Sou Pro

8 formas de conseguir um rendimento extra

Vender o que já não se usa é a forma mais fácil de obter um rendimento extra. Mas as vantagens vão muito para além disso: existem benefícios ambientais, de qualidade de vida e até mesmo solidários.

E talvez, com o tempo, seja possível transformar estas formas de obter um rendimento extra num negócio, como já tantas empresas fizeram com o OLX.

Reunimos 8 formas de obter um rendimento extra que qualquer pessoa pode implementar.

8 formas de obter um rendimento extra que qualquer pessoa pode implementar

1# Vender discos de vinil online

Com o ressurgimento das vendas de discos de vinil e a atenção renovada em torno deste formato, alguns colecionadores podem estar perante uma verdadeira mina de ouro. Tanto para os que começaram agora a ouvir discos de vinil ou para os colecionadores veteranos, é possível ter uma pequena fortuna em casa sem saber.

Esta é a lista dos discos de vinil mais valiosos de sempre.

2# Vender moedas antigas

Nos últimos anos, as moedas antigas têm atingido valores verdadeiramente excecionais.

Fatores como o ano de cunho, raridade, erros de impressão e importância histórica fazem com que alguns destes exemplares sejam uma excelente forma de gerar um rendimento extra.

Em 2016, foi batido o record por uma moeda colecionável: $ 1.99 milhões. A moeda em questão foi emitida em 1894 e dava pelo nome de “S-Barber”. Descubra aqui as mais valiosas.

3# Vender roupa usada

Vender roupa usada traz várias vantagens: está a ganhar um rendimento extra, a permitir que outras pessoas tenham acesso a roupa que de outra forma talvez não pudessem comprar e a ajudar o planeta.

Como é que ajuda o planeta? A indústria da fast fashion é uma das mais poluidoras do mundo. As empresas deste setor emitem mais carbono por ano do que todos os voos internacionais juntos, e são o segundo maior consumidor de água do mundo.

Veja aqui o guia completo para vender roupa usada no OLX.

4# Vender os jogos de consola antigos

Sabia que os videojogos antigos podem valer uma fortuna? Se tem por hábito guardar os jogos de consola, pode ter bom dinheiro aí por casa. Não deixe estes jogos de consola valiosos a apanhar pó e aproveite para ganhar algum dinheiro extra e dar uma oportunidade aos outros.  

Em particular, as edições de colecionador destacam-se pelo material exclusivo, comentários dos produtores e até alguns momentos de jogo únicos. Estes extras fazem as delícias dos fãs e alguns jogos destas edições podem atingir valores surpreendentes.Esta é a lista dos jogos de consola mais valiosos.

5# Vender os telemóveis antigos

O tempo pode fazer maravilhas por algumas coisas, incluindo os telemóveis. Se tem algum destes modelos preciosos em casa, já sabe o que tens de fazer para ganhar um rendimento extra. Basta vender no OLX.

O Apple iPhone 2G é um bom exemplo. As funcionalidades únicas e uma estética irresistível tornaram-no um clássico instantâneo, apesar do preço ser considerado astronómico para a altura. O iPhone original da Apple é considerado por muitos como um dos melhores aparelhos de todos os tempos, e é por isso que é considerado por muitos um artigo de colecionador.

Este modelo de iPhone de primeira geração pode valer vários milhares de euros, se nunca tiver sido aberto e se conservar a embalagem original. Já aberto, o valor ultrapassa os 600€, como podes verificar no OLX.

6# Vender antiguidades

Vender antiguidades é uma das formas mais simples de ganhar algum rendimento extra. À medida que o tempo passa, as antiguidades ganham cada vez mais valor porque se tornam um símbolo de mudança e uma testemunha da evolução.

Loiça, mobília, equipamentos, obras de arte, elementos decorativos, máquinas antigas. Todos temos peças destas em casa, sem utilização. Algumas podem valer verdadeiras fortunas.

O termo “antiguidades”, quando aplicado à letra, só se deve utilizar para peças com mais de 100 anos. Já a palavra “vintage” é apropriada para artigos com origem entre 1960 e 1979. “Retro”, um termo também muito utilizado como sinónimo dos anteriores, refere-se apenas aos anos entre 1950-1960.

Pode parecer um pormenor, mas para vendedores sérios e compradores exigentes, estas diferenças são essenciais.

7# Vender brinquedos vintage

Investir em peças de Lego é mais rentável do que comprar ações, ouro ou petróleo. Esta foi a conclusão dos analistas financeiros da Bloomberg, surpreendidos pelas valorizações de mais de 2000% de alguns kits colecionáveis da marca dinamarquesa.

Os modelos Lego ilustram bem o quanto é possível ganhar com brinquedos colecionáveis, mas estão longe de ser exemplos únicos.

É possível que tenha estas pequenas fortunas por casa, sem pensar muito no que podem render. Ao vender estes colecionáveis no OLX está a ganhar dinheiro e a ajudar o planeta ao promover a economia circular.

Estes foram os brinquedos que mais valorizaram nos últimos anos.

8# Adote um estilo de vida minimalista

Esta não é bem uma dica para obter um rendimento extra, mas sim para fazer melhor uso do que se ganha. Adotar este estilo de vida faz-nos avaliar o que realmente é importante ter nas nossas vidas.

Viver com mais simplicidade leva-nos a uma reflexão sobre o excesso de coisas materiais que temos na nossa vida, que nos tiram tempo para tratar, limpar e organizar. Este desgaste consome energia e acaba por nos tornar prisioneiros das coisas que possuímos.

Antes da próxima compra pergunte “eu preciso mesmo disto? É realmente uma necessidade ou é um desejo?”, “eu preciso ou eu quero isto?” ou “Porque é que eu preciso disto?”. Com o desenvolver de um estilo de vida minimalista, tornamo-nos mais consciente e seletivo.

5 ideias de negócios sustentáveis

O que para uns vale pouco, para outra pessoa pode valer muito. Dependendo do seu tempo de uso, do estado de conservação, da existência de garantias ou etiquetas, o valor que poderá obter por um objeto usado varia.

Aquela estante antiga que se encontra a um canto no sótão pode ser o móvel que um estudante tanto procura para o seu quarto alugado. Aquele telemóvel velho que já ninguém usa na família poderá ser um telemóvel de trabalho ideal. As roupas que já não servem a um filho poderão ser mesmo o que uma mãe procura para o seu mais recente membro da família.

O OLX é o parceiro digital de todos os que procuram um rendimento extra. E quem sabe se este não é o primeiro passo para lançar um negócio online. Comece hoje.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário