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6 estratégias (testadas) para aumentar vendas

estratégias para aumentar vendas

Estas 6 estratégias para aumentar vendas podem ser implementadas por qualquer negócio para trazer resultados rápidos, em climas de concorrência elevada.

#1 Medir para identificar oportunidades de melhoria

Como em muitos outros aspetos da gestão de uma empresa, o primeiro passo para melhorar é medir. No que toca a estratégias para aumentar vendas em ecommerce, existem dois indicadores fundamentais que devem ser de consulta diária.

Taxa de conversão

Esta métrica mede quantos clientes potenciais realmente se tornam clientes. É possível calcular através do número de pessoas que fizeram pelo menos uma compra no mês passado, em comparação com o número de pessoas que visitaram a loja online. Se tiver 400 clientes a comprar e 10.000 visitantes únicos num mês, a taxa de conversão seria de 4%.

Custo de aquisição de um cliente

Quanto custa conseguir um novo cliente? Se gastou 5.000 € em custos de marketing num mês e obteve 10 novos clientes, o custo de aquisição é de 500 € por cliente. Se o seu custo de aquisição estiver a subir, experimente vender no OLX Pro, o portal desenhado a pensar nas empresas que querem vender online, sem pagar comissões. O registo é gratuito e 100% digital e, com apenas alguns cliques, começa a vender para mais de 15 milhões de pessoas.

Net Promoter Score (NPS)

O NPS mede a perceção do cliente sobre a empresa com base numa pergunta simples: Qual é a probabilidade de recomendar a sua empresa a um amigo ou colega? Os entrevistados dão uma classificação entre 0 (nada provável) e 10 (extremamente provável) e são classificados numa de 3 categorias: Promotores: 9 ou 10, Passivos: 7 ou 8 ou Detratores: 0 a 6.

Para calcular a pontuação final de NPS basta subtrair a percentagem de detratores da percentagem de promotores.  E qual é o impacto de um NPS baixo? Segundo alguns estudos, pode custar às empresas até 11% da faturação. Mas existem formas práticas de melhorar a Customer Experience que qualquer empresa pode implementar.

Medir estes três indicadores é o primeiro passo para identificar oportunidades de melhoria e implementar quick-wins.

Artigo relacionado: Como melhorar a Customer Experience?

#2 Melhorar a logística e os envios

Sabia que o envio de produtos errados, nas quantidades erradas ou com atraso é uma das principais reclamações de clientes em ecommerce? A causa deste problema reside num processo logístico que precisa de ser aperfeiçoado.

Primeiro, é importante garantir que não há nenhum problema no sistema informático que possa estar a lançar mal os pedidos dos clientes. Isto acontece muitas vezes por falhas na integração entre a loja online e o sistema de gestão de stock, principalmente em produtos com múltiplas variações (de cor, tamanho, etc.). Todas estas possibilidades devem estar claramente visíveis no site, para facilitar a seleção do cliente.

Foi por este motivo que o OLX estabeleceu uma parceria logística com os CTT. Desta forma, as empresas registadas no OLX Pro têm acesso a uma ferramenta otimizada de gestão de envios, para que possam tratar de tudo sem ter de se deslocar aos correios. Os CTT recolhem as encomendas no local que designar e entregam em casa do cliente que, por sua vez, pode acompanhar todo o processo online e em tempo real.

#3 Registar a empresa no OLX

Ter uma loja online própria traz inúmeras benefícios para qualquer negócio. Mas complementar a presença digital com um registo no OLX Pro traz ainda mais vantagens.

  • Personalizar a aparência da sua loja OLX online com o seu logótipo e com templates profissionais.
  • Ter acesso direto a um universo de mais de 15 milhões de visitantes por mês, sem custos de adesão e sem pagar comissões sobre as vendas.
  • Fazer a gestão de todos os seus anúncios de forma mais fácil.
  • Selecionar os métodos de pagamento mais utilizados pelos seus clientes e simplificar o processo de compra: MB Way, Cartão de Crédito e Débito, Referência Multibanco, Paypal e muito mais.
  • Escolher os métodos de envio com condições especiais e exclusivas OLX.

Artigo relacionado: Como melhorar o envio de encomendas em e-commerce

#4 Anunciar onde estão as leads qualificadas

Uma lead qualificada é um potencial cliente que já mostrou interesse na sua marca. Por exemplo, alguém que descarregou um ebook sobre um determinado produto e que, para isso, partilhou um email de contacto. Uma das estratégias mais diretas para aumentar venda é criar anúncios onde estas leads qualificadas estão mais presentes, seja nas redes sociais ou no maior portal de classificados do país – o OLX.

Com o OLX Pro, consegue criar de forma rápida e fácil anúncios para mais de 15 milhões de utilizadores por mês, que estão ativamente à procura de um produto. E se tem muitos produtos e anúncios para vender, não há problema. Destaque, ative, termine ou apague todos os seus anúncios ao mesmo tempo e numa única ação. 

No OLX Pro consegue também importar e exportar todos os seus anúncios, dentro de uma determinada categoria, através de um ficheiro .csv com apenas alguns cliques.

#5 Tornar os produtos e serviços mais sustentáveis

Estudos levados a cabo ainda antes da pandemia já mostravam que 92% dos portugueses tomava decisões de consumo sustentável diariamente. A maioria da população, 86% dos consumidores, mostrava-se sensível ao chamado consumo sustentável, tendência que a Covid-19 e o aumento das compras online veio ainda reforçar.

Por isso, uma estratégia para aumentar vendas passa por tornar a gama atual de produtos mais sustentável, ou em alternativa, criar uma nova linha que cumpra esta missão.

Artigo relacionado: 7 Ideias de produtos sustentáveis para a sua empresa

#6 Criar uma estratégia de conteúdos

E se em vez de ir ter com os clientes, eles viessem ter consigo? Esta é a premissa de uma estratégia para aumentar vendas com base em conteúdos – como artigos para blog ou vídeos.

Este é um método eficaz para captar a atenção de um público-alvo e pode abranger diferentes aspetos da marca, como a história, os produtos ou serviços, testemunhos de clientes, tutoriais que explicam como algo funciona, uma apresentação de resultados, colaboradores, instalações ou casos de estudo ou vídeos de animação demonstrativos. Mas será que traz resultados? Para 64% dos consumidores, os conteúdos influenciaram diretamente a decisão de comprar um produto ou serviço.

A reforçar esta importância, os dados mostram que basta acrescentar um vídeo numa página para duplicar o número que pessoas que descobrem um site através do Google.


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