Sou Pro

Os melhores cursos online para empreendedores

Os melhores cursos online para empreendedores

Os cursos online são mais do que uma moda ou capricho, são uma necessidade de todas as empresas. Portugal está atrás de quase todos os países desenvolvidos no que toca à aprendizagem ao longo da vida. Mais da metade dos adultos portugueses não concluíram o ensino secundário, uma taxa mais alta do que qualquer outro país da OCDE, exceto Turquia e México.

Os investimentos de Portugal na educação e no desenvolvimento de competências nas últimas décadas estão a impactar os mais jovens, mas muitos adultos ficaram para trás. Os empreendedores não são imunes. Precisam de se manter atualizados, bem como de ajudar as suas equipas a fazê-lo. Esta necessidade pode ditar a sobrevivência de um negócio.

As vantagens para as empresas dos cursos online

As empresas mais inovadoras operam num contexto de grande transformação, em que tudo muda no espaço de meses. Mas, absorvidos pelo dia-a-dia, poucos são os empreendedores que conseguem reservar tempo para o desenvolvimento de competências. Para agravar a situação, na maioria dos casos não conseguimos identificar as nossas próprias carências em termos de conhecimentos, até que somos confrontados com elas. Por outras palavras, muitos empreendedores só se apercebem de que necessitam de reforçar competências quando já é tarde de mais.

Ao ignorar a necessidade de se atualizarem, as empresas estão a colocar o seu futuro em risco, e a expor-se a ultrapassagens pela concorrência mais informada. No entanto, a chegada da pandemia significou, para muitos, mais tempo disponível para atualizar os seus conhecimentos. Por outro lado, a revolução digital também chegou aos prestadores educacionais e fez disparar a oferta de cursos online.

Como consequência, os empreendedores têm hoje à sua disposição recursos inéditos para se manterem na linha da frente do seu setor.

Melhores apps para empreendedores que ainda não conhece

Cursos online para empreendedores

Para muitos empreendedores, o formato tradicional de sala de aula não é opção. Simplesmente não há tempo. Muito menos num regime de teletrabalho, em que é difícil para os colaboradores manterem-se atentos e focados numa longa apresentação.

Durante a pandemia, não foram só as empresas a passar para o digital. Também as universidades, institutos e formadores abraçaram novas formas de ensino. Como consequência, multiplicaram-se o número de cursos online para empreendedores. Estes são alguns dos melhores.

Liderança na Harvard Business School

Regularmente classificada entre as melhores escolas de negócios do mundo, a Harvard Business School tem cursos online sobre liderança de empresas. Melhor, oferecem uma grande variedade de opções gratuitas.

As aulas são abertas a todos que desejam avançar nas suas carreiras, e cobrem conceitos básicos de negócios. Os professores são líderes de empresas e investigadores reconhecidos que abordam tópicos como os fundamentos do empreendedorismo e os princípios de liderança, entre muitos outros. Uma ótima forma de atualizar o seu conhecimento e o da sua equipa, aprendendo com os melhores.

Inovação na Y Combinator

Os cursos online de inovação são uma boa opção para todos os empreendedores que procuram aprofundar conhecimentos sobre o processo de inovação, desde o brainstorming inicial e idealização, até ao dimensionamento de um negócio em pleno funcionamento, além de aspetos como financiamento ou lançamento.

Entre outras coisas, o currículo deste tipo de cursos online geralmente inclui:

  • Como avaliar ideias. Se ainda não tem uma ideia ou não tem certeza se a ideia é viável, estes cursos online ensinam a avaliar a viabilidade das ideias.
  • Como gerar ideias. Para aprender estratégias para encontrar problemas que precisam ser resolvidos.
  • Como planear um MVP. Construir um produto mínimo viável (MVP) que possa colocar no mercado antes do lançamento.
  • Como lançar um negócio. Aprender como lançar rapidamente e continuar a aperfeiçoar um produto.

Marketing digital na Skillshare

Os cursos online da Skillshare são ideais para quem está agora a entrar no mundo do marketing digital. São rápidos, o que os torna uma excelente escolha para empreendedores ocupados e com pouco tempo.

Praticamente todos os negócios precisam de conhecimentos básicos de marketing digital. Este curso é uma ótima introdução a temas como SEO (search engine optimization), para aumentar a visibilidade do site da sua empresa, gerar visitantes e leads.

Mas o curso vai mais além e cobre muitas outras áreas da presença digital da sua marca.

Os 7 melhores livros de empreendedorismo

Cursos online no OLX

O OLX também disponibiliza uma grande variedade de cursos online para empreendedores. Estes cursos têm a vantagem de serem mais adaptados à realidade portuguesa.

Aqui ficam algumas das opções:

  • Marketing digital: Para adquirir competências técnicas que o tornem capaz de utilizar os meios digitais disponíveis, para o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing e comunicação digital.
  • Contabilidade, Fiscalidade e Gestão Administrativa: Para compreender como gerir melhor uma empresa e dominar os aspetos administrativos indispensáveis a qualquer gestor.
  • Segurança no trabalho: Este curso online vem dar resposta à legislação que obriga a grande maioria das médias e grandes empresas a ter nos seus quadros, Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho ou a recorrer aos serviços de empresas especializadas nesta área.
  • Gestão de recursos humanos: Para aprender a recrutar, manter e desenvolver talento na sua organização. Um conjunto de técnicas e competências universais.

Consulte a lista completa de cursos aqui.

As melhores organizações criam uma cultura de aprendizagem contínua entre os seus colaboradores. Os cursos online são uma forma de materializar essa prioridade, que é mais compatível com o dia-a-dia das pessoas do que o formato de ensino tradicional, e que ajuda os colaboradores a manterem-se atualizados e produtivos.

Aderir aos cursos online pode determinar o sucesso de uma empresa a longo prazo, ajudar a contratar e reter talento, formar a próxima geração de líderes e promover a inovação dentro da empresa.

O OLX é o parceiro digital de todas as empresas que procuram aceder a cursos online, ou mesmo passar a disponibilizá-los.

Sendo o maior marketplace do país, com mais de 80.000 utilizadores por dia, é também uma excelente forma de testar as soluções que os empreendedores retiram dos seus cursos, incluindo novas ideias de negócio. Como é tão fácil e barato de arrancar, com apenas o preenchimento deste formulário, é simples passar da teoria à prática, numa questão de dias. Pronto para começar?


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário