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Email marketing: está a tirar partido da sua lista de emails?

Mulher jovem a trabalhar no computador

O email marketing é uma das mais poderosas ferramentas numa estratégia de marketing digital. É usado como forma de comunicação direta entre as marcas e os seus clientes, e pode ser altamente eficaz no que diz respeito ao aumento de vendas.

Se usada corretamente, esta é uma ferramenta que pode trazer bons resultados. Para isso, deve adotar estas recomendações e evitar cometer alguns erros, principalmente quando está a começar. Todo este processo deve ser pensado, estruturado e desenvolvido de forma a garantir que estes contactos vão receber e prestar alguma atenção a esta informação.

O desafio de construir uma base de dados de contactos sustentada

O segredo para o sucesso do uso desta ferramenta de marketing digital não se cinge a um bom email, com conteúdo relevante e um design atrativo. A base de dados dos seus contactos fará toda a diferença na hora de enviar a informação que quer divulgar. Isto sim, é um verdadeiro desafio. 

Diariamente, são muitos os utilizadores que decidem mudar de endereço de email, que deixam de usar contas antigas e, até mesmo, quem decida que não quer mais fazer parte da sua lista de contactos. Tudo isto requer que, de forma regular, tire algum tempo para analisar a base de dados de contactos e elimine todos aqueles que já não façam sentido.

Sendo o endereço de email uma informação e um espaço bastante pessoal, deve ter em conta que ninguém ficará feliz por receber constantemente emails para os quais não cedeu qualquer tipo de autorização. Além disso, estas bases de dados contêm, muitas vezes, contactos falsos, com erros, ou até mesmo já inexistentes. Desta forma, o envio dos seus emails será muito pouco credível, tornando-se pouco apetecível ao crivo dos algoritmos da web. 

Construir uma boa lista de contactos exige muito tempo e dedicação. E o primeiro passo para a construção de uma base de dados é a disponibilização de uma opção de subscrição no website e nas redes sociais. Assim, terá a garantia de que só os contactos que deram autorização irão receber o email. 

Ao construir a sua base de dados deve também segmentar os seus contactos. Ou seja, deve dividi-los por interesses para otimizar e direcionar de forma mais eficaz a informação que envia. 

É muito importante conseguir sempre novos contactos, mas não se esqueça também de trabalhar no sentido de manter os contactos que já possui.

Como rentabilizar a sua lista de contactos e aumentar as vendas com email marketing

Além de uma base de contactos sustentada, é importante também assegurar o melhor tratamento da informação, conteúdo e design dos emails. A segmentação de contactos é também um aspeto crucial, pois é a garantia de que cada cliente receberá apenas a informação mais relevante e que mais lhe interessa. 

Além do conteúdo, existem também algumas regras que deverá ter em atenção para otimizar os emails.

  • Assunto: O assunto é um ponto chave, na medida em que será a primeira impressão que terá quem recebe o email. Se este for apelativo e interessante vai gerar curiosidade. 
  • Corpo do email: A nível de conteúdo, é necessário existir um equilíbrio entre as componentes texto e imagem, devendo o texto ser a opção preferencial. 
  • Mobile-friendly: importante ter em conta que a formatação deverá ser simples e funcional para que se possa adaptar aos vários tipos de dispositivo existentes. 
  • Links: Com alguma moderação, deverá incluir no conteúdo dos emails ligações que remetam para o produto ou serviço que pretende divulgar. Mas não exagere! Aqui o equilíbrio é mesmo o segredo.

Após cada envio deverá analisar cuidadosamente as respetivas estatísticas. O objetivo é compreender o que funcionou melhor, o que simplesmente não funcionou e que medidas poderá implementar para que o email marketing possa funcionar de forma mais eficaz.

Na era digital em que vivemos o email marketing ganhou uma nova dimensão e hoje é uma ferramenta com muito impacto. Contudo, a sua implementação deve fazer parte de uma estratégia de marketing devidamente pensada e estruturada, de forma a estar de acordo com as necessidades de todos os contactos e clientes.

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