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Como vender nas redes sociais para a Black Friday

Mulher a trabalhar no laptop

Já faltam poucos dias para a Black Friday (a 27 de novembro) e, por esta altura, muitos negócios estão em fase de preparação para aquele que será um dos fins-de-semana de maiores vendas do ano.

Porquê participar na Black Friday?

Os números da Black Friday falam por si. Já não se trata apenas de uma moda nos EUA – a maioria dos portugueses já estão familiarizados e aguardam por estes dias para fazer compras- Para o seu negócio, os benefícios também são quantificáveis. Sabia que:

Para muitas empresas, a Black Friday é a oportunidade para equilibrar as contas e impulsionar os resultados do ano. Para além disso, é uma oportunidade para se dar a conhecer a uma comunidade alargada, escoar stock antigo e mostrar criatividade aos seus clientes.

O OLX, com mais de 80.000 clientes por dia, é um aliado importante para qualquer estratégia de Black Friday:

  • Muitos clientes ainda têm receio de comprar através de lojas online com as quais não estão familiarizados. Ao vender através do OLX, está a transmitir confiança e a facilitar o processo de compra. 
  • Pode fazer envios sem sair de casa, e aceitar pagamentos à cobrança, através da parceria entre o OLX e os CTT.
  • Com um perfil OLX Pro pode criar uma página personalizada para a sua marca, com o seu logo, cores e produtos.

Como preparar o Black Friday

Para o ajudar a preparar tudo o que precisa, das redes sociais às políticas de devolução, criamos uma checklist de preparação de Black Friday, que pode consultar e descarregar.

Como já vem a ser habitual, a presença nas redes sociais é essencial para atingir os objetivos deste fim-de-semana. Este ano, espera-se que as compras em mobile cresçam acima de 10% pelo que a presença em social media é ainda mais importante.

Orientar as redes sociais para o Black Friday

Aqui ficam algumas dicas essenciais para preparar as suas redes para o Black Friday:

1# Atualize os perfis nas redes sociais

Ao planear a sua estratégia de redes sociais, comece pelos perfis. Coordene as suas contas nas várias redes para garantir que todas as fotos de perfil, banners, biografias, descrições e links estão atualizados para anunciar as promoções de Black Friday.

Como o fazer:

  • As fotos de capa são a primeira coisa que as pessoas notam. Crie imagens personalizadas para se promover apenas para a Black Friday.
  • Atualize a biografia ou o botão de call-to-action para incluir um link direto personalizado à Black Friday.
  • Crie um post no Facebook, Instagram, Linkedin ou Twitter a anunciar a sua melhor oferta e fixe-a no topo do seu feed. Desta forma, será sempre a primeira coisa que as pessoas vêm no seu perfil durante o fim de semana.

2# Crie um sentido de urgência

Durante a Black Friday a escolha é muita, as promoções estão um pouco por todo o lado e os consumidores podem-se sentir perdidos entre tanta escolha. Para que a sua presença nas redes sociais se traduza em vendas é essencial criar um sentido de urgência, que leve os clientes a aproveitar a sua oferta, agora, em vez de esperar para ver o que surge a seguir.

Estas são algumas formas de o fazer:

  • Escolha palavras relacionadas com tempo ou escassez. Expressões como “hoje”, “promoção exclusiva”, “agora” estimulam os consumidores a agir. No entanto, não exagere. Os clientes podem tornar-se imunes a este tipo de linguagem. 
  • Comece cedo (por exemplo, uns dias antes) e certifique-se de que os clientes sabem que o que está a anunciar estará disponível apenas por um período limitado ou enquanto durar o stock.
  • Crie alertas: cronómetros em contagem decrescente, mensagens com o stock disponível, alertas de cada vez que alguém faz uma compra – relembre os visitantes de que o tempo está a passar e que as suas campanhas de Black Friday não duram para sempre.

3# Prepare-se para responder às perguntas nas redes sociais

Normalmente, nos dias antes, durante e após a Black Friday surgem muitas questões dos clientes. O número de contactos nas redes sociais aumenta – tanto via mensagens privadas como comentários – e deve estar preparado para responder de forma rápida.

Para se preparar, faça o seguinte:

  • Crie alertas nas suas redes para ser notificado por email, notificação ou sms de cada vez que surge um novo comentário ou mensagem.
  • Identifique previamente as perguntas que lhe podem colocar e aproveite os automatismos que o Facebook e Instagram disponibilizam para responder automaticamente. 
  • Se preferir não automatizar as respostas, tenha-as guardadas num ficheiro a partir do qual possa copiar e colar (e adaptar a cada caso) e assim acelerar e uniformizar as respostas.
  • Antecipe o que pode correr mal (por exemplo, atrasos nas entregas, falhas dos fornecedores, comentários negativos nas redes sociais) e tenha um plano previamente alinhado sobre como reagir. Faça o mesmo para o que pode correr bem (por exemplo, como vai responder a um elogio de um cliente?).

4# Planeie os conteúdos antecipadamente

A intensidade dos dias de Black Friday deixa pouco espaço para pensar nos conteúdos que vai publicar nas redes sociais. Por isso, é importante que prepare antecipadamente o que vai publicar, quando e onde.

Alguns dos temas a considerar:

  • Crie um plano de comunicação: atribua um dia e hora aos posts que vão sair antes, durante e depois do fim-de-semana. Prepare o copy, crie as imagens e, se possível, deixe tudo agendado para que não tenha de o fazer manualmente nos dias de Black Friday.
  • Crie e divulgue o código promocional: uma das formas mais simples de materializar os descontos Black Friday é através de um código promocional (por exemplo, BlackFriday2020). A maior parte das lojas online permite fazer o setup deste tipo de códigos com apenas alguns cliques. Prepare (e teste) o código com tempo e inclua-o nas suas publicações agendadas.
  • Use hashtags: associe os hashtags do momento às suas publicações (como #blackfriday2020, por exemplo). Desta forma, vai estar a chamar a atenção de quem procura os melhores descontos nesta altura.
  • Prepare guias de compras: crie guias de compras para cada tipo de cliente e finalidade de uso (por exemplo: “para os fãs de cinema em casa” ou “prendas de natal para quem tem tudo”) e inclua-os no seu plano de comunicação. Desta forma, simplifica a escolha de quem o está a começar a conhecer.
  • Ofereça entregas gratuitas: Para 9 em cada 10 clientes, as entregas gratuitas são um fator diferenciador na decisão de compra. No entanto, deve avaliar se existe um valor mínimo ou distância máxima a aplicar, no seu caso. Qualquer que seja a decisão, inclua-a claramente na sua comunicação.

5# Dê aos clientes uma razão para voltar

E depois da Black Friday? A experiência pós-venda é essencial e, neste ano em que muitos negócios vão ter uma presença online reforçada, pode ser um fator para distinguir as marcas de excelência.

Algumas formas de criar uma experiência pós-venda de excelência nas redes sociais:

  • Crie publicações para agradecer aos seus clientes.
  • Mostre interesse na experiência do cliente. Envie um questionário, por exemplo, para avaliar a satisfação dos clientes.
  • Automatize um pedido de review e comentário sempre que entrega uma encomenda.

A Black Friday é já a 27/novembro e, para muitos negócios, esta é uma oportunidade a não perder. O OLX Pro é o seu parceiro digital e permite-lhe começar a vender online para mais de 80.000 consumidores diários, sem preocupações.

Pronto para começar a vender mais com as redes sociais nesta Black Friday? Ainda vai a tempo. Otimize as suas redes sociais.


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