Sou Pro

11 dicas para tirar fotografias de comida perfeitas

dicas para tirar fotografias de comida perfeitas

A fotografia de comida tem o poder de despertar as papilas gustativas e aumentar a notoriedade de qualquer negócio no setor. Descubra como o conseguir, mesmo com um orçamento limitado. Siga estas 11 dicas para tirar fotografias de comida perfeitas.

1. Cuide a apresentação do prato para conseguir uma excelente fotografia de comida

Uma boa apresentação é fundamental para a fotografia de comida. Se estiver a fotografar alimentos como saladas ou sopas, considere um empratamento mais natural, com pormenores evocativos da natureza. Use molhos e padrões para acrescentar detalhes como flores, ou criar desenhos semelhantes a uma floresta, para tornar a decoração mais orgânica.

Por outro lado, se estiver a fotografar produtos como sobremesas ou pratos elaborados, a geometria, a precisão e a limpeza são os fatores chave para a fotografia de comida sobressair. Opte por um empratamento mais clean, com foco no centro do prato e espaço nas margens. Procure a sensação de simetria e equilíbrio, tanto na disposição da comida como nas cores, para conseguir fotos perfeitas.

Artigo relacionado: 7 dicas para uma fotografia de produto que converte

2. Escolha a superfície certa para a fotografia de comida

A superfície que escolher para a fotografia de comida vai transmitir uma mensagem poderosa. As tábuas de madeira e mesas de piquenique conferem uma sensação mais rústica e são uma excelente opção para apresentar comidas mais caseiras, como hambúrgueres e batatas fritas.

3. Decida os pratos em função da comida

Os pratos brancos clássicos dão um ar mais vibrante a alimentos coloridos. E os pratos coloridos são ideais para comidas mais naturais e orgânicas. Escolha os pratos que melhor se alinham com a estética da comida e que sejam capazes de trazer à tona os pontos fortes do apelo visual da comida.

4. Ligue a “grelha” da câmara do telemóvel

Há uma ferramenta em quase todos os smartphones que permite sobrepor uma grelha às fotografias. Desta forma, assegura que as linhas estão retas e pode facilmente dividir o ecrã em três.

5. Utilize iluminação lateral

A iluminação lateral da comida é uma ótima maneira de realçar as sombras e os pontos brilhantes de certas texturas de alimentos – como pão, carne e queijo. Isto é especialmente importante ao fotografar alimentos que equilibram muitas texturas, como sanduíches e hambúrgueres.

6. Use iluminação difusa

Ainda sobre a iluminação, prefira uma luz suave e difusa na fotografia de comida para evitar criar sombras fortes. Use uma superfície que faça a reflexão e difunda a luz natural ou artificial para a comida.

7. Encontre o ângulo certo

Alguns alimentos prestam-se a certos ângulos. Por exemplo, faz mais sentido fotografar uma pizza de cima (para mostrar a dimensão real) e um hambúrguer de lado (para que se possam ver todas as camadas, não apenas a parte superior do pão). Porém, nem sempre há uma resposta certa e é importante jogar com efeitos visuais em vários ângulos.

8. Ajuste a profundidade de campo

Da mesma forma que certos alimentos têm ângulos melhores, também têm melhores pontos para focar. A profundidade de campo diz respeito à distância entre os objetos e à forma como o foco cria ênfase nos elementos que estão mais próximos. Tente fazer experiências com fotos em close-up com fundos difusos. Ajustar a profundidade de campo dá ênfase a alimentos mais texturizados, como pratos de massa, por exemplo.

9. Dê mais vida à fotografia de comida com adereços

Para dar mais vida à fotografia de comida, acrescente guardanapos, temperos e decorações de mesa para tornar a composição mais interessante. Mesmo algo tão simples como brincar com guarnições pode ajudar a destacar a foto. O objetivo é fazer com que o ambiente pareça acolhedor e vivo.

10. Inclua pessoas nas fotografias de comida

Outra maneira de dar vida às fotos? Inclua pessoas. Algo tão simples como uma mão a segurar um copo, ou pessoas a apreciar ou preparar a comida pode tornar uma foto de comida mais animada. No entanto, há alguns cuidados a ter. Certifique-se de que os figurantes usam cores escuras e suaves, como preto ou cinza, para não distrair do essencial, a comida.

11. Faça a edição das fotografias de comida

A edição é onde cria o seu próprio estilo pessoal e eleva a qualidade da imagem. Por isso, evite usar a app predefinida do telemóvel e prefira outras aplicações mais completas onde possa ajustar facilmente a cor, brilho e contraste. Em alguns programas, como a VSCO, é possível corrigir facilmente alguns erros ou até mesmo uma má iluminação.

No OLX sabemos a importância que uma boa fotografia de comida pode ter nos clientes e na notoriedade de um negócio. Por isso, aqui encontra tudo o que precisa para tirar fotografias excelentes sem gastar muito. Desde câmaras a ótimo preço, tripés, iluminação, fundos neutros e outro material de imagem – bem como serviços de fotografia profissional, a próxima fotografia de comida está à distância de um clique.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário