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Digitalização: como reinventar o seu serviço para o online?

A digitalização das empresas é uma forma de rentabilizar mais recursos humanos, mais materiais e de servir melhor o cliente. Para que possa reinventar o serviço que fornece e adequá-lo a um meio online, precisa de primeiro delinear uma estratégia de transformação digital. Nesta estratégia, deve ter em conta os seus recursos humanos e as tecnologias disponíveis no mercado para potencializar a digitalização do seu serviço.

Digitalização – comece por estes 4 passos:

1. Analise e compreenda o seu público-alvo

Qual é a geração do seu público-alvo? O que é que ele mais valoriza? Quais são as redes sociais onde está presente? Que tipo de conteúdo ele consomem? Como posso facilitar o seu processo de compra online?

Existem muitas perguntas que pode e deve fazer para levar a cabo a transição para o online. Quanto melhor entender o seu público-alvo, mais certeira será a digitalização do seu negócio.

2. Analise e entenda os seus recursos humanos e materiais/tecnológicos

A reinvenção de qualquer negócio passa pelos recursos humanos e tecnológicos disponíveis. Analise bem a sua equipa: que skills tecnológicas têm? Como podem aplicar as skills que já têm? Quais as novas skills que precisam de adquirir?

Quanto aos recursos materiais/tecnológicos siga a mesma lógica.

3. Defina bem os seus objetivos

A clareza em qualquer estratégia empresarial é meio caminho andado para todos saberem o que têm de fazer. Na fase de reinvenção e digitalização do seu negócio, seja bem claro com os seus objetivos. Entenda os dois pontos acima e projete uma estratégia de acordo.

A vantagem de um serviço online é a recolha de dados e informação para análise de resultados. Por isso, ao definir os seus objetivos, defina objetivos mensuráveis.

4. Aposte em formação ou consultoria tecnológica

Ou nos dois. Depende dos seus meios, objetivos e timings estabelecidos. Com qualquer processo de reinvenção e transformação digital, vêm skills e tarefas mais especializadas. É importante que invista na sua formação digital e na formação da sua equipa. Assim, conseguirá assegurar que a longo prazo a
estratégia de reinvenção digital seja sustentável. 

Se quer reinventar o seu negócio online mais rápido, poder-lhe-á ser útil investir numa parceria de consultoria tecnológica. Aqui, uma empresa especializada em TI, Marketing Digital, AI, etc ajudá-lo-á a implementar rapidamente novos processos digitais, sem ter que passar por uma grande fase de formação e adaptação.

Exemplos práticos da digitalização de negócios

Tome melhores decisões com o Big Data

O Big Data é a recolha e análise de uma grande quantidade de dados. Os resultados obtidos pelo Big Data permitem-lhe tomar decisões bem fundamentadas. Na digitalização do seu negócio, há mais espaço para certezas e menos para feelings, quando tem de tomar decisões.

Aposte no Machine Learning e no RPA

Vamos começar pelo RPA (Robotic Process Automation). Esta tecnologia permite-lhe realizar processos longos, monótonos e até burocráticos numa questão de segundos. Se o serviço que prestará online passará por uma grande quantidade de processos, então será interessante investir nestes tipos de software.

Quando ao Machine Learning, ele ajudá-lo-á, por exemplo, a definir quais os produtos ou serviços que mais interessam aos seus clientes consoante as suas preferências.

Inteligência Artificial na primeira linha de suporte ao cliente

A primeira linha de apoio ao cliente online pode ser feita por um chat bot. Isto tanto permite responder ao seu cliente imediatamente, como a filtrar as ordens de trabalho consoante o grau de urgência do pedido.

Serviços de Cloud para digitalizar todos os documentos

Em qualquer processo de transformação e digitalização empresarial entram os serviços de cloud. Eles são importantes para armazenar todos os dados e documentos que a sua empresa tem e têm a capacidade para ser um “escritório virtual” da sua empresa.

Utilize plataformas de e-commerce

O OLX é um exemplo de uma plataforma de venda de produtos e serviços online, já bem sedimentada em Portugal. É um ponto de partida para iniciar a digitalização do seu serviço sem um investimento avultado.


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