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7 dicas para ter uma newsletter de sucesso

dicas para ter uma newsletter de sucesso

A newsletter é uma das mais poderosas ferramentas de uma estratégia de marketing digital, e um excelente meio de divulgação de produtos, serviços, conteúdos e até eventos. Quando criadas corretamente, aumentam a visibilidade e o tráfego de um site, aumentam o número de visitantes e ajudam a manter um contacto regular com clientes e seguidores. Descubra como criar uma newsletter de sucesso com estas 7 dicas.

1. Clarifique o objetivo da newsletter

Antes de começar a criar uma newsletter, defina bem os objetivos que pretende atingir. Entre os indicadores mais comuns, estão as aberturas, os cliques, a conversão e o número de subscritores. Só depois de clarificados os principais indicadores e objetivos a atingir é que deve começar a estruturar a newsletter em função disso.

2. Defina o público-alvo da newsletter para chegar ao cliente certo

Analise de forma minuciosa o público-alvo que pretende atingir e adeque o conteúdo a um segmento do seu público. Trate cada segmento de forma personalizada e evite enviar newsletters de forma massiva.

Artigo relacionado: O que é um público-alvo?

3. Planeie o conteúdo da newsletter

Decida que tipo de newsletter quer enviar e planeie o conteúdo a apresentar. Para além disso, é importante definir a quantidade de informação a apresentar. O excesso de artigos, imagens, títulos e botões pode ser confuso e dispersar a atenção dos utilizadores. No entanto, se for demasiado simples pode transparecer uma imagem de estar a ser demasiado vago.

Não se esqueça de incluir os CTA – “call-to-action” ou botões que levam à ação – ao longo do texto. Estes têm de estar evidentes, com cores e texto apelativos em locais estratégicos.

4. Escolha uma ferramenta de criação da newsletter

Escolha uma ferramenta para a construção e envio da sua newsletter. Desta forma, tornará o processo mais fácil, prático e eficiente. Existem ferramentas gratuitas e pagas pelo que é importante escolher a que melhor se adaptar ao seu orçamento e necessidades.

Por exemplo, se tiver uma lista de emails muito grande opte pela GetResponse. Tem uma ampla funcionalidade a um preço atrativo, além de que é completamente em português. Conta ainda com a produção de landing pages, construção de formulários, caixa de entrada com pré-visualização do conteúdo e opções de análise geral de performance.

5. Ajuste a frequência de envio da newsletter

Defina a frequência de envio em função dos objetivos, mas sem exagerar. Não canse os clientes com informação a mais, mas também não lhes dê tempo para se esquecerem de si. Faça pelo menos um envio mensal e considere aumentar a frequência se a dinâmica do negócio o justificar. Por exemplo, se gere uma loja de roupa e receber novas peças de 15 em 15 dias, envie uma newsletter nessa altura a mostrar as novidades.

6. Acrescente conteúdo relevante com a newsletter

O conteúdo da sua newsletter não deverá ser excessivamente promocional. Ou seja, não exagere na vertente comercial e na apresentação dos produtos ou serviços. Procure transformar a informação em algo útil e pertinente para os seus clientes. É importante que não se sintam apenas consumidores e um meio para ganhar dinheiro. Faça com que as pessoas se sintam envolvidas e uma parte fundamental da marca.

7. Cuide o tom e o design da newsletter

O tipo de linguagem da newsletter deve ser leve e informal. Já o conteúdo tem de ser dinâmico, criativo e interativo acompanhado por um design simples, “clean” e de fácil leitura. É essencial haver um equilíbrio entre texto e imagem. Introduza títulos curtos e apelativos. Privilegie a leitura e transmita mensagens simples e assertivas.

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Depois de enviar as newsletters, siga uma abordagem científica e acompanhe os resultados atingidos. A cada envio, perceba se atingiu o objetivo a que se propôs, acompanhe as taxas de abertura, os links mais clicados e se algum dos subscritores desistiu de o seguir. Experimente ligeiras variações de design, copy e estilo para testar a reação do público. E vá melhorando o desempenho das newsletters.

Como? Seguindo estas dicas simples: defina bem o conteúdo, utilize a ferramenta certa, envie com o intervalo adequado, faça o cliente sentir-se importante, crie um texto e design apelativo e defina bem o objetivo e público-alvo.

Agora que já sabe como enviar newsletters de sucesso, está pronto para chegar a mais clientes. Se ainda não aderiu ao OLX Pro, crie o seu perfil, conheça todas as vantagens e comece ainda hoje o seu negócio online.


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