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O que verificar antes de lançar um produto novo online

Colegas de trabalho em reunião

O momento em que lança um produto novo online é sempre de grande adrenalina e emoção. A prioridade natural é avançar o mais depressa possível para avaliar a resposta do mercado.

No entanto, há alguns pontos essenciais que não deve descurar para que o lançamento tenha maior probabilidade de sucesso.

1# (Re)teste o produto

Mesmo que tenha total confiança no fornecedor ou na equipa de desenvolvimento, é importante manter um espírito critico até ao momento de lançamento.

Para testar e retestar, reúna comentários e opiniões sobre o produto diretamente dos clientes ou de potenciais clientes. Este processo pode ser levado a cabo através de conversa informais, questionários, ou se possível, com um pré-lançamento apenas para familiares e amigos.

Porquê? Porque o teste inicial do produto vai permitir detetar erros ou aspetos menos intuitivos que são facilmente corrigíveis nesta fase. Se forem detetados mais à frente, o custo de resolução é maior e o impacto para o cliente irreversível.

2# Verifique a qualidade das imagens

Não é novidade que a fotografia é essencial para o sucesso de um produto em ecommerce.

Para aumentar as probabilidades de sucesso, as fotografias de produto devem ter uma resolução elevada. Procura cobrir vários ângulos para que os clientes possam ter uma experiência 360 graus.

As fotos devem mostrar o produto isoladamente e em utilização, em diferentes contextos. O cenário deve ser cuidadosamente arrumado e a luz natural.

É importante introduzir também algumas fotos de detalhes para que se consiga perceber os materiais, texturas e pormenores.

Se possível, considere criar um pequeno vídeo para mostrar como se utiliza cada produto.

Se não se sentir confortável para o fazer sozinho tem duas opções: contratar um fotógrafo profissional ou comprar o equipamento para fotografia e aprender uma nova competência.

3# Descrições de produto

Quando se trata de um produto novo, os clientes precisam de informações completas para compreenderem do que se trata. 

Para criar um descrição de produto inspiradora, siga estes passos:

  • Crie um título curto e descritivo, que resuma o produto;
  • Comece com uma mensagem inspiradora e mostre o benefício que o produto traz para os clientes (o “porquê” da compra);
  • Em vez de escrever longos parágrafos de texto, organize as informações mais importantes em 4 ou 5 pontos chave;
  • Disponibilize uma tabela complementar com as especificações técnicas para quem estiver interessado em conhecer o produto a fundo;
  • Idealmente, permita a possibilidade de comparar artigos;
  • Termine com um botão ou “Call to Action” para levar o cliente à ação – adicionar o produto ao carrinho.

4# Defina o preço e promoção para um produto novo

Para 93% dos consumidores portugueses, o preço é o fator mais importante numa decisão de compra

Para definir o preço deve ter em conta os seguintes fatores:

  • Custos de matérias primas;
  • Horas de trabalho incorporadas;
  • Custos de envios;
  • Custos fixos como servidores e software e alugueres divididos pelo número de unidades vendidas;
  • Taxas bancárias e as comissões cobradas pelas plataformas onde tem a loja online;
  • Preço praticado pela concorrência;
  • Margem esperada;
  • O valor que o cliente está disposto a pagar;
  • Desconto para levar à compra de um produto novo.

Depois de definido o preço, considere implementar o chamado “preço psicológico”.

O preço psicológico é uma estratégia para aumentar vendas que tem por base a ideia de que certos preços influenciam a perceção dos consumidores. O objetivo é gerar nos clientes a ideia de que estão perante um bom negócio e levar à compra. Um exemplo de preço psicológico são os PVP que terminam em “.99€”. Mas há muitas outras técnicas: descubra mais sobre o que é e como implementar preços psicológicos.

O que é o preço psicológico e como usar para vender mais

5# Prepare a logística dos envios

Antes de colocar um produto novo online, verifique se as opções de envio que tem atualmente disponíveis se aplicam ao artigo em causa.

Também pode aumentar a oferta de formas de entrega para não perder vendas por falta de opções:

  • Entrega gratuita na 1ª encomenda, a partir de um certo valor ou numa área geográfica próxima;
  • Entrega rápida, em menos de 1 hora ou no mesmo dia;
  • Recolha em pontos parceiros (como os CTT).

Sabia que, ao registar-se no OLX, tem acesso à parceria com os CTT que lhe permite vender sem sair de casa? Assim, concentra-se no seu negócio e não se preocupa com a gestão dos envios.

6# Prepare o produto para as redes sociais e newsletter

Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest, Youtube, Tiktok, Clubhouse, Bumble – em quais destas redes faz sentido lançar o seu produto? Com que estilo de comunicação? Com que mensagem e estética?

Lançar um novo produto online é uma grande oportunidade para atrair novos seguidores para as redes sociais, conseguir vendas e converter a audiência em clientes.

O planeamento nas redes sociais deve contemplar uma fase de pré-lançamento (tipicamente, 1 semana antes) para gerar expectativa, o dia em si, e o acompanhamento pós-lançamento.

Deve considerar a comunicação para cada uma destas fases, conciliando o que vai divulgar em cada rede social e newsletter.

A estratégia e abordagem deve ser ligeiramente diferente para cada rede, dado que a forma como o público responde e as funções da plataforma são, também, diferentes.

7# Prepare as FAQ e o apoio ao cliente

Como se trata de um produto novo, é natural que os clientes tenham dúvidas.

A capacidade as antecipar e preparar respostas eficazes pode fazer a diferença entre lançar um produto novo com confiança ou dar a entender que o processo não está controlado.

Uma das formas mais simples de se preparar é construir uma lista de possíveis FAQ (Frequently Asked Questions). Para cada pergunta, defina uma resposta. Se mais do que uma pessoa estiver em contacto com o cliente, é importante que todos estejam sintonizados para dar a mesma resposta.

Idealmente, estas FAQs devem estar disponíveis na página do produto, com as imagens e descrições. As FAQ transmitem confiança a quem o visita online, simplificam o processo de compra para o cliente, e até contribuem para o SEO e a navegação do site.

8# Vender no OLX

O OLX é o canal mais direto para lançar um produto novo. É o maior marketplace do país e conta com 80.000 consumidores diários.

Vender como empresa no OLX tem várias vantagens:

  • Não paga comissões sobre as vendas;
  • Pode personalizar a imagem da sua marca dentro do próprio site do OLX;
  • Pode criar anúncios e gerir as respostas numa plataforma intuitiva;
  • Através da parceria com os CTT pode fazer os envios sem sair de casa.

Pronto para começar a vender no OLX? Basta preencher este formulário.


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