Sou Pro

Networking: o que é e como promover a sua rede de contactos profissional

Como fazer networking

Networking é um conceito cada vez mais comum e essencial no mundo profissional, em qualquer área, e sobretudo em alturas de procura de emprego e de progressão profissional. Contudo, para obter verdadeiros benefícios, é necessário ter alguns cuidados que fazem a diferença. Descubra todas as vantagens do networking e qual a melhor forma de o fazer.

O que é Networking?

Networking significa criar e manter uma rede de contactos profissionais com o objetivo de promover trocas recíprocas de conhecimentos e experiências. Na verdade, preservar boas relações é importante para qualquer pessoa e em qualquer contexto; contudo, no mundo profissional, existem grandes vantagens neste tipo de interação.

Fazer networking exige proatividade e consistência, e baseia-se em atitudes simples que evidenciam os seus pontos fortes, realizações e a carreira – de forma profissional, natural e espontânea, sem recorrer à autopromoção.

Provavelmente, já terá feito networking sem se aperceber. Por exemplo, uma conversa durante um evento profissional, ou uma troca de comentários nas redes sociais sobre um determinado projeto – tudo isto são formas de fazer networking. Da mesma forma, fazer um convite no LinkedIn, perguntar a um colega sobre um trabalho que lhe tenha despertado interesse ou apenas enviar um email ou mensagem para saber se está tudo bem, tudo isso é networking.

Fazer networking é integrar estas ações com outro tipo de iniciativas, com o objetivo de estreitar relações, fortalecer parcerias e aproveitar oportunidades de trabalho. Graças à crescente digitalização do mundo moderno, as diligências de networking tornam-se mais ágeis, abrangentes, e práticas, com maiores e melhores perspetivas de desenvolvimento profissional.

Como é que o networking pode ser importante para a sua carreira?

O networking é fundamental para todos os profissionais, e não só para procurar emprego. Para trabalhadores independentes, gestores de empresas e empresários, é tão ou mais importante. Abre canais de comunicação, cria relações, desperta empatia e permite alcançar novas oportunidades. Explicamos de seguida como.

Aceda a novas oportunidades

Um networking ativo e eficaz vai abrir portas a novas oportunidades. Como? Se mantiver o contacto com colegas de várias áreas, se frequentar eventos profissionais e se se der a conhecer sem medo, vai ganhar mais visibilidade e acompanhar as últimas tendências.

Pelas palavras do icónico realizador Woody Allen, “80% do sucesso baseia-se simplesmente em aparecer”. A percentagem pode não ser exatamente esta, mas, na verdade, manter-se visível permite que as pessoas se lembrem de si quando surgem novas oportunidades de emprego e novos projetos, ou mesmo de conhecer pessoas relevantes na sua área de atividade.

Construa uma reputação

Estar ativo, sobretudo nos canais digitais, vai, necessariamente, transmitir uma mensagem e ajudar a construir uma reputação. Por exemplo, tome a iniciativa de enviar convites no LinkedIn a pessoas relevantes da sua área. Apresente-se e mantenha a comunicação em aberto. Crie posts com uma regularidade que consiga manter e aborde assuntos relacionados com a sua área de atividade onde demonstre o seu valor como profissional, que cative os seus contactos.

Mostre quem realmente é e partilhe informações e experiências que acrescentem valor a quem o segue. Assim, irá fortalecer a sua imagem profissional e, quando alguém da sua rede de contactos precisar de um produto ou serviço relacionado com o seu conteúdo, vai lembrar-se de si. Construa a sua reputação e seja lembrado no momento certo.

Aprenda com os outros

Estar em contacto com colegas inspiradores é essencial para combater o isolamento profissional, e uma oportunidade para desenvolver ideias e potenciar o seu lado criativo – e, por consequência, para alcançar os seus objetivos.

Conviver, conversar, partilhar, trocar experiências e recursos são formas de crescer a nível profissional e humano. Na verdade, o sucesso profissional está diretamente ligado às relações que são cultivadas ao longo do tempo, pelo que fazer networking já não é opcional, mas indispensável.

Contudo, o networking, como qualquer relação, é um caminho de duas vias, ou seja, tem de ser recíproco para se manter no tempo. A rede de contactos deve ser alimentada com base na troca, através de um equilíbrio natural entre dar e receber.

Conheça pessoas que partilham os mesmos valores

Fazer networking é também importante para encontrar parceiros que partilhem da sua visão e valores profissionais para estabelecer novas relações comerciais fortes e de confiança.

Reforçando a sua rede de contactos, poderá expandir o negócio ou mesmo aperfeiçoar a sua oferta no mercado. É por este motivo que as estratégias das grandes empresas têm como princípio uma relação de longo prazo com os clientes. As pessoas compram a pessoas, e compram quando se identificam com a personalidade da oferta.

Artigo relacionado: O que é o Marketing Pessoal e como desenvolver o seu?

Como fazer networking de forma natural e eficiente?

Fazer networking pode ter o efeito oposto se conduzido apenas com base no interesse e na vantagem comercial. Conheça de seguida algumas dicas para que o networking não pareça networking.

Procure pessoas com interesses em comum

Não force uma ligação que não pareça natural. As relações que são duradouras “falam a mesma língua”. Assim, procure na sua rede de contactos pessoas com as quais anteveja uma afinidade, quer pela atividade profissional, que pelos interesses.

Seja autêntico

Deixe de lado o que o levou a fazer networking. Aproxime-se sem intenção de ter um benefício e seja autêntico. Não inicie contacto apenas quando precisar de alguma coisa. Assim, não correrá o risco de ser visto como interesseiro. A autenticidade é a melhor forma de se destacar.

Seja útil

Dar sem querer nada em troca é a melhor forma de começar; aliás, é a melhor forma de não ser esquecido. Assim como gosta e se lembra de quem o ajudou no passado, promova nos outros esse mesmo sentimento. A retribuição será natural e ainda mais valiosa por não ter sido solicitada.

Transmita energia positiva

Ninguém gosta de se relacionar com pessoas que estão permanentemente insatisfeitas ou indignadas, qualquer que seja o motivo e o contexto. Por isso, quando fizer networking, garanta que a sua energia é positiva e que acrescenta algo a quem a recebe. Se estiver num dia menos bom, guarde-o para si.

Mantenha uma postura profissional

Quando se apresentar e dinamizar os seus perfis nas redes sociais, mantenha sempre o profissionalismo. Use uma fotografia sóbria, tenha o seu currículo atualizado e reserve desabafos pessoais para contextos seguros, como o seu círculo íntimo de amigos ou família.

Artigo relacionado: 11 dicas para entrevistas de emprego infalíveis

Aproveite as oportunidades de comunicação e de envolvimento que o networking lhe proporciona, e aumente e fortaleça a sua rede de contactos. Desta forma, multiplicam-se as oportunidades de alcançar os seus objetivos profissionais. O OLX Business acompanha-o nesta missão e ajuda-o a expandir e a digitalizar o seu negócio. Na nossa plataforma, poderá criar a sua loja online, de forma fácil, segura e intuitiva e, assim, começar a vender em todo o mundo. Registe-se já hoje no OLX Business.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário