Sou Pro

Como aplicar o vídeo marketing no seu negócio

Como aplicar o vídeo marketing no seu negócio

O vídeo marketing é uma estratégia eficaz para captar a atenção de um público-alvo. À medida que a captação e edição de vídeos se torna cada vez mais acessível, com ferramentas disponíveis até nos smartphones, o vídeo marketing ganha adeptos em diferentes áreas de negócio.

Mas será que resulta? Afinal, se uma imagem vale mais do que mil palavras, quanto valerá um vídeo? Os números do ecommerce oferecem uma possível resposta: 64% dos consumidores referem que o vídeo influenciou diretamente a decisão de comprar um produto ou serviço. A reforçar essa importância, os dados mostram que basta acrescentar um vídeo numa página para duplicar o número de pessoas que descobrem um site através do Google. Há muito que o video marketing é mais do que uma tendência ou um luxo de marcas grandes – neste momento, já representa mais de 80% do tráfego na internet.

Para quem gere um negócio com presença online, o vídeo marketing representa uma solução para melhorar a presença digital, aumentar visitas, leads e, finalmente, vendas. Mas em que consiste exatamente o video marketing e como pode ser aplicado ao seu negócio?

O que é o vídeo marketing?

O termo vídeo marketing refere-se à utilização de vídeos na comunicação de uma empresa – seja em publicações nas redes sociais, no site e blog, em landing pages ou em campanhas de anúncios.

O vídeo marketing pode abranger diferentes aspetos da marca, como a sua história, os produtos ou serviços, testemunhos de clientes, tutoriais que explicam como algo funciona, uma apresentação de resultados, colaboradores, instalações ou casos de estudo ou vídeos de animação demonstrativos.

Quando disponível, este tipo de conteúdo digital é consultado por cerca de 85% dos clientes, antes de tomarem uma decisão de compra. Numa altura em que o primeiro contacto é cada vez mais digital, o vídeo marketing ajuda a construir uma relação de confiança entre empresa e cliente.

Email marketing: está a tirar partido da sua lista de emails?

As vantagens de utilizar o vídeo marketing no seu negócio

O vídeo marketing é versátil, identificável e memorável – e é a melhor forma de impactar um público variado, com um curto período de atenção.

Mais tráfego

O vídeo marketing tem como objetivo gerar mais tráfego, mantendo o público envolvido. Cerca de 70% dos clientes prefere assistir a um vídeo a ler um texto ou e-mail. Por outro lado, o vídeo marketing permite aferir os resultados com relativa facilidade. As estatísticas de visualizações e interação com os vídeos ajudam a perceber o que funciona e corrigir para a próxima produção.

Crescimento orgânico

As pessoas são mais propensas a partilhar vídeos porque são fáceis de entender. Além disso, os links para esses vídeos podem ser adicionados a redes sociais para aumentar as visualizações. Desta forma, a marca cresce de forma orgânica.

Geração e conversão de leads

Com o uso de formulários, é possível criar leads a partir de um vídeo de marketing informativo. Estes links garantem que o cliente acompanha e analisa os serviços que oferece.

Influencer Marketing: realmente funciona?

Como implementar o vídeo marketing

Começar no mundo do vídeo marketing é cada vez mais acessível. No entanto, a concorrência tem vindo a aumentar – hoje em dia, um utilizador médio de internet é confrontado com cerca de 30 vídeos por dia. Por isso, é importante saber como fazer o seu vídeo sobressair.

Aqui ficam algumas boas práticas a seguir:

1# Comece pelo guião

O guião é a estrutura do vídeo, e deve ser o primeiro passo. Quanto mais tempo gastar a definir o tom de voz que vai utilizar, a escolha de palavras e como procura que o público interaja com o vídeo, melhor será o resultado final.

2# Evite filmar contra uma parede branca

As paredes brancas tornam o vídeo aborrecido. Evite também os adereços claramente forçados que fazem o vídeo parecer falso, como plantas artificiais ou a clássica estante de livros. Em vez disso, invista num fundo de papel de cor para cobrir uma das paredes de uma sala comum e transformá-la num estúdio de gravação. Desta forma, cria um espaço profissional.

3# Escolha a iluminação certa

São de evitar as luzes do teto, que criam sombras na cara das pessoas. Bloqueie a luz solar, que pode ter o mesmo efeito. Em vez disso, escolha um kit de luz simples que iluminam a cara de frente. Pode comprar um no OLX, a preços acessíveis e que se justificam pelo resultado profissional que dão aos vídeos.

4# Evite gravar numa sala vazia ou com ruído

As salas sem mobília criam eco, o que é incomodativo. À medida que se for familiarizando com o vídeo marketing pode investir em espumas ou cortiças para abafar o som, mas para começar, basta trazer alguns sofás ou instalar cobertores para minimizar o ruído. Desta forma, as ondas sonoras não “ressaltam” nas paredes nuas. Evite também locais com ruídos de fundo, seja o ar-condicionado, um zumbido elétrico ou o som de alguém a cortar a relva.

Se possível, encontre um local onde possa deixar o estúdio montado. Desta forma, torna o processo de gravação mais ágil, poupa tempo na gravação e até torna o vídeo mais espontâneo.

5# Não precisa de investir numa câmara profissional

Os smartphones atuais são mais do que suficientes para produzir vídeos profissionais em 4k, que suportam qualquer estratégia de vídeo marketing. A evolução tecnológica nesta área tem sido verdadeiramente surpreendente e, se tem um dos últimos modelos no bolso, não precisa de muito mais.

Ainda assim, existe uma área em que os smartphones não têm tanta capacidade de resposta – a estabilização do vídeo. Para evitar que o vídeo trema, compre um adaptador ou estabilizador portátil para o seu smartphone.

6# Não há substituto para a prática

Todos temos alguma razão para não aparecer em frente às câmaras pela primeira vez. Mas vai ver que as dúvidas se dissipam com a experiência. Vídeo após vídeo, ficará mais confiante nas suas capacidades. O importante é que não desista e que leve o processo até ao fim para que possa experimentar e ver resultados.

7# Edite como um profissional

Depois de gravar o vídeo, é hora de percorrer todos os takes e juntá-los para formar uma narrativa coesa. Editar pode parecer a parte mais desafiadora do processo de vídeo marketing, especialmente para quem nunca o fez antes, por isso a escolha do software é importante.

Existem opções de edição que vêm pré-instaladas no computador ou smartphone, como o iMovie ou o Windows Movie Maker. Mas para quem quer dar os primeiros passos num software de edição mais avançado, programas como o ScreenFlow, Adobe Premiere ou Final Cut são as melhores opções.

O vídeo marketing é uma das formas mais eficazes de dar a conhecer uma marca, produto ou serviço. Atrai visitantes, gera leads e vendas. E longe vão os tempos em que estava apenas à disposição de grandes marcas ou talentos do audiovisual. Mas para sobressair da concorrência crescente, é necessário seguir um conjunto de boas práticas e, acima de tudo, nunca desistir.

O OLX é o parceiro de todas as marcas que querem crescer no digital e pode ser uma parte essencial da sua estratégia de vídeo marketing. Ao registar o seu negócio como OLX Pro, pode publicar os vídeos nos anúncios ou na sua página personalizada. Depois, é esperar que os clientes vejam as suas produções e entrem em contacto. Tudo isto sem pagar qualquer comissão sobre as vendas. Pronto para começar? Basta preencher este formulário.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário