Sou Pro

OLX e-commerce awards: as 6 ideias de negócio que destacamos

Ideias de negócio que destacamos

É possível inovar em tempos de pandemia? Em Portugal, milhares de empreendedores responderam às dificuldades dos tempos com trabalho, dedicação, criatividade e muitas ideias de negócio. De todas as ideias de negócio que surgiram nos últimos meses, destacamos estas 6 pelo potencial de crescimento, impacto positivo no ambiente e por estarem ao alcance de muito empreendedores.

Prémio Sustentabilidade: Slow fashion

A indústria da moda emite mais carbono por ano do que todos os voos internacionais juntos, produz 10% de todas as emissões de carbono e é o segundo maior consumidor de água do mundo. Por estes motivos, tínhamos de premiar um setor em rápido crescimento e que dá resposta a estes números preocupantes: a slow fashion.

As marcas de slow fashion procuram minimizar a sua pegada ao longo de todo o processo produtivo. Utilizam colorações de baixo impacto, reciclam os materiais, preferem matérias-primas naturais e até cultivam algodão orgânico sem pesticidas.

Nos últimos anos, a slow fashion, também conhecida por moda sustentável ou eco-friendly fashion, tem ganho adeptos a ritmo acelerado e tornou-se incontornável. As marcas e os consumidores estão cada vez mais atentos ao seu impacto ambiental e passaram a preferir estes métodos de produção mais ecológicos.

Das várias ideias de negócio que fomos referindo neste blog ao longo dos meses, destacamos uma pela aparente simplicidade: cintos feitos a partir de garrafas de plástico recicladas. Um produto de que todos precisam, e uma forma de contribuir para um mundo melhor.

5 ideias de negócios sustentáveis

Prémio ideias de negócio com crescimento acelerado: Serviço de entregas Carbon Neutral

Nesta lista não faltam ideias de negócio com enorme potencial de crescimento. No entanto, os Serviços de entrega Carbon Neutral estão no centro de uma das grandes tendências dos últimos meses: as compras online.

O aumento do e-commerce traduziu-se num maior esforço para as empresas de entregas. Como consequência, muitos portugueses começaram a questionar os métodos utilizados e as políticas de sustentabilidade destas organizações.

Em resposta, têm surgido várias startups no setor das entregas sustentáveis. São exemplos as ideias de negócio como a compra a granel e reembalamento em recipientes de vidro ou caixas reutilizáveis para minimizar a quantidade de plástico envolvido. Ou que movimentam mercadorias utilizando apenas meios de transporte elétricos ou híbridos. E, por fim, as startups que recolhem e reutilizam todos os recipientes utilizados, como os garrafões de água.

Prémio ideias de negócio inovadoras: Construção Civil

Segundo alguns estudos, a indústria da construção civil é responsável por 40% da produção de carbono mundial.

Cientes da fatura pesada que deixam ao planeta, muitas empresas, startups e empreendedores puseram a sua imaginação ao serviço de encontrar ideias de negócio sustentáveis. O resultado é uma surpreendente mistura de novos materiais, técnicas e conceitos que não podíamos deixar de premiar.

Vamos aos casos práticos.

  • Empresas que substituem os materiais de construção tradicionais como aço ou betão, por plástico reciclado, bamboo, aço reciclado ou mesmo terra. Também o acrílico reciclado, alumínio ou cobre são produtos substitutos mais amigos do ambiente do que, por exemplo, o PVC ou o mármore.
  • As casas modulares e pré-fabricadas têm registado um crescimento significativo, são mais baratas e melhores para o ambiente. Uma casa pré-fabricada com a mesma área e os mesmos acabamentos terá um custo até 20% inferior do que uma casa construída da forma comum. Como a construção acontece num ambiente controlado, é mais fácil garantir que são seguidas as normas ambientais.
  • Empresas de refrigeração natural, que plantam árvores como forma de substituir os dispendiosos e pouco ecofriendly sistemas de ar condicionado.

Prémio Ideias de negócio na Economia Circular: Restauros

Carros antigos, instrumentos musicais, bicicletas, peças de roupa, máquinas industriais, móveis, tecnologia. Não faltam ideias de negócio na área das reparações e restauros.

É o caso da Forall Phones, especializada em restauro de IPhones, que nasceu e cresceu aqui, no OLX.

As empresas de restauros prestam um serviço aos seus clientes e ao planeta. Estão a minimizar a necessidade de novas produções, o que alivia o impacto no planeta do consumo.

Uma das vantagens destas ideias de negócio é que é possível começar a custo zero. Basta ter o know-how especializado em reparar um certo tipo de equipamentos, colocar um anúncio no OLX e esperar para começar a receber pedidos de cotação.

Prémio Ideias de negócio que promovem hábitos saudáveis: Bicicletas

Durante os últimos meses, tem sido notória a dificuldade que muitos fabricantes têm tido para satisfazer as encomendas de bicicletas. Dados os benefícios para a saúde e o meio ambiente, não é de admirar que andar de bicicleta se tenha tornado uma das atividades ao ar livre mais populares e uma das ideias de negócio mais rentáveis.

Tudo o que é saudável, popular e bom para o meio ambiente é um candidato a ser um dos vencedores do OLX awards. Os indicadores não enganam. Em 2020, produziram-se em Portugal 2.700.000 bicicletas, e ultrapassou-se a meta de 400 milhões de euros em exportações, dois números record para a indústria.

Pode começar por vender diretamente os seus modelos no OLX, sem custos ou barreiras à entrada. Basta colocar alguns dos seus protótipos à venda e ir aumentando a produção com base nos resultados iniciais. Assim começaram algumas das melhores ideias de negócio, a custo zero.

Prémio “Como é que ninguém tinha pensado nesta ideia de negócio?”: papel higiénico sem cartão

Cada rolo de papel higiénico tem, no seu centro, um pequeno cilindro de cartão endurecido. Aparentemente inofensivo, a presença deste elemento desnecessário tem consequências para o ambiente: por cada milhão destes pequenos rolos de cartão são necessárias 60 árvores, 1.5 milhões de litros de água e 21 toneladas de materiais de embalagem.

As inovações nesta área já permitem substituir o rolo de cartão por outro feito de fibra reciclada até 40% e que comporta 800 folhas por rolo, contra as 500 tradicionais.

Grandes cadeias de hotéis, como a Marriot, já dão preferência a este tipo de produto sustentável.

As listas e rankings são, por definição, injustas porque deixam excelentes candidatos de fora. Este top de ideias de negócio não é exceção. Mas haverá próximas oportunidades. Se acha que o seu negócio cumpre os requisitos, candidate-se à próxima edição de OLX Ecommerce Awards com uma mensagem nos comentários.

O OLX é o parceiro digital de todas as empresas que procuram crescer online. Para começar a vender para um universo de mais de 15 milhões de visitantes por mês, sem pagar comissões, preencha este formulário.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário