Sou Pro

11 dicas para entrevistas de emprego infalíveis

dicas para entrevistas de emprego infalíveis

As entrevistas de emprego são sempre momentos de tensão. As perguntas difíceis sucedem-se, passa-se em revista toda a carreira profissional e cada reação é avaliada. Mas há formas de aumentar as probabilidades de sucesso. Estas são 11 dicas testadas para entrevistas de emprego.

1. Faça a pesquisa sobre a empresa

A preparação é o segredo para enfrentar uma entrevista de emprego com confiança. Nos dias antes da entrevista de emprego, consulte o site da empresa, posts nas redes sociais e artigos de blog.

Identifique o que move a organização, quais são as prioridades do negócio e tente estabelecer pontos de contacto com a sua experiência e conhecimento. No fundo, procure resumir como pode contribuir para a missão da empresa.

Se precisa de inspiração para encontrar ofertas em empresas que valem a pena, descubra o nosso guia para conseguir mais entrevistas.

2. Prepare as perguntas mais comuns

A maioria das entrevistas de emprego gira em torno de um conjunto standard de perguntas. Do clássico “Porque saiu do emprego X?” ao mais direto “Porque é o que devíamos escolher a si?”, pode (e deve) preparar antecipadamente a resposta a estas perguntas.

Como a lista de questões possíveis é longa, reflita nas mais comuns para o tipo de trabalho a que se vai candidatar. Em seguida, prepare as respostas para que saiba o que quer dizer quando a perguntar surgir na entrevista de emprego real.

3. Estude o descritivo de funções

Para aumentar as hipóteses de sucesso de uma entrevista de emprego, estude a informação no descritivo de funções. É aqui que o empregador coloca a informação mais importante, as competências necessárias, e o que espera do candidato.

Garanta que ao longo da entrevista de emprego faz referências diretas ao conteúdo do descritivo de funções

4. Escolha os seus trunfos

Todos os profissionais têm aspetos que os diferenciam da generalidade dos candidatos. Talvez seja pela apetência para outros idiomas, porque domina uma certa linguagem de programação ou pela experiência numa determinada área. Seja qual for o seu caso, numa entrevista de emprego em que o tempo é limitado, é essencial ter os seus pontos fortes bem claros.

Escolha os 3 a 5 “trunfos” mais relevantes para a função e faça questão de os reforçar durante a entrevista.

5. Dê exemplos concretos

Os exemplos são a melhor forma de passar uma mensagem. Tenha um exemplo para cada ponto forte que apresentar. Pode dizer algo como “Tenho boas habilidades de comunicação. Por exemplo, persuadi um cliente a …”. Desta forma ajuda o entrevistador a explicar como utiliza as suas competências na prática em prol da empresa.

Artigo relacionado: 10 dicas práticas para fazer o CV

6. Comece a entrevista de emprego com força

Alguns estudos indicam que os entrevistadores formam uma opinião sobre os candidatos nos primeiros cinco minutos da entrevista – e depois passam o resto da entrevista à procura de aspetos que confirmem essa decisão. Comece a entrevista de emprego com energia e entusiasmo e expresse gratidão pelo tempo do entrevistador. Além disso, arranque com um comentário positivo sobre a empresa.

7. Explique porque quer o emprego

Esteja preparado para dizer ao entrevistador porque quer o emprego. Explique o que o motiva mais, porque gosta da empresa e do tipo de trabalho. Se um entrevistador achar que não está realmente interessado no trabalho, não fará uma oferta.

8. Esteja preparado para discutir expectativas de salário

Esteja preparado para dizer qual é a sua expectativa de salário, e porquê. Se não tiver certeza de qual é o nível salarial apropriado para a função, pode consultar ferramentas como o Glassdoor, em que utilizadores anónimos deixam opiniões e indicam uma gama de salário para cada indústria e experiência.

9. Pratique com uma pessoa antes da entrevista de emprego

Treinar sozinho ou em frente ao espelho tem as suas limitações. Não há melhor preparação para uma entrevista de emprego do que ensaiar com um amigo até que as respostas saiam de forma fluída. À medida que começa a praticar, vai começar a ganhar confiança. 

10. Seja assertivo durante a entrevista de emprego

Talvez devido a uma tentativa de ser educado, alguns candidatos tornam-se excessivamente passivos durante as entrevistas de emprego. Mas uma entrevista é como qualquer outra conversa. Não cometa o erro de ficar na expectativa, à espera que lhe coloquem aquela questão em que iria arrasar. É sua responsabilidade garantir que o recrutador saia da entrevista de emprego com uma noção clara dos seus pontos fortes.

11. Faça perguntas inteligentes

As entrevistas de emprego são a oportunidade para colocar questões sobre como é a vida na empresa. Estas perguntas não são apenas uma questão de boa educação – são esperadas pelos entrevistadores e demonstram motivação. Por exemplo, peça ao recrutador para explicar as responsabilidades que a função acarreta, como será medido o desempenho, e quais os desafios que a empresa enfrenta atualmente. 

As entrevistas de emprego são momentos tensos por natureza. Cada palavra, olhar e atitude são avaliados. Por isso, é natural que se sinta desconfortável e até apreensivo. Mas não deixe que essas sensações negativas o dominem. Siga estas dicas práticas para conquistar os entrevistadores.

E se está à procura de emprego, inscreva-se no OLX para dar mais visibilidade ao seu perfil. Aqui pode encontrar o seu próximo emprego em áreas tão diversas como Comercial, Construção Civil, IT e Telecomunicações, Marketing, Contabilidade e muitas, muitas outras.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário