Sou Pro

8 oportunidades de negócio para dar a volta à pandemia

Mulheres empreendedoras a trabalhar no portátil

É mais do que um chavão. Os momentos de grande mudança, como o que agora se vive em Portugal e no mundo, são de facto propícios à criação de novas oportunidades de mudança.

Foi assim que nasceram alguns dos negócios mais disruptivos. Netflix, Airbnb, Microsoft e Disney são apenas alguns exemplos de empresas que iniciaram atividade em plena recessão económica. Porquê?

Aproveitar as oportunidades de negócio durante uma crise económica pode ter benefícios inesperados. Nestas alturas, existem muitos problemas novos por resolver, a concorrência é menor e o engenho empreendedor é aguçado pela necessidade.

Portugal não é exceção. Durante o primeiro confinamento, em apenas dois meses, foram criadas mais de 1.200 empresas, na sua maioria online e com custos de entrada muito reduzidos ou nulos. Estes empreendedores viram uma oportunidade de criar um novo ciclo com a pandemia, mais motivador e rentável.

Estas são algumas ideias de negócio que todos podem começar online, sem necessidade de investimento inicial ou conhecimentos de programação. Aos futuros fundadores pede-se apenas esforço, talento e dedicação.

Oportunidades de negócio que pode começar online hoje

1# Marca de roupa

Para quem tem gosto por moda e alguns designs em mente, esta é uma das oportunidades de negócio a considerar.

É possível aproveitar esta oportunidade de negócio com baixo custo, evitando ter de produzir as peças, fazer sessões fotográficas e contratar modelos.

Comece por criar algumas amostras de peças. Pode desenhar diretamente na roupa, ou sobrepondo desenhos em cenários digitais, ou ainda imprimir pequenas séries e pedir uma ajuda a amigos e família para serem os modelos das primeiras fotografias.

Depois, coloque essas primeiras imagens à venda no OLX. À medida que for tendo encomendas, envie para produção ou impressão. Mantenha os custos fixos a zero até ter uma base sólida de clientes recorrentes.

O que verificar antes de lançar um produto novo online

2# Serviços de impressão 3D

Começar um negócio de impressão 3D é outro exemplo de como rentabilizar um hobby. A impressão 3D é algo que fascina muitas pessoas e há procura em Portugal por este tipo de serviços. Os objetos criados podem ser maquetes de peças sobressalentes, modelos em escala, fotografia ou protótipos.

Esta oportunidade de negócio tem o custo inicial de comprar a impressora (se ainda não a tiver) mas também aqui pode primeiro gerar interesse, antes do investimento.

Como começar com baixo custo:

Se não tiver uma impressora 3D, encontra modelos no OLX a partir de 150€. Depois, à medida que as vendas forem aumentando, pode avançar para modelos mais avançados.

Imprima algumas imagens 3D em diferentes estilos e coloque-as à venda no OLX. Promova o serviço com algumas boas imagens no Facebook, LinkedIn e na sua rede pessoal.

Depois, aguarde pelas encomendas e produza apenas à medida do que os clientes forem pedindo. Ao registar a sua empresa no OLX tem acesso à parceria com os CTT para que possa simplificar os envios e até tratar de tudo sem sair de casa.

3# Produtos feitos à mão

Se adora projetos DIY e tem jeito para criar, pode facilmente rentabilizar estas habilidades online. Com o OLX, a venda de produtos feitos à mão tornou-se mais acessível.

Comece por tirar boas fotografias das suas melhores criações. Depois, coloque-as no OLX e nas redes sociais. Pode também considerar pagar para destacar os seus produtos, tanto no OLX como nas redes sociais.

Junte-se aos grupos no Facebook dedicados ao tema e divulgue as peças. À medida que for tendo encomendas, reproduza o modelo original e cresça a partir daí.

4# Aulas online

Se é um especialista num determinado campo – por exemplo, guitarra portuguesa, falar em público, feng-shui, yoga ou cozinha – o novo mundo digital abre-lhe portas abertas. Como?

Atualmente existem uma variedade de sites que disponibilizam aulas online e que estão sempre à procura de oradores interessantes.

O OLX é um bom exemplo, sem custos de entrada. O Superprof.pt é outra plataforma possível, especializada em aulas online. Mas há muitos outros em que pode disponibilizar o seu conhecimento ao mundo. E não tem de escolher só uma, quanto mais divulgar o seu conhecimento, melhor.

Se for capaz de se expressar em inglês, então a audiência é global e o rendimento possível muito superior.

5# Promoção de produtos ou serviços

O mundo do marketing de afiliados precisa sempre de novos promotores. Como funciona? De forma resumida, regista-se numa plataforma que lhe dá acesso a um conjunto de produtos que uma determinada marca quer vender.

Recebe um código associado a si e, por cada venda que conseguir com essa identificação, recebe uma comissão.

A principal vantagem é que o custo de entrada é nulo e pode começar a trabalhar hoje. Também pode ser uma forma de promover marcas de que gosta. Esta oportunidade de negócio pode ser especialmente lucrativa se já tiver uma rede de contactos ou de seguidores nas redes sociais.

Existem várias plataformas onde se pode registar para fazer este tipo de trabalho: Awin ou Clickbank são exemplos. Também pode aceder diretamente a algumas marcas que possuem programas de marketing de afiliados, como a Prozis ou a Booking.com.

6# Narração

Os portugueses passam cada vez mais tempo online e, muito do tempo é passado a consumir vídeos, podcasts, tutoriais e audiobooks. Por isso, existe uma procura crescente por locutores, capazes de manter as pessoas interessadas nos temas, que tenham uma boa projeção de voz e a dicção correta.

Para começar, deve possuir algum equipamento, nomeadamente de isolamento sonoro e gravação. No OLX encontra todo este material a bons preços: um microfone profissional, por exemplo, custará cerca de 20€.

Depois, faça um curso de locução online que lhe dará conselhos sobre o controlo da respiração, da voz e da dicção.

Por fim, produza uma demonstração. Os clientes vão querer saber o que esperar do seu serviço. Leia alguns textos em diferentes estilos e velocidades.

Agora, está pronto para passar a sua demo a diferentes produtoras deste tipo de conteúdo e até a marcas.

7# Reparações e restauros

Se tem jeito com as mãos e gosta de compreender como as coisas funcionam, esta oportunidade de negócio pode ser para si.

O mercado das reparações e restauros aplica-se a um pouco de tudo. Desde carros antigos, instrumentos musicais, peças de roupa, máquinas industriais, móveis, tecnologia (telemóveis, computadores, TV), tudo depende da sua especialidade.

Registe a sua empresa de restauros no OLX ao preencher este formulário e anuncie o seu serviço para uma comunidade de mais de 15 milhões de visitantes por mês.

Existem duas opções mais comuns neste modelo de negócio. A primeira opção seria comprar o material, restaurar e depois vender, ficando com o lucro da venda. Apesar de potencialmente mais lucrativa, este caminho exige risco e o capital para comprar. Algumas empresas conhecidas, como a Forall Phones, especializada em restauro de iPhones, nasceram assim com o OLX.

A alternativa seria vender o serviço de restauro, que tem menos risco mas potencialmente menor margem. Desta forma, nunca é dono do que está a restaurar.

8# Consultoria

Se possui uma longa experiência profissional e sente que tem algo a partilhar com outros gestores ou líderes de empresas, talvez o caminho da consultoria seja para si.

Hoje em dia, e em parte devido à pandemia, a consultoria deixou de ser apenas presencial e entrou no digital. Já é possível prestar este serviço através de videoconferências com os clientes, algo que seria difícil até há poucos anos.

Os temas mais procurados? Gestão de projeto, estratégia, logística, marketing, operações ou recursos humanos. Muitas empresas continuam disponíveis para ouvir uma opinião externa nestes tópicos, apesar da pandemia.

Para agarrar esta oportunidade de negócio precisa de criar uma presença online – como um site ou blog – a explicar quem é, o seu percurso e empresas em que trabalhou. Depois, produza alguns anúncios nas redes sociais, em particular Linkedin e Twitter para se destacar e chegar a potenciais clientes. Dê uso à sua rede de contactos para promover o serviço.

Para além disso, é importante que partilhe regularmente a sua visão sobre as temáticas mais relevantes para si. Desta forma os clientes conseguem conhecê-lo um pouco melhor e aumenta as probabilidades de ser contactado.

Os momentos de crise trazem oportunidades de negócio que podem transformar a vida de quem as abraça. Para o provar, o mundo está cheio de grandes projetos que começaram em momento de grande dificuldade. Com criatividade e dedicação é possível transformar uma situação de desemprego ou de fim de um projeto empresarial num novo ciclo mais lucrativo e motivador.

O OLX é o seu parceiro digital, qualquer que seja a oportunidade de negócio que decida agarrar. Pode registar a sua empresa gratuitamente e vender sem pagar comissões. Para começar, registe-se aqui.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário