Sou Pro

O que são as criptomoedas e quais as vantagens?

O que são as criptomoedas e quais as vantagens

Para muitas pessoas, as criptomoedas ainda estão longe de fazer parte do dia-a-dia. Contudo, à medida que conquistam novos adeptos, aumenta a abrangência de produtos que podem ser adquiridos com esta moeda. Descubra o que são as criptomoedas, quais as vantagens e como as utilizar.

O que são as criptomoedas e quais as vantagens?

As criptomoedas são um meio de pagamento digital e encriptado, ou seja, protegido por um algoritmo matemático de extrema complexidade. Uma característica determinante das criptomoedas é que não são emitidas por nenhuma autoridade central, tornando-as teoricamente imunes à interferência ou manipulação do governo.

As criptomoedas representam um novo paradigma descentralizado de dinheiro. Neste sistema, os intermediários, como as instituições financeiras, não são necessários para garantir transações seguras entre duas partes. Um sistema com criptomoedas elimina o risco de que um único elo na cadeia, como um banco, desencadeia uma sucessão de crises em todo o mundo, como a que aconteceu em 2008.

Como não utilizam intermediários, as transferências de criptomoedas são mais rápidas em comparação com as transferências padrão. Para além disso, investir em criptomoedas pode ser uma fonte de rendimento – como atestam as valorizações aceleradas dos últimos anos. Por fim, criptomoedas como o Bitcoin (a primeira e mais conhecida) estão a facilitar as transferências entre diferentes países.

Quanto maior é a procura por esta nova forma de pagamento, maior a oferta de empresas e instituições que aceitam para comprar produtos e serviços.

Artigo relacionado: Estes são os métodos de pagamento online favoritos dos portugueses

O que posso comprar com criptomoedas em todo o mundo?

São variados os setores de comércio em Portugal que aceitam criptomoedas como meio de pagamento. Para uma lista completa e exaustiva de todos os locais de Portugal aderentes à criptomoeda, o site Coinmap é uma excelente ajuda; com esta plataforma poderá localizar negócios consoante a área geográfica, em todo o mundo. Prepare-se para ser surpreendido, pois vai encontrar uma grande variedade de opções.

Viagens e lazer

Se é um amante de viagens, vai gostar de saber que pode marcar um voo na Cheap Air, alugar um carro ou reservar um hotel na Expedia, e comprar um automóvel elétrico Tesla. Todas estas marcas aderiram à nova moeda digital. Por outro lado, se gosta de ocupar os seus tempos livres com jogos, pode comprar a assinatura do Xbox Live com criptomoedas, ou qualquer jogo e add-on. O mesmo se aplica à PlayStation Network.

Lojas online

As grandes marcas de moda também estão presentes na Showroomprive com pagamento por criptomoeda. A GearBest, loja online que disponibiliza produtos eletrónicos de consumo, também aderiu a esta forma de pagamento. Já a Overstock, loja com uma ampla variedade de produtos, desde computadores, eletrodomésticos a relógios e mobiliário, também permite pagamento via criptomoeda.

Cartões-presente

Uma utilização interessante que poderá fazer das suas criptomoedas são os cartões-presente, sobretudo para compras em lojas que não aceitem diretamente esta moeda digital, como é o caso da Amazon, Netflix, eBay, iTunes ou Airbnb. Por exemplo, o gigante internacional Bitrefill permite a aquisição de vouchers em mais de 1000 marcas, em 170 países de todo o mundo. Outras empresas onde poderá comprar facilmente cartões-presente com criptomoedas é a eGyfter, Purse ou Gyft, que vale a pena explorar.

Organizações sem fins lucrativos

Algumas entidades humanitárias também aderiram a esta moeda digital. Um exemplo disso é a Save the Children, a organização sem fins lucrativos que luta pelas crianças mais desfavorecidas. Ainda, a Greenpeace, organização que atua internacionalmente em questões relacionadas com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, também recebe donativos em criptomoedas, mas neste caso por intermédio da plataforma Bitpay.

Quais são os riscos das criptomoedas?

É certo que o mercado da moeda digital tem vindo a ganhar cada vez mais terreno. Contudo, os especialistas alertam para os eventuais riscos associados. Dado que não existe enquadramento legal ou regulamentação, não existe obrigatoriedade legal de registo das entidades que operam com esta moeda, nem há qualquer tipo de supervisão prudencial ou comportamental. Da mesma forma, não existe proteção legal que assegure direitos de reembolso ao consumidor; ou seja, está por sua conta e risco.

OLX Business, o melhor da internet sem riscos

Será que já chegou o momento da sua empresa aceitar pagamentos em criptomoedas? Essa decisão dependerá de vários fatores, como a capacidade técnica para o fazer, as preferências dos clientes e, claro, a capacidade para utilizar esta forma de pagamento para pagar as contas.

Em qualquer dos casos, com o OLX Business pode aproveitar o melhor da internet sem riscos. É possível começar a vender mais online, sem burocracias, e com meios de pagamento variados e seguros. O OLX Business dá à sua empresa acesso direto ao maior portal de classificados de Portugal, com 15 milhões de visitantes mensais – o OLX.

Será a criptomoeda o dinheiro do futuro? Só o tempo dirá. Enquanto isso, pode começar já a dar bom uso às suas criptomoedas com esta lista de sugestões.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário