Sou Pro

8 ideias para ganhar dinheiro online

ideias para ganhar dinheiro online

Ganhar dinheiro online é o sonho de muitos empreendedores. Horários de trabalho flexíveis, infinitas possibilidades de progressão e ser o seu próprio chefe estão entre os principais atrativos. Mas encontrar a ideia certa pode ser um desafio, até para os profissionais mais experientes. Descubra as 8 melhores ideias para ganhar dinheiro online, que pode começar a experimentar hoje.

1. Comece um negócio de marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma das formas mais populares de ganhar dinheiro online. O conceito é simples: promover outras marcas através da sua presença digital. Se tem uma presença ativa nas redes sociais ou um blog, pode ganhar uma comissão de cada venda que tiver origem no seu portal. Isto inclui produtos de alimentação, bebidas, software, apps, e muito mais.

Embora ganhar uma comissão possa parecer pouco, lembre-se que este é um negócio de escala. Para além disso, o marketing de afiliados é um negócio com muito poucas barreiras de entrada e em que pode trabalhar para uma enorme variedade de marcas.

2. Torne-se produtor de conteúdos web

Ainda na área de marketing, há cada vez mais marcas à procura de criadores de conteúdo digital. A concorrência é intensa e o segredo é focar-se numa determinada área, em vez ser generalista, para ser diferenciador. Sabe muito sobre o setor automóvel, sustentabilidade, finanças, moda? Prepare alguns exemplos de artigos de blog, vídeos ou podcasts e ofereça os seus serviços às empresas nessa área.

Acima de tudo, mantenha-se dentro da sua área de especialidade e valorize o seu background. Assim, pode produzir e comercializar conteúdos com uma perspetiva única. Ao mesmo tempo, valoriza o seu conhecimento, experiência e perspetivas relevantes no seu setor.

3. Crie uma aplicação

Se não é programador, pode pensar que criar uma aplicação móvel está para lá das suas capacidades. Felizmente, há formas de fazer uma app que não envolvem escrever uma única linha de código.

Tem, essencialmente, dois caminhos. A primeira, mais rápida, é encontrar programadores acessíveis para criar uma app no OLX. A segunda, um pouco mais morosa, mas que lhe confere mais flexibilidade, é criar uma app utilizando ferramentas no-code (sem código) ou low-code (com algum, mas pouco código). Alguns dos melhores exemplos são a AppSheet da Google ou a portuguesa OutSystems.

No que diz respeito a ganhar dinheiro com a sua app, a melhor aposta será adicioná-la à Google Play e à App Store. E embora possa parecer contraintuitivo, ter uma aplicação gratuita pode ajudá-lo a ganhar mais do que uma aplicação paga. Com uma aplicação gratuita, pode adicionar anúncios ou funcionalidades premium que o vão ajudar a ganhar dinheiro. Uma vez que a aplicação gratuita irá atrair um maior volume de pessoas, será mais fácil gerar tração.

Artigo relacionado: 6 negócios para trabalhar a partir de casa

4. Crie um negócio de restauros

A sustentabilidade é cada vez mais uma preocupação de empresas e pessoas. Neste sentido, os negócios de restauros estão na moda. De carros a máquinas, de móveis a candeeiros, sem esquecer a roupa ou mesmo casas inteiras, há uma enorme procura por especialistas que ajudem a reparar o que é mais antigo.

Muitas vezes para efeitos apenas decorativos, este tipo de trabalho pode ser bem remunerado, dependendo da dificuldade e da especialização. Se tem uma especialidade nesta área, esta pode ser uma excelente forma de ganhar dinheiro online.

5. Crie uma marca de moda online

Começar uma marca de moda online pode ser mais fácil do que imagina. As novas plataformas digitais, como o OLX, fazem com que começar seja muito mais simples. Tudo o que precisa é de muita criatividade e algumas amostras (que pode imprimir ou encomendar a uma fábrica).

Depois, à medida que as encomendas começarem a chegar, vá fazendo os pedidos a uma fábrica têxtil parceira. Desde t-shirts, camisolas ou mesmo acessórios de moda, não são necessários grandes investimentos iniciais para entrar nesta área.

6. Teste erros online sem saber programar

Sabia que pode ganhar dinheiro online a encontrar falhas no software de empresas de software, sem saber programar? Tudo o que precisa é de se registar em sites como bugFinders e começar a utilizar um determinado software. Depois, por cada teste efetuado, recebe algum dinheiro. Uma forma prática e rápida de conseguir algum rendimento adicional.

7. Assistente virtual

Se tem um talento para organização, esta pode ser a sua forma de ganhar dinheiro online. Como assistente virtual, vai responder a e-mails, escrever conteúdos e a fazer outras tarefas em nome das empresas. O papel pode significar qualquer coisa, desde fazer input de dados a tornar-se um investigador, por isso, esteja aberto a experimentar coisas novas e a descobrir novas competências.

8. Venda no OLX

O OLX é o maior portal de classificados de Portugal com mais de 15 milhões de utilizadores mensais. A nossa plataforma é utilizada por centenas de marcas, de todos os setores e dimensões, para vender online de forma prática e simples, sem burocracias. Tudo o que precisa é de uma ideia para um produto ou serviço e de criar o seu registo no OLX Pro. Com apenas alguns cliques, a sua empresa está online.

Desta forma, consegue rapidamente testar conceitos, avaliar a reação do mercado e perceber aquilo que funciona melhor. Foi assim que começou por exemplo, a Forall Phones, uma das maiores marcas nacionais de telemóveis recondicionados. Imagine o que o OLX Pro poderia fazer pela sua marca.

Encontrar a ideia perfeita para ganhar dinheiro online não é tarefa fácil, mas há várias formas de aumentar a probabilidade de sucesso. Lembre-se que será o mercado a decidir aquilo que realmente funciona, por isso não perca demasiado tempo a fazer planos e investimentos sem primeiro conseguir alguma forma de validação real dos clientes. Para o fazer, nada como colocar os seus produtos ou serviços à venda no OLX.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário