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Mundial de Futebol 2022: como preparar a sua empresa

dicas para preparar a sua empresa para o Mundial de Futebol 2022

Está a chegar o Mundial de Futebol 2022 que, este ano, se realiza no Catar, de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022. A competição vai ser renhida – dentro e fora do campo. Descubra algumas formas de preparar a sua empresa para este evento.

7 dicas para preparar a sua empresa para o Mundial de Futebol 2022

Passamos a descrever algumas dicas com resultados comprovados em diferentes tipos de negócios.

1. Descubra o match da sua marca com o mundial de futebol 2022

Em primeiro lugar, é importante avaliar se a sua marca tem um bom match com o evento. A preparação da sua empresa para o Mundial de Futebol 2022 tem de fazer sentido, e não ocorrer só porque todos o fazem; caso contrário, poderá correr o risco de passar uma mensagem dissonante ao público. Assim, antes de avançar, avalie qual é a mensagem que quer passar com o envolvimento da sua marca com o mundial de futebol, quais os valores da sua empresa e quais os ambientes de consumo que poderá explorar com o mundial de futebol.

É certo que praticamente todos os setores conseguem beneficiar deste evento de alguma maneira, em maior ou menor medida. Por isso, tome algum tempo para delinear o tipo de ligação que deseja criar com o Mundial de Futebol 2022.

2. Veja o que a concorrência está a fazer

Se a sua concorrência está a preparar, ou preparou no passado, ações especiais relacionadas com o Mundial de Futebol 2022, é sinal de que a sua empresa também deve fazer o mesmo. Assim, observe as suas estratégias, não no sentido de as copiar, mas para ter ideias que cubram as lacunas que nelas identifique. Detetar forças e fraquezas na concorrência é uma forma de se poder diferenciar e de oferecer algo que o público não encontra nos seus concorrentes.

3. Vista a camisola

Adapte o design da sua comunicação com elementos alusivos ao mundial de futebol 2022, como, por exemplo, usar as cores da seleção. No seu site, loja online, redes sociais, campanhas de email ou loja física, use e abuse da criatividade. Crie um layout que faça com que o público entre no espírito do mundial de futebol 2022.

É uma forma de reforçar a relação dos clientes com a sua marca e torná-la mais presente, para que seja a primeira escolha quando surgir o momento de comprar. Acompanhe as adaptações visuais com textos que façam alusões criativas, subtis e humorísticas com o tema, para provocar sentimentos positivos, e que gerem maior identificação à marca. Tenha, contudo, em mente que as adaptações não devem adulterar a identidade da marca ao ponto de a tornar irreconhecível. É importante que os clientes a consigam identificar, mesmo com variações de design.

4. Crie produtos personalizados

Se a sua empresa já vende produtos que normalmente são procurados no Mundial de Futebol 2022, como cachecóis, camisolas ou bebidas, em regra verá um aumento natural de vendas destes produtos, uma vez que têm uma ligação mais óbvia com o evento. Caso contrário, aposte na personalização de produtos.

Por exemplo, um determinado artigo que não seja campeão de vendas, como uma t-shirt, uma pulseira ou uma caneca, pode rapidamente tornar-se num dos produtos mais vendidos se for personalizado com elementos do Mundial de Futebol 2022. Com alguma criatividade, é até possível colocar perfumes, doçaria, calçado, acessórios para telemóvel, livros e muitos outros dentro do espírito do evento.

5. Prepare descontos ou promoções relacionadas com o Mundial de Futebol 2022

Os descontos e promoções são amplamente apreciados pelo público, sobretudo quando se vive um ambiente de maior poupança, como o atual. O sentido de oportunidade e de urgência são ativados, motivando o consumidor a agir e a comprar. São, por isso, eficazes para intensificar as vendas de um produto ou serviço a curto prazo, e podem ser aproveitados no Mundial de Futebol 2022.

Este evento abre portas a muitas formas de aproveitar promoções. Por exemplo, disponibilize um vale temático de desconto que possa ser utilizado sempre que a seleção marcar um golo, ou centralize promoções convencionais no dia do jogo.

6. Crie kits que respondam a necessidades específicas

Pense no que o seu público vai precisar para assistir ao Mundial de Futebol 2022. Coloque-se no seu lugar e antecipe em que medida os produtos ou serviços que oferece podem solucionar problemas ou facilitar questões nesta época, e crie kits dedicados. Por exemplo, para famílias numerosas que assistem ao Mundial de Futebol 2022 em casa, poderá criar kits de churrasco, aperitivos e bebidas, e até batizá-los com nomes originais alusivos ao evento.

Assim, em vez de o público ter de se preocupar em quantas grades de cerveja e pizzas vai precisar, há uma marca que já pensou nisso e criou um kit completo chamado “Até os comemos”, para famílias até 6 pessoas. O mesmo se pode aplicar a acessórios, criando, por exemplo, um kit “Tal pai, tal filho” com um conjunto completo de apetrechos para os fãs assistirem aos jogos, como cachecóis, bonés, bandeiras, pulseiras ou crachás.

7. Aposte no serviço de entregas

Muitas pessoas não querem sair de casa durante os jogos do Mundial de Futebol 2022, nem querem passar horas na cozinha enquanto a competição decorre. Tendo isso em mente, aproveite os pedidos online e o serviço de entregas para aumentar as vendas. A maioria dos consumidores já usufrui deste tipo de comodidade com bastante frequência, e nesta época existem ainda mais motivos para o fazer.

Os fãs querem assistir ao jogo, e não aos semáforos a caminho do takeaway. Assim, se já tem este serviço, reforce-o na sua comunicação, oferecendo até alguma vantagem adicional durante esta época. Caso contrário, invista nesta modalidade para que os clientes não escolham a concorrência que já a tenham.

O Mundial de Futebol 2022 é uma boa altura para gerar mais oportunidades de vendas, mesmo que não trabalhe com os nichos que naturalmente ficam em alta durante o evento. Aproveite esta época para reforçar o posicionamento e a notoriedade da sua marca. Aproveite também os canais alternativos de venda para aumentar exponencialmente o seu alcance, como o OLX Business.

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