Sou Pro

O que é o empreendedorismo digital?

O que é o empreendedorismo digital

Uma boa ideia de negócio. Uma loja online profissional. As primeiras vendas. Um crescimento sem fronteiras. Esta é, em linhas gerais, a promessa do empreendedorismo digital. Exemplos não faltam, tanto em Portugal como no estrangeiro, que alimentam a esperança de muitos empreendedores.

Esta é precisamente a essência do empreendedorismo digital. Qualquer um o pode tentar, com muito pouco investimento inicial e perspetivas de crescimento ilimitadas. Neste modelo de inovação, o mundo inteiro é o mercado. Descubra em que consiste o empreendedorismo digital, quais são as vantagens e quais são as competências chave para quem está a começar.

O que é o empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é um termo que descreve uma forma de inovar nos negócios e na sociedade tendo como base a tecnologia digital. O empreendedorismo digital inclui, por exemplo:

  • Novas formas de encontrar clientes.
  • Novas formas de desenhar, desenvolver e comercializar produtos e serviços.
  • Novas formas de gerar receita e reduzir custos.

Um empreendedor digital pode, por isso, ser um programador, um marketeer, um designer, ou fotógrafo.

O empreendedorismo digital abre novas possibilidades. Imagine este cenário: tem uma nova ideia para um brinquedo animal que gostaria de comercializar. Como o fazer? Até há uns anos, seria necessário conseguir um empréstimo para poder financiar uma primeira encomenda ao produtor. Depois, teria ainda de contactar possíveis distribuidores, ou alugar uma loja para vender o produto. Tudo isto custaria dinheiro e tempo.

Com o empreendedorismo digital, pode, por exemplo, colocar uma imagem ou protótipo do seu produto no OLX e na sua loja online. Em apenas algumas horas, poderia avaliar a resposta do mercado. A partir daí, com base em dados, poderá estudar se o produto é viável. O resultado? Quer o produto avance ou não, poupa meses e muito dinheiro.

5 perguntas para saber se chegou o momento de empreender

As vantagens de apostar no empreendedorismo digital

O empreendedorismo veio democratizar o acesso à inovação. Como? Porque reduz o tempo e o custo de trazer novidades ao mercado. Estas são as principais vantagens de apostar no empreendedorismo digital.

Escalabilidade

Escalar um negócio significa aumentar o volume de produção e vendas sem que os investimentos e os custos cresçam na mesma proporção.

Tudo depende do modelo de negócio, mas é inegável que é mais fácil escalar um empreendimento online do que uma loja física. Por exemplo, imagine que quer lançar um projeto de cursos online. Depois de desenvolver os materiais educativos e de os disponibilizar online, qualquer pessoa poderá aceder sem que precise de gravar as aulas novamente. É muito diferente de ensinar numa sala de aula, em que é necessário estar onde os alunos estão e ficar restringido ao lugar onde mora.

Não exige conhecimento prévio

Para iniciar um negócio digital, não precisa de ter conhecimento técnico de programação ou fazer cursos específicos. Hoje em dia, existem cada vez mais soluções para criar lojas online, ter uma presença profissional nas redes sociais, enviar newsletters, gerir stocks, tratar dos envios, entre tantas outras atividades essenciais de um empreendedor.

O OLX é um parceiro digital que trata de muitas destas tarefas por si. Basta registar o seu negócio para o OLX Pro.

Flexibilidade

Outra vantagem importante sobre o empreendedorismo digital é a flexibilidade e a capacidade de compatibilizar com outro emprego e vida familiar. Pelo menos no início, em que a carga de trabalho não exige uma alocação a tempo inteiro e em que ainda está a testar o mercado, esta é uma vantagem importante face ao modelo tradicional de arriscar tudo numa nova ideia.

4 passos para trazer um comércio local para o digital

Sem grandes custos iniciais

Começar no empreendedorismo digital não exige custos iniciais significativos. O segredo é perceber a reação do mercado e, com o rendimento das primeiras encomendas, escalar a presença digital da marca.

O OLX é um bom exemplo. No maior Marketplace digital, onde 15 milhões de clientes e fornecedores de todo o país se encontram todos os meses, pode começar com apenas alguns cliques.

Basta registar a sua empresa no OLX, personalizar o aspeto da loja online e publicar os anúncios, para começar a vender sem pagar comissões. Ou seja, qualquer um consegue começar a vender online, mesmo que não saiba programar e não tenha muito para investir.

As vantagens de apostar no empreendedorismo digital

Como é que alguém se torna um empreendedor digital de sucesso? Quais são as características e habilidades que devem cultivar?

Curiosidade

Para o empreendedorismo digital funcionar, é necessário ter curiosidade sobre como o mundo funciona. Isto é essencial para descobrir os mercados que ainda não foram explorados, não foram desenvolvidos ou podem oferecer mais oportunidades. Aproveitar estas oportunidades requer capacidade de observar, analisar, interpretar e adaptar a sabedoria às necessidades do mercado.

Insatisfação

Muitas vezes, o empreendedorismo digital parte de uma necessidade concreta. Procuramos algo que não encontramos, e do problema nasce a solução. Pode ser tão simples quanto tentar encontrar um hotel económico e não conseguir localizar um online. Foi assim que nasceram empresas como a booking.com.

Oportunismo

Para empreender online, é importante identificar tópicos que não sejam sazonais, para que possa ter certeza de que terá procura. Uma boa ferramenta para isso é o Google Trends, que mostra a evolução da procura por um tema durante um período em análise. Também pode visitar sites e blogs relacionados com o seu mercado e verificar quais são os assuntos recorrentes ou têm mais interação dos visitantes.

Competitividade

Não é incomum ler que o mundo dos negócios é semelhante à guerra e os concorrentes aos inimigos. Esta comparação é naturalmente exagerada. No entanto, conhecer bem a concorrência é a melhor maneira de obter uma vantagem competitiva e oferecer produtos verdadeiramente únicos.

Comunicação

Para um empreendedor digital, as competências de comunicação são chave. Isto porque uma grande parte do tempo será passada a comunicar: pelo telefone, via videoconferência, a tentar gerar mais leads.

A capacidade de expressar as ideias de maneira concisa é fundamental para quem procura formas de se iniciar no empreendedorismo digital.

O OLX é o parceiro digital do empreendedorismo digital

Registe hoje a sua empresa no OLX para vender sem pagar comissões, aceder a preços especiais para envios de encomendas através da parceria com os CTT e ainda estar em contacto direto com um mercado de mais de 15 milhões de visitantes mensais.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário