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Como aplicar inbound marketing no seu negócio

Como aplicar inbound marketing na sua loja online

Blogs, eventos, redes sociais, marketing de conteúdos – o que têm estas ferramentas de marketing em comum? Fazem parte de uma estratégia abrangente de atração de clientes chamada inbound marketing. Quando bem implementada, tem o condão de ser mais eficaz e barata do que qualquer outra forma de aquisição. Descubra em que consiste e como implementar de forma simples.

O que é o inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia para atrair clientes para um site ou loja online, através de conteúdo digital relevante. É materializado por via de artigos para blog, experiências digitais únicas, vídeos tutoriais ou materiais infográficos, entre muitos outros formatos.

O objetivo do inbound marketing é que os clientes cheguem até si de forma orgânica (sem anúncios pagos) e evitar que a marca fique demasiado dependente de publicidade nas redes sociais e no Google.

O público-alvo desta estratégia são pessoas que estão ativamente à procura de uma solução para resolver um problema ou necessidade concreta. É o oposto do outbound marketing, em que cria campanhas, anúncios ou newsletters para chamar a atenção de uma audiência que não está ativamente à procura de uma solução, e que não quer ser interrompida enquanto faz pesquisas online. É por este motivo que, tradicionalmente, o inboud marketing tem uma taxa de conversão superior a outros tipos de campanhas.

Imagine o seguinte cenário: está a gerir uma loja online e precisa de aumentar o tráfego, o número de visitantes por mês que o site recebe. Como o fazer? 

  1. Primeiro, atraia: crie conteúdo atualizado, original e único, que inclua os termos que serão mais provavelmente pesquisados.
  2. Depois, envolva. À medida que os novos conteúdos são publicados no blog e redes sociais, e os clientes começam a comentar e a interagir. Esteja preparado para dar respostas rápidas e enriquecedoras, e mantenha conversas de valor acrescentado.
  3. Por fim, surpreenda com soluções concretas e personalizadas para as necessidades que os clientes identificaram.

Desta forma, a probabilidade de converter, ou seja, de vender é mais elevada. E esta não é a única vantagem que espera as empresas que conseguem seguir este processo.

Vantagens do inbound marketing

Afinal, quão eficaz é o inbound marketing? Qual é o retorno que as marcas que investem na produção de conteúdos podem esperar? Aqui ficam algumas estatísticas reveladoras:

  • Em média, as leads obtidas através de inbound marketing têm um custo até 60% inferior ao de outras formas de marketing, como o outbound. 
  • Num inquérito recente a líderes de empresas, 80% reportou que prefere receber informações na forma de artigos do que através de anúncios.
  • As empresas que são uma referência em inbound marketing conseguem ser até 10 vezes mais eficazes na conversão online face às restantes organizações.
  • Após 5 meses de aplicação de inbound marketing consistente, o custo por novo cliente adquirido cai 80%, em médio, e o número de leads geradas aumenta em 50%.

Por todos estes motivos, o inbound marketing é uma estratégia cada vez mais procurada pelos responsáveis das empresas, em todos os setores e independentemente da dimensão. Numa altura em que a concorrência online é cada vez maior e que os custos de aquisição estão a subir de forma transversal, ser competitivo é também encontrar formas inovadores de chegar aos clientes.

Tipos de inbound marketing

Existe uma enorme diversidade de formatos de inbound marketing que pode aplicar no seu negócio, para se posicionar como uma autoridade no setor e atrair visitantes. Estes são alguns dos mais eficazes:

Blogs

Os artigos para blog, como este que está agora a ler, são uma ferramenta essencial de inbound marketing. Durante muitos anos, os blogs foram relegados para segundo plano – afinal, a escrita exige tempo e recursos e a quantificação dos resultados era complexa. Hoje, os artigos bem escritos, informativos e divertidos são valorizados pelos clientes como uma das formas mais eficazes que as marcas podem empregar para mostrar autoridade numa matéria. Em resposta, empresas por todo o mundo revitalizaram os blogs, e integraram-nos numa estratégia agressiva de aquisição de clientes por via de SEO (Search Engine Optimization).

SEO significa, em português, otimização para o motor de busca e é o que acontece quando cria um artigo para que possa ser corretamente “lido” pelo Google. O objetivo de uma estratégia SEO é conseguir posicionar determinadas keywords ou palavras-chave, aquelas que os clientes mais procuram, nos primeiros lugares dos resultados.

Por exemplo, para chegar a este artigo talvez tenha pesquisado algo como “O que é o inbound marketing?” no Google. E, se viu este artigo entre os primeiros resultados, então a estratégia funcionou – o motor de busca mais utilizado no mundo está a atribuir importância a esta peça, razão pela qual aparece à frente da concorrência.

Para o conseguir, certifique-se de que produz conteúdo original, de preferência com alguma profundidade, e que se concentra em resolver problemas e oferecer informações, em vez de apenas tentar vender. Os blogs que respondem a perguntas direcionam mais tráfego para o site e podem transformar a sua empresa numa fonte de informação credível para os clientes.

Vídeos

O vídeo é cada vez mais o formato favorito das audiências. E, para benefício das marcas e criadores, a quantidade e qualidade das ferramentas disponíveis para criação e edição de vídeos não para de aumentar. Esta é uma ferramenta versátil, que o pode ajudar a cobrir qualquer tópico, desde tutoriais a entrevistas.

Com vídeos, as estratégias de inbound marketing tornam-se mais humanas e personalizadas – os clientes tendem a valorizar quem “dá a cara” pelo produto e sentem uma confiança redobrada. Existe outro motivo para o crescimento do vídeo: funciona. Os profissionais de marketing que usam vídeo criam 66% mais leads qualificadas do que aqueles que não o fazem.

Como aplicar o vídeo marketing no seu negócio

Guias ou e-books

O conteúdo para download pode ser um recurso valioso para os clientes. Se está a tentar ajudar os clientes, os guias com soluções detalhadas são importantes.

Um guia ou e-book é muitas vezes utilizado numa estratégia de inbound marketing como forma de angariar contactos e de aumentar a mailing list da empresa. Provavelmente já lhe aconteceu – descarrega algo gratuitamente, mas primeiro tem de introduzir o email. E assim se gera uma lead.

O resultado final depende da qualidade do e-book. Se depois de descarregar a informação, o cliente perceber que o material não acrescenta nada de novo, pode sentir-se enganado. Por outro lado, se sentir que o ebook resolveu um problema ou que o esclareceu, pode voltar a contactar.

Redes sociais

As marcas que estão a iniciar uma presença digital tendem a usar as redes sociais apenas para se auto promover. As empresas com vários anos de experiência sabem que as redes sociais têm mais valor pelas conversas que por lá se fazem e que é isso que, muitas vezes, dá origem à conversão.

Os anúncios ou publicações excessivamente comerciais não iniciam conversas. Para isso, é necessário conteúdo surpreendente, divertido, que faça refletir ou que acrescente algo novo ao setor. E é aqui que entra o inbound marketing.

Procure sempre divulgar os artigos e peças que cria para o blog nas redes sociais. Interaja com as pessoas, comece conversas e envolva os clientes, parceiros e colegas de equipe.

Infográficos

Não dependa apenas das palavras para contar histórias. O conteúdo visual ajuda a transmitir informações complexas de uma maneira fácil de digerir.

Recorra a gráficos, esquemas e ilustrações para representar conceitos, processos e ideias. Para se posicionar como uma autoridade num tema, tem de o conseguir explicar de forma simples. Para o fazer, nada como usar materiais infográficos.

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