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Estes são os métodos de pagamento online favoritos dos portugueses

Mulher a fazer compras online

Os pagamentos digitais são uma das principais preocupações dos consumidores portugueses. Para os e-sellers, saber quais são os métodos de pagamento preferidos e as tendências neste campo é determinante para o crescimento digital.

O que dizem os números: estes são os métodos de pagamento online mais utilizados

O número de opções de métodos de pagamento online em Portugal tem vindo a aumentar. Num estudo recente realizado entre comerciantes portugueses, identificou-se que 60% das lojas online oferece 2 ou mais métodos de pagamento. No entanto, a preferência dos consumidores ainda vai para o cartão de crédito: a cada 10 compras realizadas online, 7 são pagas desta forma.

Para além do cartão de crédito, o MBWay, as Referências Multibanco, PayPal e Transferência Bancária concentram a maioria das escolhas dos portugueses. A Payshop, as e-wallets (Apple Pay, Samsung Pay) e as criptomoedas têm ainda uma pequena escala no mercado nacional.

Mas o que são exatamente estes métodos de pagamento e quais as comissões aplicáveis aos comerciantes?

No top mundial dos métodos de pagamento online: Paypal

O PayPal funciona como intermediário para compras online em todo o mundo. Esta solução permite que particulares e comerciantes enviem e recebam dinheiro sem que qualquer uma das partes envolvidas tenha acesso às informações do cartão de crédito ou informações bancárias.

Este é o método de pagamento online mais utilizado a nível mundial, com 346 milhões de clientes em todo o mundo, 3,7 mil milhões de transações, disponível em 190 mercados e com 23 moedas diferentes.

É um método de pagamento online fácil e rápido de integrar em qualquer website. É seguro para os utilizadores e permite aceitar a maior parte dos cartões.

As taxas podem ir de 1,9% a 3,4% por venda, dependendo do valor, ao que acresce um valor fixo de 0,35€ por transação. Os comerciantes não pagam nada à Paypal até que a venda tenha sido realizada.

Em Portugal, a PayPal chega a 21% dos consumidores que fazem compras online e a 70% dos comerciantes que vendem através da internet. São 800.000 utilizadores, um crescimento de 60% nos últimos 3 anos.

Durante este período, a rede Multibanco, da SIBS, lançou uma aplicação que rapidamente ganhou popularidade junto dos utilizadores, a MBWay.

O contributo português: MBWay

Com mais de 3 milhões de utilizadores em Portugal, esta é uma das apps de pagamento favoritas dos portugueses.

Porquê? Por ser uma solução interbancária e que permite fazer compras através de smartphones ou tablets. O crescimento do MbWay no ecossistema digital português nos últimos anos tem sido imparável.

Para fazer um pagamento online por este método, o comprador tem apenas de inserir o número do telefone na loja online e imediatamente recebe um pedido na app MBWay para autorizar o pagamento. O pagamento é depois debitado da conta do cliente.

Como evitar fraudes com o MB Way

Um dos métodos de pagamento online mais antigos: Cartão de crédito

Os pagamentos por este método implicam a utilização de uma empresa creditada para o efeito. A nível nacional, tem ao seu dispor a EasyPay, por exemplo. As taxas e comissões dependem do fornecedor.

Existe ainda o serviço MBNet, em que é gerado um cartão de pagamento virtual, para uma ou várias utilizações.

Um dos métodos de pagamento online mais seguros: referências multibanco

São muitos os portugueses que preferem pagar as suas compras online por referência Multibanco, de forma  a não ter de introduzir os dados do seu cartão de crédito no site em questão.

Para além de ser um método de pagamento fácil e simples, é também seguro e de confiança, podendo ser utilizado em transferências bancárias no Multibanco ou pelo home banking da instituição financeira.

Existem várias empresas especializadas em sistemas de pagamento por referência multibanco em Portugal, que são implementados nas lojas online para a emissão destas referências.

Um dos mais antigos: transferências bancárias

A transferência bancária continua a ser uma das principais e mais seguras formas de pagamento online.

Simples de utilizar para os clientes, implica muitas vezes para o comerciante a confirmação manual da encomenda no website.

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Além dos métodos de pagamento online: facilitar o processo de checkout

Aceitar vários métodos de pagamento online é apenas o primeiro passo para criar simplificar a experiência de compra. Para além disso, deve:

  • Facilitar o acesso ao carrinho de compras. O carrinho deve estar sempre visível, num ícone familiar, que mantém os clientes informados dos produtos que estão a ser comprados.
  • Incentivar a compra: Partilhe mensagens como, por exemplo: “faltam x euros para obter free shipping” e outras propostas de valor que incentivem a compra.
  • Eliminar os custos surpresa: Deve ter sempre os preços finais do produto, na moeda do utilizador, e o total sempre já com os portes previstos e data de entrega prevista.
  • Oferecer várias opções de envio: Ofereça várias opções de envio, desde as mais baratas e lentas até às mais caras e rápidas
  • Permitir guest checkout: Permita que o utilizador faça uma compra sem se registar, apenas preenchendo os dados de envio/faturação. 
  • Eliminar passos até à compra: Deve minimizar o número de passos que o utilizador dá até à compra. Uma página única onde preenche os seus dados e compra com um só clique é o ideal.

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