Sou Pro

Guia do empreendedor: fluxo de caixa

Mulher com contas e calculadora

Uma boa organização financeira é imprescindível para o funcionamento das empresas, pois só assim é possível controlar e avaliar os recursos e capital disponíveis. E para que esta organização possa ser realizada de uma forma eficiente recorre-se habitualmente ao fluxo de caixa, ou cash flow.

O que é o fluxo de caixa e qual a sua importância

O fluxo de caixa consiste no registo de todas as entradas e saídas de dinheiro das empresas, independentemente da sua finalidade. Todos os movimentos, mesmo os mais pequenos e aparentemente insignificantes, devem ser registados de forma rigorosa e disciplinada para que não existam erros.

Este instrumento de análise é uma ação indispensável de gestão financeira e serve de base para a tomada de decisões ponderadas. Para isso, devem ser analisados os fluxos de entradas e saídas de dinheiro com alguma frequência, dependendo da dimensão e necessidades das empresas. A análise destes relatórios e das respetivas movimentações financeiras permite identificar eventuais falhas, e possibilitar que se façam os ajustes necessários.

Quais são as vantagens de controlar o fluxo de caixa?

  • Permite controlar rigorosamente entradas e saídas de dinheiro;
  • Permite prever e planear os custos e ganhos;
  • Corrigir potenciais falhas e evitar endividamento;
  • Auxilia a tomada de decisões;
  • Acompanhar de forma real e estruturada todo o desempenho da empresa;
  • Verificar se os recursos financeiros que a empresa dispõe estão a ser bem geridos e se são suficientes para um bom desempenho.

A saúde financeira dos negócios depende da atualização permanente e rigorosa dos dados do fluxo de caixa. Com a existência de dados atualizados regularmente, é possível usar esta informação de uma forma positiva e benéfica, na medida em que o ajudará no planeamento de toda a atividade da sua empresa.

5 perguntas às quais o fluxo de caixa lhe irá responder

1# Que dinheiro tenho disponível na minha empresa?

É o fluxo de caixa que lhe vai dar a conhecer a realidade da sua empresa. O balanço entre entradas e saídas de recursos vai indicar qual o capital que tem disponível para o planeamento da atividade da sua empresa.

2# Que pagamentos tenho para fazer e qual o respetivo prazo?

O fluxo de caixa deve conter informação o mais detalhada possível. Uma das formas é através da criação de diferentes categorias para entradas e saídas de dinheiro. Assim, conseguirá perceber exatamente que gastos poderá cortar ou substituir, melhorando o desempenho da sua empresa.

3# Quais os meus clientes e como posso rentabilizar a minha relação com eles?

Ao registar toda a informação e movimentos no fluxo de caixa, é possível identificar quais os principais clientes da sua empresa. Com a análise desta informação poderá criar diferentes estratégias para cada grupo de cliente, aplicando preços ou promoções diferenciadas e, desta forma, adaptar e orientar a sua estratégia para obter o máximo de retorno possível.

4# Como está a minha situação com os meus fornecedores?

Com a análise do seu fluxo de caixa poderá perceber se existe ou não a necessidade de renegociar alguns prazos de pagamento aos seus fornecedores. Desta forma, poderá ganhar algum tempo que lhe permitirá manter a sua empresa equilibrada.

5# Quanto dinheiro terei disponível no futuro?

Através do fluxo de caixa é possível otimizar todo o funcionamento da sua empresa, percebendo exatamente que custos poderá reduzir ou eliminar e também de que forma poderá direcionar os seus recursos para uma gestão mais eficiente. Com dados atualizados, rigorosos e detalhados, é possível gerar uma previsão financeira que lhe dirá qual o capital que a sua empresa terá disponível num futuro a médio e longo prazo.

O fluxo de caixa na rotina do empreendedor

O fluxo de caixa deve ser aplicado em qualquer projeto ou empresa, pois é diz-lhe exatamente como está a situação financeira do negócio. Um cash flow bem estruturado tem em conta todos os movimentos relativos à empresa, nomeadamente investimentos, gastos, ganhos e também projeções. Só assim é possível analisar, balancear e prever todo o desempenho do negócio.

A estrutura do fluxo de caixa depende das necessidades ou objetivos da empresa e existem várias ferramentas através das quais poderá construir o tipo de cash flow que mais se adequa a cada caso. Se não puder optar por uma ferramenta paga, poderá sempre numa fase inicial começar com uma simples folha de Excel.

Como gerir o fluxo de caixa de forma eficiente

  • Faça uma lista de todas as suas despesas e, se possível, separe-as por categorias. Não se esqueça que tem despesas fixas, como a luz, água, gás, salários e as variáveis, que dependem da atividade da própria empresa;
  • Identifique que valor tem em caixa neste momento;
  • Registe todos os valores a pagar – depois de perceber exatamente quais as despesas que a sua empresa tem, é importante controlar sempre as datas para pagamento de forma a evitar coimas ou juros;
  • Registe todos os valores a receber esta análise é muito importante para conseguir perceber exatamente que valores terá a entrar na sua empresa e quando, o que poderá contar para suportar as suas despesas;
  • Analise os extratos bancários – é muito importante que verifique sempre se os movimentos bancários estão de acordo com os registos no seu fluxo de caixa. Se algo estiver errado, deve tentar perceber o quê e fazer as correções necessárias;
  • Se analisar com frequência o seu fluxo de caixa irá conseguir elaborar um planeamento financeiro para a sua empresa e, assim, antecipar eventuais situações menos positivas;
  • Não se esqueça de considerar o calendário fiscal, nomeadamente as datas em que deve pagar IVA, TSU, IRC, PPE e outras contribuições com valores significativos.

A gestão de um negócio implica uma série de ações básicas, mas fundamentais para que as empresas se consigam manter sustentadas, controladas e, principalmente, rentáveis. 

Hoje, os empreendedores têm ao seu dispor diversas ferramentas que facilitam muito a gestão dos seus negócios.

No OLX Pro, por exemplo, os empresários encontram um conjunto de soluções integradas que permitem trabalhar o seu negócio de uma forma sustentada e personalizada, sendo, muitas vezes, a ferramenta que faltava para desempatar uma ideia ou projeto. 

Se está a desenvolver o seu negócio e não sabe como avançar, o OLX pode dar-lhe as ferramentas que necessita para cumprir os seus objetivos e planeamento.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário