Sou Pro

Marketplaces: o que são, para que servem e quais as vantagens

Rapaz sentado à frente do laptop

Se quer começar a vender os seus produtos online, mas tem um baixo orçamento, poderá dar os primeiros passos recorrendo a marketplaces. Se já tem um negócio online implementado, estas plataformas podem impulsionar o alcance para chegar a mais clientes. Saiba tudo sobre esta forma de vender em ascensão, e descubra como fazer crescer o seu negócio de forma sustentada.

O que são marketplaces?

O termo marketplace resulta da junção de duas palavras: market (mercado) e place (lugar). Trata-se de uma plataforma de vendas online que concentra vários comerciantes no mesmo local. Dito doutro modo, pode ser equiparado a um centro comercial online, cujos visitantes podem aceder a várias lojas.

O OLX é um exemplo de marketplace de sucesso nacional e internacional. Atualmente, é a maior comunidade de classificados em Portugal, e conta com mais de 7 milhões de utilizadores mensais e 1 milhão de utilizadores de aplicações móveis. Explicamos de seguida como funciona.

Como funcionam os marketplaces?

Os marketplaces encontram-se estruturados em 3 pilares: os fornecedores, os clientes e a plataforma que os une.

Os fornecedores podem apresentar e organizar os seus produtos ou serviços no marketplace, fornecendo todas as informações sobre os mesmos, com vista a conquistar clientes e a aumentar as vendas. Os clientes pesquisam os produtos ou serviços que necessitam, à semelhança de uma loja online, com a diferença de poderem aceder a um catálogo mais amplo e comparar facilmente preços e marcas. A plataforma é responsável pela gestão dos acessos de ambas as partes, facilitando a interação e a compra.

Para as empresas que querem começar a vender online ou que já o fazem, mas desejam aumentar as vendas, o processo é muito facilitado. Não é necessário preocupar-se com registo, alojamento, domínio e formatação da plataforma. Apenas terão de inserir os seus produtos, responder às dúvidas dos clientes e tratar da expedição – tudo centralizado no mesmo ambiente. E as vantagens não ficam por aqui.

Quais as vantagens dos marketplaces?

Os marketplaces oferecem muitas vantagens, sobretudo para as empresas que comercializam os seus produtos online. Estas são as principais.

Maior alcance

Os marketplaces podem ser decisivos para alcançar um público mais amplo, pois beneficiam de uma visibilidade consolidada pela plataforma. Assim, as empresas podem chegar a potenciais clientes que ainda não conhecem a sua marca. Por exemplo, o OLX Business conta com mais de 7 milhões de utilizadores por mês, e abre portas a mais de 700.000 vendas mensais.

Mais vendas

Com um alcance mais amplo e diversificado, multiplicam-se as possibilidades de compra. Além disso, a variedade de oferta e a familiaridade com o ambiente faz com que os utilizadores regressem com mais frequência a esta plataforma e queiram passar mais tempo. Este contexto aumenta a probabilidade de a mesma pessoa efetuar várias compras.

Parcerias exclusivas

Quando uma empresa adere a um marketplace e, por exemplo, se regista no OLX Business, passa a beneficiar das estratégias que a plataforma implementa para aumentar a visibilidade. Além de começar logo a contar com uma audiência significativa, também pode utilizar os parceiros logísticos do marketplace. Vender através do OLX Business significa beneficiar de uma parceria exclusiva de entrega e pagamento por correio, a um custo preferencial.

Artigo relacionado: Gestão logística em e-commerce

Baixo investimento

Aderir a um marketplace tem também a vantagem de implicar um investimento inferior. Assim, poderá alocar mais recursos a outras estratégias de vendas ou em investimentos de expansão, tirando partido de canais de venda complementares.

Acompanhamento de resultados

Os marketplaces disponibilizam ferramentas intuitivas de análise de vendas e de resultados, para que consiga medir o desempenho dentro da plataforma. Desta forma, terá acesso a dados que poderá usar para construir estratégias de crescimento. No OLX Business, saberá, por exemplo, os produtos que mais interessam aos compradores e como a sazonalidade está a afetar as suas vendas. Além disso, poderá também contar com o apoio dos nossos consultores para melhor utilizar os dados a seu favor.

5 dicas para se destacar e vender mais num marketplace

Os marketplaces impulsionam a sua visibilidade, mas será que está a aproveitar todo o potencial destas montras digitais? Tome nota destas dicas que podem fazer a diferença.

1. Integre o marketplace com a loja online

As empresas que já têm uma loja online podem escalar mais depressa com a visibilidade, credibilidade, promoções, suporte e estrutura oferecidos pelo marketplace. Assim, beneficiam de uma maior diversificação de canais de venda, com a possibilidade de integrar o stock disponível e garantir a fluidez dos processos.

2. Invista em boas fotografias de produto

Dado que os marketplace não permitem que os utilizadores vejam, segurem ou experimentem o produto, é importante compensar este facto com boas fotografias de produto. Assim, escolha imagens com qualidade, apelativas, com boa iluminação e ângulo favorável, que proporcionem ao visitante uma experiência mais real e completa do produto.

3. Apresente uma boa descrição de produto

Descrições de produto sem força ou mal construídas geram insegurança no consumidor, levando-o a preferir a concorrência. Assim, seja claro e apresente informações que possam esclarecer antecipadamente eventuais dúvidas que o cliente possa ter. Destaque as vantagens do produto e as respetivas especificações, para conquistar a confiança do visitante.

4. Disponibilize várias formas de pagamento

É muito importante disponibilizar vários modos de pagamento aos seus clientes, para que estes encontrem a sua opção favorita e não precisem de procurar a concorrência. Algumas das formas de pagamento mais utilizadas em Portugal são o MBWay, Cartão de Crédito e Débito, Referência Multibanco ou Paypal.

5. Garanta um atendimento de excelência

Tal como numa loja online, vender num marketplace exige um atendimento de excelência. É importante responder rapidamente a perguntas dos clientes, garantir uma entrega rápida e eficaz, e acompanhar de perto dúvidas e problemas que venham a surgir no pós-venda. Esta experiência é fundamental para fidelizar o cliente e para conquistar outros pelas avaliações positivas registadas na plataforma.

OLX Business, o maior marketplace do país

Associar o seu negócio ao OLX Business significa descobrir um novo horizonte de vendas para a sua empresa. Junte-se aos muitos negócios que publicam e promovem os seus produtos e serviços na nossa plataforma, e beneficie de visibilidade instantânea e de uma série de ferramentas para um crescimento sustentável. Torne-se um utilizador Business, tenha acesso a uma base de milhões de clientes e aumente as suas vendas.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário