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Nomes para empresas: como escolher

dicas para escolher nomes para empresas

Escolher nomes para empresas é uma das primeiras e principais preocupações dos empreendedores. O nome certo pode aumentar a popularidade da marca, enquanto o nome errado pode contribuir para o insucesso. Descubra quais os fatores legais e de marketing a considerar para criar um nome de empresa memorável e eficaz.

Porque é que o nome da empresa é importante?

Decidir nomes para empresas pode fazer a diferença relativamente à primeira impressão que as pessoas têm do negócio. Os nomes de empresas serão apresentados em todos os produtos e serviços, sendo, por isso, um dos principais veículos de comunicação com o público. Mas as vantagens de uma boa escolha não ficam por aqui.

O nome da empresa é a base da marca

Um bom nome ajuda os clientes a identificar e a lembrar a marca, de forma a poderem partilhar com outros, seja pelas redes sociais ou pelo passa-palavra. Se for simples, divertido e curto, melhor.

O nome da empresa transmite a identidade da marca

O nome da empresa desperta um determinado espetro de apelos emocionais, e pode contribuir para individualizar e estabelecer uma marca enquanto líder no mercado. 

O nome da empresa ajuda a marca a destacar-se

O primeiro elemento que diferencia a marca da sua concorrência é o nome. Um nome de empresa eficaz ajuda a construir a perceção de uma marca  – como sendo mais tecnológica ou mais caseira, saudável ou desportiva – e a posicionar-se à frente das demais.

O nome da empresa abre caminho para o futuro

O nome da empresa transmite o seu espírito, cultura e personalidade, tendo o poder de atrair clientes, ganhar tração e desenvolver o reconhecimento da marca para o futuro.

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4 dicas para escolher nomes para empresas

Criar um nome de empresa não é algo simples de se fazer; requer bastante pesquisa, brainstorming e algum domínio linguístico. Com estas orientações, será possível chegar a um nome eficaz.

1. Recolher dados importantes

Em primeiro lugar, é importante reunir um conjunto de informações que servirão como base a todo o processo subsequente. 

  • Proposta de valor da empresa: Mais do que uma listagem de produtos e serviços, é importante determinar o que a empresa oferece de único, que não é encontrado na concorrência e que faz com que seja escolhida em detrimento de outras.
  • Características do público: O perfil do público-alvo deve estar bem definido, caracterizado através do género, idade, nível social, comportamentos de consumo, interesses e preferências, problemas e desafios. É fundamental usar estes elementos para criar um sentimento de pertença.
  • Características da concorrência: É importante pesquisar e analisar as estratégias dos concorrentes. Num mercado cada vez mais competitivo, esta análise é fundamental para procurar oportunidades de destaque em pontos menos explorados pela concorrência.
  • Posicionamento pretendido: Deve ser clara a forma como a empresa quer ser percecionada pelo público, sendo que o posicionamento pretendido deve refletir as necessidades dos clientes e a proposta de valor. Desta forma, o negócio torna-se a opção óbvia para o cliente, e o nome da empresa fica vinculado a uma perceção positiva e memorável.

2. Seja criativo

Parece óbvio, mas muitos nomes falham por não conseguirem surpreender. A criatividade é fundamental para diferenciar uma marca num mercado cada vez mais competitivo, com consumidores cada vez mais exigentes e informados. Assim, é boa ideia usar a imaginação de toda a equipa.

Por exemplo, os nomes inventados podem criar mais impacto do que as palavras existentes. É o que acontece com a marca Google, Nike ou Apple. Na altura em que foram criados, desafiavam os padrões nos seus respetivos setores.

3. Evite modas

O nome de uma empresa deve prever o impacto a longo prazo. Assim, mesmo que alguns nomes ou expressões beneficiem de grande popularidade num determinado momento, não será boa ideia servirem de base a um nome, que encerra em si algo de definitivo. Por um lado, os modismos têm um prazo de validade, o que fará com que, com o passar do tempo, o público tenha dificuldade em compreender o significado – ou pior, que soe datado. Por outro lado, os clichês normalmente revelam ausência de criatividade, o que não é favorável para a imagem de uma empresa. 

4. Verifique a disponibilidade do nome 

O nome de uma empresa deve ser único e exclusivo, para que o público não confunda a marca com qualquer outra, além de que o registo do nome assim o obriga. Assim, depois de chegar a algumas opções finais, é importante verificar se o nome está disponível como marca registada, para não correr o risco de já pertencer a outra empresa.

A consulta pode ser feita através do site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Se o nome estiver disponível, o registo deve ser feito o quanto antes, para evitar que seja registado por outra empresa e para garantir o Direito de Propriedade Intelectual da marca. O registo pode ser feito online no mesmo portal.

É também importante confirmar a disponibilidade do domínio na internet, de forma a poder criar um site com URL dedicado, e-mail profissional e páginas em redes sociais.

Com estas dicas, estará em condições de criar um nome de empresa que seja eficaz e memorável. Dado que a pressão é inimiga da criatividade, é importante dedicar algum tempo a este processo e também reunir contributos de toda a equipa, e mesmo de pessoas mais próximas. Assim, guarde estas orientações e tenha a certeza de ter feito uma boa escolha.

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