Sou Pro

7 dicas para o sucesso profissional de um empreendedor

dicas para o sucesso profissional de um empreendedor

O que torna uns profissionais mais bem-sucedidos do que outros? A formação? Os contactos? A experiência? Alvo de estudo durante décadas, o sucesso profissional está ainda longe de ser uma ciência exata. Mas estas 7 dicas intemporais podem ajudar empreendedores em todas as áreas a concretizarem as suas ambições.

#1 Defina o que é “sucesso profissional”

Para algumas pessoas, sucesso profissional significa ser reconhecido pelos colegas. Para outras, é ter uma excelente remuneração, estar envolvido em projetos desafiantes ou ainda oferecer algo de novo ao mundo. E existem aqueles cuja felicidade se baseia em fazer a sua família feliz, e levar uma vida serena enquanto fazem algo que gostam.

Existem muitas formas de definir sucesso profissional. E o primeiro passo para o atingir é criar a sua e tentar visualizar o que o conceito significa. Como seria a vida quando esse objetivo fosse atingido? Como seria a empresa nesse momento? O que seria capaz de fazer? Depois, pense nos passos que deve dar para lá chegar. Qual é a sequência de atividades mais importantes? O que pode bloquear o caminho? Este raciocínio é a essência de qualquer planeamento estratégico – a nível pessoal ou empresarial.

Artigo relacionado: Como fazer um planeamento estratégico em 8 passos

#2 Esteja preparado para desafios financeiros

No caminho para o sucesso profissional, por vezes há recuos, acidentes de percurso e imprevistos. Para a maioria das pequenas empresas, a gestão do fluxo de caixa é o maior desafio nos primeiros anos. Prepare a empresa com um esforço de poupança reforçado, reduza as despesas e privilegie a segurança financeira a todo o custo.

Por exemplo, evite custos que não tragam um benefício produtivo imediato. Acelere ao máximo as cobranças, por exemplo com descontos de pronto pagamento. E se necessário encontre as linhas de crédito mais adequadas à fase da vida da empresa.

#3 Reserve tempo para aprender coisas novas

Começar o próprio negócio é um processo constante de crescimento e aprendizagem. Mas também pode ser uma altura de foco no trabalho que leva a algum isolamento intelectual e social. É importante combater essa tendência e reservar tempo para aprender competências práticas e emocionais.

Muitos empreendedores optam por fazer um curso de línguas, aprender direito ou contabilidade, experimentar programação, cuidar da saúde mental, ou melhorar as competências de gestão, comunicação e analíticas. Por todo o mundo, instituições de ensino disponibilizam cursos, exercícios e conteúdos gratuitos – tudo o que é necessário é a disciplina para dedicar algum tempo todos os dias.

#4 Encontre um grupo de pessoas que o desafiem

Um empreendedor é a soma das pessoas à sua volta. Quem se rodeia de pessoas estimulantes, com novas ideias e uma mentalidade positiva, terá uma tendência natural a “beber” dessa mentalidade de grupo. Por outro lado, mesmo o profissional mais motivado pode ser derrubado pela exposição prolongada a uma cultura pessimista e de falta de ambição.

O caminho para o sucesso profissional faz-se rodeado de bons exemplos. Vá a eventos de networking, solicite reuniões sem medo, e conheça os agitadores no setor. Estas pessoas podem inspirá-lo a melhorar, e também abrir portas para oportunidades profissionais. No que toca ao recrutamento, procure os profissionais de topo nas suas áreas respetivas e que irão fazer evoluir a empresa.

Artigo relacionado: 7 dicas indispensáveis para a gestão de equipas

#5 Faça a gestão de stress

Em moderação, o stress é bom para o sucesso profissional. É o que leva muitos profissionais a encontrar a solução para um problema, ou a tentar algo diferente.

É também um sentimento natural – avançar para uma nova aventura e começar um negócio pode ser uma perspetiva assustadora. Fazer algo que nunca foi feito gera ansiedade, mesmo nos empreendedores mais preparados.

Mas quando o stress é excessivo, ou quando não se tem tempo para recuperar, instala-se o medo e a paralisia. Em casos extremos, mesmo pequenas decisões e riscos controlados podem ser difíceis de ultrapassar. E quando se está emocionalmente envolvido no projeto, essa estagnação leva à frustração e até mesmo à depressão.

Assumir riscos faz parte do dia-a-dia de um empreendedor. O segredo para o sucesso profissional está em saber medi-los e escolher os riscos que se assumem.

#6 Desenvolva a capacidade de autoavaliação

Os colaboradores por conta de outrem estão sujeitos a avaliações anuais. Estes são momentos de introspeção, que exigem alguma preparação e no qual o colaborador revê os seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. No entanto, os empreendedores raramente têm esta rotina – ou a capacidade de autocrítica para fazerem essa avaliação sozinhos.

De vez em quando – pode ser mensal, semanal ou até mesmo diariamente – faça uma autoavaliação do seu desempenho. Reveja o que conseguiu nos últimos tempos e desfrute dessa satisfação. Considere o que poderia estar a fazer de forma diferente. Use este tempo de reflexão para perceber se está no caminho certo para o sucesso profissional. A capacidade de autoavaliação é uma das 9 características essências de liderança.

#7 Aprenda a ouvir

As críticas dos clientes ajudam a identificar os pontos fracos da empresa. Já as suas sugestões ou dúvidas podem apontar novos caminhos e oportunidades. Por exemplo, se um cliente tem um problema ou lhe pede ajuda para tratar de algo novo, será que outros têm a mesma dificuldade? Ouvir, filtrar e agir é fundamental para o sucesso profissional de qualquer empreendedor.

No OLX, estamos empenhados em contribuir para o sucesso profissional dos empreendedores que escolhem a nossa plataforma. Por isso, criamos o OLX Pro, um novo portal para empresas que querem vender mais online, com menos burocracia.

É possível começar a vender para os mais de 15 milhões de visitantes mensais com apenas alguns cliques e nenhum custo. Para além disso, tem também acesso a uma parceria exclusiva com os CTT, que tratam de todo o processo logístico. Assim, pode-se concentrar naquilo que o aproxima mais da sua definição de sucesso profissional. Para começar, basta preencher este formulário.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário