Sou Pro

Os 7 melhores livros de empreendedorismo

Seleção de livros de empreendedorismo

Um bom livro pode mudar uma vida, uma empresa, um projeto. Bem equipados com conhecimento prático, a experiência de décadas e recomendações acionáveis, esta seleção de livros de empreendedorismo são indispensáveis para quem já tem um projeto profissional ou está a pensar criar um.

Fáceis de ler e escritos por algumas das maiores referências mundiais, são uma excelente forma de se inspirar e ter novas ideias e conceitos no seu negócio.

Descubra o nosso Top 7.

Top 7 libros de empreendedorismo

7# Grit, Angela Duckworth

Como se define sucesso? O que é preciso para o obter? São estas questões que Angela Duckworth se propõe responder no seu bestseller internacional.

Tendo por base vários estudos e exemplos práticos, a autora, professora de psicologia na Universidade da Pensilvânia, ilustra uma mensagem inspiradora: a fórmula do sucesso empreendedor é mais complexa do que se pensava e não depende apenas do talento e dedicação. É necessário também paixão, persistência e… coragem.

O livro veio abanar o mundo da educação e do empreendedorismo quando foi lançado, em 2016. Para atingir objetivos a longo prazo, defende a autora, é necessário um cocktail de competências e valores que fazem toda a diferença entre os projetos de sucesso e outros que nunca chegam a descolar.

Estas são as melhores apps para empreendedores que ainda não conhece

6# The Virgin Way, Richard Branson

Richard Branson é o empreendedor inglês por detrás do império Virgin, que inclui uma companhia aérea, ginásios, editoras musicais e até uma empresa de exploração espacial. Como é que Branson chegou até aqui, depois de ter desistido da escola no ensino secundário?

Nesta autobiografia repleta de histórias caricatas e exemplos divertidos, Richard Branson resume as principais aprendizagens de uma vida cheia de aventuras e vivida sob princípios inegociáveis.

Família, diversão, paixão e capacidade de ouvir são, segundo o autor, a chave para criar e liderar uma equipa mundial de sucesso.

5# Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Desde que foi publicado em 1936, o bestseller de Dale Carnegie vendeu mais de 30 milhões de cópias e é consistentemente referido como um dos livros de empreendedorismo mais influentes de sempre.

Dale Carnegie, o autor, foi inspirado a escrever depois de chegar à conclusão de que, na maioria das vezes, as pessoas que atingem os níveis mais elevados de sucesso não são as que têm as melhores competências técnicas, desempenho profissional ou background educativo. O que distingue, então, estes indivíduos bem-sucedidos?

A resposta a esta pergunta continua tão válida hoje, como há quase 100 anos quando o livro foi escrito, em plena Grande Depressão. As lições de Dale Carnegie para conhecer pessoas e construir relacionamentos são uma leitura valiosa para qualquer empreendedor.

4# Quem mexeu no meu queijo?, Spenser Johnson

Quem Mexeu No Meu Queijo? é um sucesso de vendas por todo o mundo, com milhões de exemplares vendidos e traduzido para mais de vinte línguas.

Em apenas 96 páginas, este livro de leitura fácil mostra como a personalidade de cada pessoa pode ter um grande impacto no sucesso profissional. O livro incentiva todos os empresários a refletir sobre si mesmos e sobre as escolhas que fazem na vida.

O segredo do livro está na forma como transmite, numa linguagem simples e através de uma parábola divertida, ensinamentos profundos sobre a melhor forma de lidar com a mudança.

3# David e Golias, Malcolm Gladwell

Em David e Golias, Malcolm Gladwell questiona a forma como encaramos as nossas limitações e desvantagens. O autor propõe uma nova interpretação sobre como lidar com as dificuldades e momentos difíceis na vida.

O livro recorre a exemplos práticos. Alguns são históricos, como a popularização dos pintores impressionistas contra todas as expectativas. Outros são mais atuais, como o exemplo de empreendedores muito conhecidos que vieram de contextos extremamente adversos.

São casos reais de pessoas de sucesso que partiram em “desvantagem” e que conseguiram ultrapassar os seus obstáculos. É um livro recomendado para quem se interessa pelos fatores determinantes para o sucesso.

2# Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen Covey

Neste livro, Stephen Covey apresenta 7 princípios de vida que, segundo o autor, são determinantes para o sucesso profissional.

“Comece com o fim em mente”, “Coloque as coisas mais importantes em primeiro lugar (first things first)”, ou “Procure compreender antes de ser compreendido” são apenas alguns exemplos.

O autor acredita que o verdadeiro sucesso assenta num equilíbrio das esferas pessoal e profissional e demonstra-o com casos concretos. Quase 40 anos depois do livro ter sido escrito, as recomendações práticas de Stephen Covey mantêm-se relevantes. O autor aponta um rumo para uma vida pautada por princípios de justiça, integridade e dignidade humana.

Um livro ao qual pode voltar com o passar dos anos, um pioneiro neste género literário, e uma leitura indispensável para empreendedores.

1# Good to Great, Jim Collins

Como é que uma boa empresa se torna excecional? Esta é a pergunta a que Jim Collins tenta responder em Good to Great.

Neste intrigante livro de empreendedorismo, o autor explora os traços comuns a algumas das empresas mais resilientes da Fortune 500, o índice das maiores organizações dos EUA. Como é que a Coca-Cola, a Intel ou a Philip Morris, conseguiram sustentar um crescimento acelerado durante mais de 15 anos?

Fruto de um longo trabalho de investigação, que demorou mais de 5 anos a estar concluído, em Good to Great, Jim Collins analisa mais de 1500 empresas e seleciona 11 que se destacaram. O objetivo? Descobrir como passaram de boas empresas para gigantes na sua área, muito à frente da concorrência.

Enquanto empreendedor, é importante combater o isolamento intelectual que se pode instalar quando trabalha sempre com a mesma equipa. Se é um profissional experiente, pode estar na altura de atualizar conhecimentos. Estes livros de empreendedorismo oferecem conhecimentos válidos para empreendedores em diferentes fases da vida.

O OLX é o parceiro digital dos negócios que querem crescer online. Para começar a vender no maior marketplace português, para mais de 80.000 consumidores por dia, basta preencher este formulário.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário