao impacto visual. Fazer uma demonstração é uma forma eficaz de comunicar os benefícios de um produto, mas pode exigir recursos elevados de produção para que o resultado seja satisfatório a nível visual.

3. Defina os participantes

Um webinar vale tanto pelo tema em discussão como pelos oradores, e pela sua visão sobre o assunto. Sempre que possível, convide pessoas com diferentes backgrounds, para partilhar a sua opinião e criar uma perspetiva mais completa sobre o tópico.

O papel do organizador do webinar é lidar com todas as facetas do planeamento, desde a conceção até a criação de conteúdo. Mas não deve ser o único participante. Convide membros da equipa, clientes, parceiros e fornecedores para enriquecer o conteúdo.

4. Defina um moderador

O papel do moderador ou apresentador é essencial para dinamizar o webinar. Esta pessoa, que pode ser interna ou externa à empresa, tem a responsabilidade de fazer a introdução aos temas, colocar questões pertinentes, moderar as discussões e fazer o resumo dos temas. Um bom moderador consegue simplificar temas complexos, trazer as audiências para o seu lado e transmitir confiança. É fundamental para o sucesso do webinar.

5. Defina a plataforma de transmissão

Existem várias opções no que toca à transmissão ou gravação do webinar. As mais conhecidas são o Zoom ou a GoTo Webinar, sendo que as principais diferenças se fazem sentir no número de pessoas que podem assistir em simultâneo, facilidade de uso e, claro, o preço.

6. Invista no equipamento adequado

O equipamento é essencial para o aspeto final do webinar. Uma boa câmara, uma luz adequada, microfones profissionais, fundos neutros e suportes para todo o equipamento são alguns dos elementos que devem fazer parte do kit de iniciante. Depois, pode ir evoluindo para materiais mais avançados, e mais personalizados ao seu registo.

7. Prepare o conteúdo para o webinar

Depois de ter o equipamento, o tópico e os participantes, está na hora de criar o conteúdo, dependendo do tipo de webinar. Se estiver a pensar fazer uma apresentação, crie um PowerPoint apelativo, com slides visuais com gráficos, imagens e Gifs. Se for uma entrevista, estude os convidados e defina as perguntas que irá colocar.

8. Pratique o webinar

A prática é essencial para um webinar de sucesso. Praticar evita a maioria dos contratempos, ajuda-o a familiarizar-se com o formato e plataforma escolhida, e a articular as mensagens da forma mais convincente. Faça várias simulações “reais”, com colegas de trabalho, antes do webinar.

9. Escolha onde irá partilhar o webinar

O webinar é um formato pensado para ser partilhado. As redes sociais são o canal mais óbvio, mas considere também a publicação no site, email marketing, e noutros plataformas específicas para webinars, que ajudarão a dar mais alcance ao conteúdo. Pode ainda tentar estabelecer parcerias com outras empresas no setor, parceiros ou revistas especializadas.

10. Faça uma edição profissional para redes sociais

Evite a tentação de divulgar o webinar tal e qual nas redes sociais. É provável que vá precisar de alguma (ou muita) edição para tornar o conteúdo mais visual, impactante, ritmado e social-media friendly. Para isso, tem duas opções: fazer a edição in-house, com os recursos da equipa interna, ou recorrer a especialistas para editar som e vídeo.

No OLX encontra dezenas de profissionais qualificados que o podem ajudar a editar o webinar, bem como muitos outros recursos e material. Crie o seu primeiro webinar com estas recomendações e faça crescer a sua empresa online.


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