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Estratégia de comunicação: o que é, para que serve e como pôr em prática

O que é uma estratégia de comunicação

Uma estratégia de comunicação é essencial para aumentar vendas, chegar a um público mais alargado e expandir o negócio. Mas num mundo cada vez mais digital, com um número crescente de marcas a competir pela atenção dos utilizadores, desenhar e implementar uma estratégia de comunicação eficaz é um desafio. Descubra em que consiste este conceito, quais as vantagens e como o fazer de forma prática.

O que é uma estratégia de comunicação?

A estratégia de comunicação diz respeito à forma como uma empresa comunica e divulga um produto, ou um serviço. O principal objetivo é comunicar a proposta de valor de forma clara, ou seja, a utilidade ou benefício que tem para os potenciais clientes.

As vantagens de ter uma estratégia de comunicação

Ter uma boa estratégia de comunicação traz muitas vantagens para qualquer negócio, físico ou digital, de qualquer dimensão.

De forma resumida, estas são as principais vantagens de investir numa estratégia de comunicação externa.

  • Visibilidade da marca e do produto.
  • Projeção de uma imagem adequada junto do público.
  • Melhoria na relação com o consumidor.
  • Análise de erros.

Uma estratégia de comunicação eficaz conduz a um aumento de visibilidade do produto ou serviço a ser comunicado, o que por sua vez levará a um potencial aumento nas vendas. Uma maior visibilidade de um produto levará também a um aumento de influência da marca. Mas para colher estes benefícios é necessário seguir um processo estruturado para criar uma estratégia de comunicação.

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7 passos para implementar uma estratégia de comunicação

Para implementar uma estratégia de comunicação são necessários 7 passos essenciais, da análise do estado inicial até ao acompanhamento dos resultados obtidos.

  1. Efetue um diagnóstico – Comece por efetuar um diagnóstico dos resultados das vendas e da forma como se comunicou o produto até agora. Desta forma, é possível identificar o que funcionou e o que necessita de ser melhorado.
  2. Defina os objetivos da comunicação – Que resultados pretende atingir? Diferentes tipos de expectativas requerem abordagens mais ou menos comercialmente agressivas, dependendo do produto ou do serviço.
  3. Pesquise o público-alvo – Investigue quais são as características e os hábitos de consumo do público ao qual se destina o produto ou serviço. Que tipo de consumidores poderá estar interessado neste produto ou serviço? São jovens ou adultos? Homens ou mulheres? Onde vivem? O que procuram?
  4. Defina uma mensagem clara – Antes de começar a desenhar uma estratégia de comunicação, procure conhecer em detalhe quais são as características do produto ou serviço a vender. Quais são os principais argumentos a favor e contra? Como pode ajudar a tornar o dia-a-dia dos clientes mais fácil, cómodo e barato?
  5. Avalie os canais de comunicação – Qual é a forma mais eficaz de transmitir a mensagem pretendida? Nas redes sociais? Com um telefonema personalizado? Por email? Qual é o meio mais adequado à sua mensagem? Por exemplo, se o principal argumento for o preço, talvez as redes sociais, o próprio site e o email marketing sejam adequados. Mas para uma mensagem mais subtil ou complexa, com vários pontos de destaque, talvez o blog, ou o vídeo marketing sejam a melhor opção.
  6. Identifique obstáculos – Entender os objetivos e tudo o que pode limitar, dificultar ou impedir a implementação é uma etapa essencial da estratégia de comunicação. Talvez seja o orçamento de marketing da concorrência ou a dificuldade em apresentar os benefícios do produto de forma visual. De qualquer forma, quanto mais conseguir antecipar obstáculos, menos surpresas surgirão e mais preparado estará.
  7. Acompanhe os resultados – Nenhuma estratégia de comunicação funciona a 100% como foi desenhado. É necessário estar preparado para fazer alterações em função da reação à mensagem transmitida. Como é que o público está a responder ao produto ou à mensagem? Porquê? Acompanhe os números de visualizações, de alcance, de cliques e de compras das campanhas e faça as alterações necessárias.

Seguindo estes passos, estará pronto para começar a criar uma estratégia de comunicação na sua empresa. Mas porquê embarcar nesta viagem sozinho, quando pode contar com o apoio de uma equipa especializada?

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