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Cyber Monday 2020: dicas para aumentar as suas vendas

Cyber Monday

Nos últimos cinco anos, o custo de aquisição de novos clientes aumentou mais de 50%. O que significa que as marcas têm de investir 1.5 vezes mais conseguir um cliente do mesmo valor do que há 5 cinco anos atrás, em parte devido ao aumento da concorrência online.

Este ano, a pandemia vai aumentar a trazer ainda mais marcas para a arena digital e todas as oportunidades devem ser aproveitadas para chegar aos clientes. A Cyber Monday 2020 é uma delas e os números explicam porquê: 60% das pessoas adiam ou antecipam as compras para coincidir com estas datas e o consumidor médio aloca um orçamento de 281 euros à Black Friday e Cyber Monday.

Dicas para aumentar as vendas com a Cyber Monday 2020 (com rentabilidade)

Escolha os produtos a colocar em desconto

7 em cada 10 compradores não têm certeza do que comprar na Cyber Monday. Por isso é essencial que selecione alguns produtos chave aos quais dar destaque (e descontos).

Aqui ficam algumas dicas:

  • Se participou na Cyber ​​Monday no ano passado, a primeira etapa é analisar os dados de vendas para identificar o que funcionou melhor. 
  • Utilize as informações para fazer alterações nos layouts e descrições dos produtos existentes.
  • A maioria dos consumidores espera encontrar descontos entre 25-50%.
  • Antecipe as oportunidades de cross-selling e up-selling nos artigos com maior desconto. Se vai colocar um produto à venda com uma promoção elevada, garanta que a sua loja online sugere os produtos certos para os clientes continuarem a comprar.
  • Os descontos devem estar claramente visíveis na loja online, na homepage e em locais de destaque.

Escolha com antecedência os produtos e preços a promover.

Crie descrições de produtos que levam à conversão

As descrições dos produtos devem incutir urgência. Lembre às pessoas que têm apenas uma determinada janela para obter os melhores descontos:

  • Se o produto é de uma marca conhecida, coloque o nome numa posição de destaque – funciona para dar credibilidade à loja, para beneficiar o ranking nas pesquisas do Google e gerar mais pesquisas e vendas.
  • Selecione as palavras chave a utilizar, relacionadas com a Cyber Monday, e coloque-as no título e descrições dos produtos.
  • Faça uma auditoria rápida às categorias e listagens de produtos para garantir que estão atualizadas. Não há nada pior do que anunciar um produto que não pode entregar.

Facilite o checkout

Ofereça o máximo de meios de pagamento, evite formulários demasiado longos, verifique e teste o processo de checkout – estas são apenas algumas dicas para permitir que os seus clientes finalizem a compra o mais depressa possível.

Otimize a presença nas redes sociais

As redes sociais são essenciais para dar a sua conhecer as promoções de Cyber Monday. Na Black Friday 2018, 42% das marcas que marcou presença no Facebook registou um aumento de vendas face a um fim-de-semana médio.

  • Garanta que os perfis estão atualizados, de preferência com uma imagem própria para o evento que destaque os descontos;
  • Verifique se os links para a sua loja online estão a funcionar;
  • Dê destaque aos produtos com maior desconto;
  • Escolha imagens com boa qualidade;
  • Comece a publicar alguns dias antes da Cyber Monday.

Reforce o email marketing

Para muitas pessoas, o email continua a ser um dos meios preferenciais para obter informações sobre descontos e promoções.

  • Procure soluções de email padronizadas e que já estejam preparadas para funcionar em vários dispositivos;
  • Comece pelo menos uma semana antes da Cyber Monday a realizar envios;
  • Escolha as melhores imagens e descontos para colocar na newsletter;
  • Considere um código de desconto para quem o visita através da newsletter.

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Descarregue a nossa checklist para se preparar para a Cyber Monday

Para que não se esqueça de nada na preparação do Cyber Monday, criamos uma checklist simples. Aqui ficam alguns elementos a não esquecer. Pode descarregar o ficheiro completo aqui.

O quê?ImpactoDuração
✅ Defina a duração da campanha: durante todo o fim-de-semana, um dos dias ou apenas algumas horasMédio1 semana
✅ Crie uma previsão de vendas e coloque as encomendas aos fornecedores, tendo em conta que muitos trabalham acima da capacidade nesta épocaElevado1 semana
✅ Defina a sua política de envios gratuitos e de devoluções – é aplicável a todos os artigos ou apenas a alguns? Abrange apenas compras acima de um certo valor ou até uma distância limitada? Sabia que as entregas gratuitas são o principal incentivo às compras online para 9 em 10 clientes?Elevado1 a 2 semanas
✅ Crie ofertas personalizadas – por tipo de cliente, por exemplo. Escolha que produtos e com que descontoElevado1 a 2 semanas
✅ Crie guias de oferta: prepare conteúdos que dêem sugestões de prendas – para o natal, para renovar a tecnologia em casa, para empresasMédia1 a 2 semanas
✅ Garanta a exatidão dos dados de stocks. A alternativa será fazer um inventário prévioElevado1 a 2 semanas
✅ Compare com a concorrência. Defina os preços para os artigos a escoar, comparando com o PVP da concorrência. Assim garante um preço competitivo com os principais concorrentes em artigos com as mesmas característicasElevado1 a 2 semanas

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