Sou Pro

Nomes para empresas: como escolher o nome perfeito?

dicas para escolher nomes para empresas

Escolher nomes para empresas não é tarefa fácil. O arranque de um novo projeto é um momento em que há sempre muita coisa a acontecer, com várias decisões a tomar. No meio de tudo isto, é fácil desvalorizar uma das mais uma das primeiras – e mais importantes – decisões: o nome.

Porque é que o nome da empresa é importante?

Dar um nome ao negócio envolve muito mais do que apenas pensar numa palavra ou expressão que goste. Um bom nome vai refletir a identidade e os objetivos da empresa e ajudar (ou prejudicar) o marketing e comunicação. O nome certo pode resumir o projeto e deixar uma excelente primeira impressão, ou confundir e afastar potenciais clientes.

Para além disso, o nome da empresa vai ficar consigo durante muito tempo e as mudanças são morosas e complicadas. Por estes motivos, é importante considerar cuidadosamente a sua escolha antes de investir na criação de um website e de outros materiais promocionais.

Siga estas 8 dicas para escolher um nome simples e memorável.

8 dicas para escolher nomes para empresas

O que define um bom nome para empresas? É o facto de serem curtos e impactantes, como IBM ou OLX? Fáceis de memorizar, como Apple? Terem um forte significado pessoal? Ou encapsularem numa palavra a missão da empresa, como Nike? Um bom nome deve ser tudo isto e muito mais, o que torna a seleção especialmente difícil. Seguindo estas dicas, o processo torna-se bem mais simples.

1. Escolha um nome simples

O primeiro fator a ter em conta na escolha de um nome para empresas é o mais importante: a simplicidade. Da mesma forma que pessoas com nomes curtos e fáceis de pronunciar são mais fáceis de memorizar, o mesmo acontece com os nomes das empresas. Prefira palavras simples e memoráveis, com uma ortografia simples e fácil de recordar.

Artigo relacionado: Quanto custa abrir uma empresa?

2. Escolha um nome que funcione no digital

É provável que queira ter um site ou redes sociais da empresa. Faça a sua pesquisa e descubra se consegue obter um nome de domínio semelhante, bem como contas de redes sociais em seu nome.

Também neste campo ajuda ter um nome simples. Uma ortografia incomum ou um nome longo pode soar bem, mas dificulta a vida a potenciais clientes que estejam à sua procura online ou que tentem escrever o endereço num e-mail.

3. Faça uma pesquisa

Antes de decidir o nome, pesquise o nome no Google e veja o que aparece. É provável que surjam vários negócios com nomes parecidos, mas se houver alguns com nome igual na mesma área ou que possam confundir os clientes, é melhor repensar.

Evite nomes que possam confundir o seu negócio com outros concorrentes diretos. Por exemplo, se já há uma Confeitaria Doce Mar na zona, evite chamar à sua empresa Spa Doce Mar.

4. Escolha um nome que evoque emoções positivas

O nome do negócio deve ser apelativo para os seus clientes. Deve ter uma sonoridade agradável, familiar e evocar emoções positivas. De preferência, deveria ser algo universal, com que a maioria das pessoas se possa identificar.

Um bom nome de empresas transmite simplicidade, otimismo e modernidade. E lembre-se: não é um bom sinal se precisar de explicar o nome da sua empresa sempre que se apresentar.

5. Evite nomes que possam limitar o crescimento

Escolher um nome em função de um produto, pessoa ou cidade pode causar-lhe problemas mais à frente. Por exemplo, se hoje vende livros, amanhã pode vender produtos de papelaria e acessórios. Se o seu serviço estiver baseado numa determinada área, poderá estender-se a outras cidades. Escolha um nome que deixe espaço para expandir o negócio.

6. Escolha um nome com significado pessoal

Há um outro fator importante que muitas vezes é ignorado pelos empreendedores. O nome da empresa não é só para os outros, é também para si. Se não estiver confortável com o nome escolhido, dificilmente terá a confiança necessária para promover a empresa. Por isso, escolha um nome com algum significado pessoal, em que acredita e que tem valor para si.

7. Peça feedback sobre o nome

Depois de ter uma lista de cerca de 5 nomes possíveis, é importante obter feedback. Peça ajuda a amigos, familiares e colegas de confiança. Sempre que possível, obtenha feedback do seu público-alvo. E é sempre uma boa ideia ter acesso a pontos de vista diferentes.

8. Leia o nome em vários idiomas

Às vezes os nomes parecem bons no papel, mas não funcionam quando são lidos em voz alta. E se for lido, não deve gerar dúvidas sobre a forma como se escreve nem sobre o seu significado.

Escolher um nome pode ser um desafio quando se está a preparar para começar um negócio. Mas com estas dicas práticas, fica mais fácil. Experimente e dê o primeiro passo para criar a sua empresa de sucesso.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário