Nos últimos cinco anos, o custo de aquisição de novos clientes aumentou mais de 50%. O que significa que as marcas têm de investir 1.5 vezes mais conseguir um cliente do mesmo valor do que há 5 cinco anos atrás, em parte devido ao aumento da concorrência online.
Este ano, a pandemia vai aumentar a trazer ainda mais marcas para a arena digital e todas as oportunidades devem ser aproveitadas para chegar aos clientes. A Cyber Monday 2020 é uma delas e os números explicam porquê: 60% das pessoas adiam ou antecipam as compras para coincidir com estas datas e o consumidor médio aloca um orçamento de 281 euros à Black Friday e Cyber Monday.
Dicas para aumentar as vendas com a Cyber Monday 2020 (com rentabilidade)
Escolha os produtos a colocar em desconto
7 em cada 10 compradores não têm certeza do que comprar na Cyber Monday. Por isso é essencial que selecione alguns produtos chave aos quais dar destaque (e descontos).
Aqui ficam algumas dicas:
- Se participou na Cyber Monday no ano passado, a primeira etapa é analisar os dados de vendas para identificar o que funcionou melhor.
- Utilize as informações para fazer alterações nos layouts e descrições dos produtos existentes.
- A maioria dos consumidores espera encontrar descontos entre 25-50%.
- Antecipe as oportunidades de cross-selling e up-selling nos artigos com maior desconto. Se vai colocar um produto à venda com uma promoção elevada, garanta que a sua loja online sugere os produtos certos para os clientes continuarem a comprar.
- Os descontos devem estar claramente visíveis na loja online, na homepage e em locais de destaque.
Escolha com antecedência os produtos e preços a promover.
Crie descrições de produtos que levam à conversão
As descrições dos produtos devem incutir urgência. Lembre às pessoas que têm apenas uma determinada janela para obter os melhores descontos:
- Se o produto é de uma marca conhecida, coloque o nome numa posição de destaque – funciona para dar credibilidade à loja, para beneficiar o ranking nas pesquisas do Google e gerar mais pesquisas e vendas.
- Selecione as palavras chave a utilizar, relacionadas com a Cyber Monday, e coloque-as no título e descrições dos produtos.
- Faça uma auditoria rápida às categorias e listagens de produtos para garantir que estão atualizadas. Não há nada pior do que anunciar um produto que não pode entregar.
Facilite o checkout
Ofereça o máximo de meios de pagamento, evite formulários demasiado longos, verifique e teste o processo de checkout – estas são apenas algumas dicas para permitir que os seus clientes finalizem a compra o mais depressa possível.
Otimize a presença nas redes sociais
As redes sociais são essenciais para dar a sua conhecer as promoções de Cyber Monday. Na Black Friday 2018, 42% das marcas que marcou presença no Facebook registou um aumento de vendas face a um fim-de-semana médio.
- Garanta que os perfis estão atualizados, de preferência com uma imagem própria para o evento que destaque os descontos;
- Verifique se os links para a sua loja online estão a funcionar;
- Dê destaque aos produtos com maior desconto;
- Escolha imagens com boa qualidade;
- Comece a publicar alguns dias antes da Cyber Monday.
Reforce o email marketing
Para muitas pessoas, o email continua a ser um dos meios preferenciais para obter informações sobre descontos e promoções.
- Procure soluções de email padronizadas e que já estejam preparadas para funcionar em vários dispositivos;
- Comece pelo menos uma semana antes da Cyber Monday a realizar envios;
- Escolha as melhores imagens e descontos para colocar na newsletter;
- Considere um código de desconto para quem o visita através da newsletter.
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Descarregue a nossa checklist para se preparar para a Cyber Monday
Para que não se esqueça de nada na preparação do Cyber Monday, criamos uma checklist simples. Aqui ficam alguns elementos a não esquecer. Pode descarregar o ficheiro completo aqui.
O quê? | Impacto | Duração |
✅ Defina a duração da campanha: durante todo o fim-de-semana, um dos dias ou apenas algumas horas | Médio | 1 semana |
✅ Crie uma previsão de vendas e coloque as encomendas aos fornecedores, tendo em conta que muitos trabalham acima da capacidade nesta época | Elevado | 1 semana |
✅ Defina a sua política de envios gratuitos e de devoluções – é aplicável a todos os artigos ou apenas a alguns? Abrange apenas compras acima de um certo valor ou até uma distância limitada? Sabia que as entregas gratuitas são o principal incentivo às compras online para 9 em 10 clientes? | Elevado | 1 a 2 semanas |
✅ Crie ofertas personalizadas – por tipo de cliente, por exemplo. Escolha que produtos e com que desconto | Elevado | 1 a 2 semanas |
✅ Crie guias de oferta: prepare conteúdos que dêem sugestões de prendas – para o natal, para renovar a tecnologia em casa, para empresas | Média | 1 a 2 semanas |
✅ Garanta a exatidão dos dados de stocks. A alternativa será fazer um inventário prévio | Elevado | 1 a 2 semanas |
✅ Compare com a concorrência. Defina os preços para os artigos a escoar, comparando com o PVP da concorrência. Assim garante um preço competitivo com os principais concorrentes em artigos com as mesmas características | Elevado | 1 a 2 semanas |
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