Sou Pro

Como anunciar a sua casa de férias

Casas de férias em Cascais

Está na altura de rentabilizar mais a sua casa de férias, dentro e fora de época. Para que o consiga fazer, um anúncio faz toda a diferença: é a porta de entrada para o aluguer frequente e ao preço justo pela sua casa.

8 dicas para promover a sua casa de férias

1. Um título que inspire e explique

Ao procurar uma casa de férias, a primeira coisa que as pessoas vêm é o título do anúncio. Para além, claro, do preço. Por isso, vamos começar por aqui.

O título deve ser conciso e realçar logo os aspetos mais importantes da casa de férias, nomeadamente:

  • Se é uma moradia ou apartamento;
  • Qual o número de divisões;
  • Alguma característica especial: piscina, vista para o mar, garagem, jacuzzi, etc;
  • Localização, de preferência, utilizando um ponto de interesse: a X minutos da praia ou até “isolada no meio do bosque”.

Ao utilizar o OLX para anunciar a sua casa de férias não precisa de colocar no título do anúncio que a casa é para férias. O anúncio será colocado nessa categoria. Assim todas as pessoas que o encontrem, sabem logo que a casa é para férias. Utilize os caracteres disponíveis para comunicar outras características relevantes.

2. A imagem de capa

Este é o elemento visual que tem de saltar à vista no meio de tantos outros anúncios de casas de férias. Mais abaixo falaremos de todas as dicas necessárias para se destacar com as suas fotografias. Para já, focamo-nos na imagem de capa. Nesta imagem deve: 

  • Evitar utilizar print screens do google maps;
  • Não recorrer a uma foto de um ponto de interesse perto da casa de férias;
  • Evitar montagens ou mais do que uma fotografia na mesma imagem. Uma montagem torna as fotos ainda mais pequenas e confusas;
  • Evitar utilizar uma foto que se foque num ou noutro elemento específico da casa;

E para captar mais atenção com a sua imagem de capa, aplique estas boas práticas:

  • Prefira uma fotografia com boa qualidade;
  • Se editar a imagem, dê preferência a uma edição natural, sem exageros em contrastes ou brilhos;
  • Destaque um ponto especial da casa de férias: a piscina, jardim, etc. Os clientes à procura de casa de férias sentem-se mais atraídos pelo verde e azul, cores associadas à natureza e ao descanso. 
  • Nas moradias, tente enquadrar o ponto especial da casa, com um cenário geral da fachada da moradia.
  • Destaque a vista da varanda ou a sala de estar. Em alternativa, promova a fachada do apartamento se for visualmente atraente;
  • Se o apartamento estiver inserido num condomínio com piscina, tente enquadrar a fachada do apartamento com a piscina;
  • Se destacar o interior do apartamento ou até de uma moradia, dê-lo um toque especial. Mostre que tem bom gosto. Não fotografe apenas a mobília. Utilize a luz natural e alguns adereços para lhe dar um toque mais fresco e aconchegante.

3. Defina o preço da sua casa de férias fazendo um estudo de mercado

A par do título e da imagem de capa, o preço é um dos primeiros fatores a saltar à vista do cliente.

É importante que defina um preço competitivo da casa de férias que tem para anunciar. E para que tenha uma noção aprofundada do valor a pedir, primeiro precisa de analisar a sua concorrência.

Ao anunciar a sua casa de férias no OLX, pode consultar no nosso portal os preços praticadas noutros anúncios semelhantes ao seu.

Importa mencionar que deve apenas comparar anúncios com características semelhantes ao da sua casa de férias. Se é moradia ou apartamento, com um número de divisões equivalente, localização semelhante, qualidade das instalações, se tem piscina e garagem, acessos, etc. Utilize os filtros disponíveis no OLX para fazer um estudo de mercado mais certeiro. 

4. A qualidade das fotografias faz toda a diferença

Casas em Lisboa

Quanto melhores forem as imagens, mais fácil é captar atenção para o seu anúncio e encontrar um cliente final.

Estas são as nossas dicas para caprichar nas fotografias da sua casa de férias:

  • Faça fotos com boa qualidade;
  • Mantenha um tom natural nas fotos;
  • Enquadre a casa de férias no cenário que a rodeia;
  • Nas fotos de interiores, evite ângulos estranhos ou fotos só com a cama do quarto;
  • Não se foque em peças de mobília específicas.
  • Não faça fotos de cama ou quarto sem estarem equipados com colchões e roupa de cama;
  • Fotografe durante o dia, com preferência para o horário entre as 12h e 16h, onde há mais luz natural e o sol se encontra num bom ângulo em relação à casa;
  • Dê um ar clean e fresco às fotos. Ninguém quer alugar uma casa que pareça pesada e desorganizada;
  • Mostre fotos de todas as divisões;
  • Dê destaque a pequenos detalhes que dão alma à casa.

5. Utilize uma descrição dividida em subtítulos e por bullet points

Quer convencer um cliente a alugar a sua casa de férias? Então deve facilitar a experiência de leitura, e a compreensão do anúncio.

Primeiro, faça a divisão da descrição da casa por subtítulos e pode colocá-los, por exemplo, em maiúsculas para os destacar melhor. 

Os subtítulos que poderá utilizar são, por exemplo: as divisões da casa, datas disponíveis, preços (consoante a época), equipamentos disponíveis e localização. Depois, sob cada subtítulo, utilize pontos (bullet points) para destacar tudo o que interessa. Por exemplo:  “4 quartos, Piscina exterior, Cozinha totalmente equipada, Garagem, a 5 min da Praia da Rocha”.

6. Seja claro e transparente na descrição

A descrição do seu anúncio de casa de férias é a informação que o cliente vai ler e reler uma e outra vez antes de entrar em contacto consigo. Quanto mais claro e transparente for na informação que tem exposta, mais rápido será este processo. Na descrição deve mencionar claramente:

  • Preço;
  • Diferenças de preço consoante época ou número de dias a alugar, se aplicável;
  • Datas disponíveis para alugar;
  • Divisões e condições da casa de férias;
  • Máximo de pessoas permitidas para o aluguer;
  • Localização, pelo menos aproximada;
  • Valor da caução ou sinal, se aplicáveis;
  • Horários de check-in e check-out;
  • Se são permitidos animais de estimação ou não;
  • Outras informações relevantes.

7. Dê um pouco de alma à casa e mostre que se importa

Muitas casas de férias, principalmente aquelas direcionadas para o cliente sazonal de verão, são muito “vazias”: têm pouco mais do que o mobiliário estritamente necessário. Nestes casos, pode compensar fazer um pequeno investimento para tornar a casa mais apelativa a potenciais interessados.

Investir em dar “alma” à casa pode fazer a diferença no número de candidatos e valor proposto. Decore-a com pequenos detalhes, utilize lâmpadas e candeeiros para criar um ambiente especial ou inspire-se num tema e utilize-o em toda a casa.

O pinterest é uma rede social excelente para se inspirar com detalhes simples e DIY (faça você mesmo) na decoração da sua casa. 

Aqui fica uma dica final para fazer a diferença no momento de colocar sua casa de férias no mercado?

Deixe algum brinde aos seus hóspedes: uma garrafa de vinho, um licor, um doce local, alguns chás ou cafés. Estes pequenos detalhes fazem a diferença e são muitas vezes o motivo para o cliente se sentir acarinhado e voltar.

8. Destaque os seus anúncios na altura certa

Com o OLX tem disponíveis três tipos de pacotes de destaques:

  • Start que lhe pode garantir até 3 vezes mais visualizações;
  • Standard que pode resultar em até 9 vezes mais visualizações dos seus anúncios;
  • Premium – até 36 vezes mais de visualizações dos seus anúncios.

A escolha do pacote de destaque deve ser feita tendo em conta o seu orçamento. Mas aconselhamo-la a destacar o seu anúncio para alugar a sua casa de férias mais rapidamente. 

Por lhe darmos esta dica, temos também de salientar a estratégia que deve optar ao destacar os seus anúncios de casa de férias. Destacar só por destacar, não será tão eficiente como destacar com um planeamento prévio.

Assim, ao utilizar uma estratégia de destaque de anúncios deverá equacionar:

  • Época do ano mais relevante;
  • Datas da época mais relevantes;
  • Se tem algum desconto/promoção ou característica especial a oferecer.

Se tem uma casa de férias alugada para todo o mês de agosto e quer rentabilizá-la também em setembro, comece a destacá-la no OLX em agosto. E torne-se mais agressivo nos destaques à medida que se aproxima mais do mês de setembro, optando por um pacote de destaques superior, como o Premium.

Agora que já sabe tudo sobre como promover a sua casa de férias, está na hora de passar à prática. Comece hoje a rentabilizar a sua casa.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário