Sou Pro

10 dicas práticas para fazer o CV

dicas práticas para fazer o CV

Descubra como fazer o CV que os recrutadores adoram com estas 10 dicas. E o melhor é que não demoram muito tempo – qualquer pessoa o pode fazer.

#1 Comece com nome, email e informação de base

Parece simples, mas muitos CV são enviados sem as informações completas do candidato ou com emails impróprios para os olhos de um recrutador. À cabeça do CV, inclua de forma bem clara os detalhes de contacto, como número de telefone e email, e os seus dados, como nome, foto, localização atualizada e data de nascimento. Inclua também um link para o seu perfil atualizado do LinkedIn.

#2 Inclua um breve resumo do seu perfil

Em menos de 300 caracteres (cerca de 2 ou 3 frases curtas), e no topo do CV, faça um resumo do seu perfil. Em estilo quase biográfico, explique ao recrutador porque é um candidato a considerar para a vaga. 

Algo como: 

“Sou um profissional de TI competente com experiência comprovada em design de sites e gestão de bases de dados. Tenho fortes competências técnicas e interpessoais, o que me permite interagir com uma ampla gama de clientes. Sou motivado por novos desafios e por oportunidades de crescimento profissional. A minha maior paixão é usar o meu know-how técnico para beneficiar outras pessoas e organizações.”

Esta breve introdução irá condicionar a opinião que o recrutador tem do seu perfil – para bem ou para mal.

#3 Resuma a informação mais importante numa página

Um bom currículo é claro, conciso e resume todos os pontos mais importantes numa única página. Este espaço é mais do que suficiente para incluir a informação essencial de uma forma apelativa que seja fácil de ler.

Afinal, a maioria dos empregadores recebe uma grande quantidade de currículos para cada vaga de emprego e filtra os CV com base na informação em destaque na primeira página. Por isso, seja conciso e vá direto aos seus pontos fortes. Se precisar, inclua informação adicional numa segunda página, mas não passe disso.

#4 Invista algum tempo a perceber a descrição do trabalho

As principais dicas para uma candidatura de sucesso estão no descritivo de funções. Leia as informações do início ao fim, e assinale o que pode satisfazer e o que não pode. Preencha os espaços em branco com uma adaptação das habilidades que possui. Por exemplo, se a vaga em questão exige alguém com experiência em vendas, pode usar como referência um trabalho que tenha feito mesmo que tenha sido temporário ou como estagiário.

#5 Adapte o currículo à função

Depois de compreender o que o trabalho envolve e como pode responder a cada requisito, adapte o currículo à função. Para aumentar a probabilidade de sucesso, utilize a mesma linguagem e expressões, para fazer o CV que mostra ao recrutador que é a pessoa certa para o trabalho. Não precisa de reescrever todo o currículo, adapte apenas os detalhes para que sejam mais relevantes.

Artigo relacionado: 11 dicas essenciais para a procura de emprego

#6 Destaque a experiência profissional mais relevante

A área de experiência profissional do CV deve incluir o histórico de trabalho na ordem histórica mais recente, incluindo o trabalho por conta de outrem, por conta própria e até voluntariado relevante. É importante adaptar esta seção do seu currículo ao trabalho, especificamente se as principais responsabilidades em funções anteriores são aplicáveis à vaga em questão.

Destaque as experiências que considera mais importantes para que se percebam claramente numa leitura rápida. Por fim, inclua os resultados obtidos se os tiver. Pode dizer algo como “O trabalhado desenvolvido permitiu alcançar vendas 10% superiores ao objetivo”.

#7 Inclua informação académica e de formações, mas só o mais importante

Na área de formação do CV, liste apenas o que é relevante ou necessário para a função para a qual se está a candidatar, começando pela mais recente. É importante mostrar que tem o cuidado de se manter atualizado e que irá continuar a trazer novos conhecimentos para a organização. 

#8 Leia e releia o CV para evitar erros

Mais uma dica simples, mas muito importante. Passe o CV a pente fino antes de o enviar. Verifique os seguintes pontos:

  • Erros ortográficos
  • Qualidade da imagem
  • Funcionamento dos links
  • Tamanho do ficheiro
  • Contactos atualizados

#9 Deixe os elementos do CV respirar

Ao fazer o CV, há a tentação de incluir o máximo de informação possível. É um erro que torna a informação mais importante difícil de reter. Deixe espaço entre o cabeçalho e o corpo, entre os títulos e o texto, e entre linhas. O correto espaçamento da informação torna a leitura mais fácil, e faz com que o CV pareça mais organizado e bem estruturado.

#10 Use linguagem positiva

Use uma linguagem assertiva e positiva ao fazer o CV. Empregue palavras como “Desenvolvi”, “Consegui” ou “Alcancei”. Por exemplo: “Esta posição envolveu planeamento, organização e liderança, pois era responsável por uma equipe alargada”.

No OLX encontra dezenas de vagas de emprego por todo o país, em áreas tão diversas como Contabilidade, Vendas, Marketing e Agricultura. Faça o seu CV e encontre o seu emprego de sonho no OLX.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário