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LinkedIn para empresas: razões para criar um perfil

Rapaz jovem usando smartphone

O LinkedIn para empresas pode trazer muitas vantagens ao seu negócio. Criar um perfil pode ser uma grande montra profissional para a sua marca.

Atualmente, as redes sociais representam um papel bastante importante na nossa vida, tanto a nível pessoal como profissional. Ao longo dos últimos anos, o LinkedIn assumiu um papel de destaque e veio revolucionar a presença das empresas na web.

Atualmente, esta rede conta com mais de 1,8 milhões de utilizadores em Portugal e mais de 19 mil empresas estão presentes nesta comunidade. Sabia que de todo o tráfego de redes sociais que chega aos websites de empresas, em média 46% têm origem no LinkedIn?

LinkedIn pessoal e LinkedIn para empresas

O LinkedIn é uma rede social que tem como intuito estabelecer relações profissionais. É uma ferramenta que permite que as pessoas divulguem o seu percurso profissional e procurem novas oportunidades de trabalho, e que possibilita também que as empresas divulguem as suas vagas de emprego. 

O LinkedIn é um grande aliado na criação de uma rede de contactos profissionais e, paralelamente, no estabelecimento de eventuais parcerias. Através desta ferramenta, que hoje é usada por mais de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo, é possível conhecer e interagir com pessoas que possuem um objetivo comum e também com grandes influenciadores e profissionais de várias áreas. O LinkedIn funciona como um curriculum online, ao qual as empresas podem aceder, avaliar e contactar para estabelecer uma relação profissional. 

No entanto, o LinkedIn é uma ferramenta valiosa para as próprias empresas por outros motivos. É um espaço onde se podem dar a conhecer, apresentando os seus produtos ou serviços, onde lhes é dada a possibilidade de angariar novos clientes, estabelecer parcerias e aumentar a sua rede de contactos, bem como de se manterem a par das principais tendências dos mercados.

Vantagens na utilização do LinkedIn para empresas

  • Promover a empresa e divulgar produtos ou serviços. Uma empresa com um bom perfil de LinkedIn e com a publicação de conteúdos de referência reforça de forma natural a sua imagem perante os restantes utilizadores;
  • Dar a conhecer os colaboradores. A integração dos colaboradores nas publicações e atualizações do perfil da empresa gera confiança e pode ser a chave para conquistar uma boa impressão por parte de quem procura informações sobre a empresa;
  • Angariar novos clientes. O LinkedIn possui diversos filtros de pesquisa que permitem às empresas identificar perfis de potenciais clientes e entrar em contacto.
  • Estabelecer relações profissionais. Com contactos já existentes ou encontrando novos, a probabilidade de estabelecer relacionamentos e parcerias é bastante grande;
  • Recrutar colaboradores. Ao construir um perfil bem sustentado e credível, é possível que consiga recrutar novos talentos através do LinkedIn;
  • Conhecer as tendências de mercado. Por vezes, as empresas estão tão focadas no seu funcionamento e nos seus padrões de atuação que se esquecem que os mercados se vão alterando. Uma utilização regular do LinkedIn permite que as empresas se vão mantendo a par de todas as novas tendências e novidades, por exemplo, a nível de tecnologia, recursos humanos e até mesmo da própria gestão;
  • Promover a marca. O LinkedIn disponibiliza também a possibilidade de criar anúncios pagos e desta forma pode promover ainda mais o seu trabalho e acrescentar-lhe valor. 

A minha empresa deve ter um perfil no LinkedIn?

É importante perceber que o LinkedIn é uma plataforma totalmente corporativa, ou seja, todo o conteúdo publicado deve ser criado nesse sentido. Não basta ter um perfil no LinkedIn com algumas informações sobre a empresa ou negócio e partilhar publicações que foram criadas para outro tipo de rede social.

Se efetivamente quer que a sua empresa marque presença nesta plataforma deve criar conteúdo mais profissional e distinto daquilo que normalmente publica em redes como o Facebook ou Instagram. Quanto mais diferenciado for o seu conteúdo, mais facilmente conseguirá alcançar potenciais parceiros de referência.

O OLX deixa-lhe aqui as cinco principais razões pelas quais deve mesmo ponderar ter a sua empresa presente nesta rede social: divulgação, reputação, clientes, parcerias e tendências.

Como criar e estruturar o seu perfil no LinkedIn para empresas

Agora que decidiu apostar nesta rede social, mas não sabe como começar, ajudamos a criar e a desenvolver um perfil que lhe poderá trazer boas surpresas.

  • Depois de criar o seu perfil, com um e-mail institucional e com o máximo de informação possível sobre a empresa, deve personalizar o URL da página, ou seja, personalizar o mais possível o endereço associado à sua página;
  • Selecione imagens apelativas e com bom tamanho adequado para representar na página;
  • O perfil da sua empresa deve ser uma “montra” daquilo que é realmente a sua organização – mostre a sua equipa, o que faz e o que vende de forma clara.
  • Publique regularmente conteúdo relevante e com interesse. 
  • Seja ativo. Participe em grupos de discussão, comente outras publicações.
  • Solicite recomendações, por exemplo, aos seus colaboradores e inclua-os nas suas publicações.
  • Solicite recomendações de clientes sobre os seus produtos ou serviços.
  • Perca algum tempo a navegar. Encontre outros perfis, outros profissionais que lhe possam acrescentar algo e siga-os.
  • Estabeleça contactos. Os utilizadores do LinkedIn são, geralmente, recetivos a contactos e a novas parcerias ou propostas.

Ao longo dos últimos anos, o LinkedIn alterou o paradigma associado ao mercado de trabalho. Uma rede social profissional global, onde estão presentes profissionais e empresas de todos os setores de atuação e onde todos os dias se estabelecem contactos, parcerias, recrutamento e contratações.

Esta ferramenta, quando usada de forma assertiva e coerente, pode trazer diversas oportunidades a todos os que a utilizam. Se precisar de outra forma para chegar a milhares de consumidores todos os dias, crie o seu perfil OLX Pro com apenas alguns cliques.


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