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Como alcançar mais clientes através do online

O alcance é uma das métricas mais afamadas do marketing digital: mede a quantidade de pessoas à qual chegou uma publicação sua. Seja um produto à venda ou um post numa rede social.

Este alcance é um bom indicativo: quanto maior, melhor. Mas só se torna precioso quando isso se transforma em ganhar mais clientes. E como é que podemos rentabilizar este processo?

1. Defina muito bem os canais onde estará presente

Se quer alcançar mais clientes online, talvez a primeira coisa a fazer seja cortar nos canais onde está presente. Conheça e define muito bem o seu cliente. As redes sociais onde ele está presente e o tipo de informação que consome devem-se refletir nas redes que você utiliza. Mais foco em menos canais gera um conteúdo e experiência do cliente mais valiosa. Resultado, mais leads.

2. Analytics all the way

Em todos os canais que está presente existem dados prontos a ajudá-lo a definir melhor o seu cliente. A definir qual é a melhor altura para conversar com ele e o que ele gosta mais de ver. O poder dos dados está consigo. Utilize-o para ganhar mais clientes.

3. Defina uma estratégia de SEO

E aplique-a em todas as plataformas de e-commerce e redes sociais onde está presente. Um anúncio seu no OLX pode ser encontrado através do google se estiver a utilizar as keywords certas. Por isso, não deixe a estratégia de SEO guardada só para o seu site.

4. Interaja com o público online

As redes sociais e as plataformas de e-commerce permitem uma troca de diálogo entre cliente e marca. Mas mais do que esperar para reagir a algum comentário de um cliente nas redes sociais, seja você mesmo a ir à procura dele e a comentar conteúdos criados pela comunidade. Claro, sempre dentro do tom de voz que definiu para a sua marca.

5. Equilibre uma estratégia de venda com uma de conteúdo

É importante que na sua estratégia online, para ganhar mais clientes, crie conteúdo apelativo e que o conjugue com partilhas do produto ou serviço que comercializa. O primeiro chama a atenção e cria interação. O segundo gera leads e vendas.

6. Aproveite datas especiais para criar campanhas com baixos custos de ativação

Quer alcançar mais clientes sem grandes custos? A publicidade online, como o Google Ads ou os destaques no OLX, são perfeitos para si. À semelhança do que se faz no marketing tradicional, aproveite datas especiais para criar uma campanha que fique no ouvido. Alcance mais clientes ao ativar a campanha através de publicidade online. Quando comparada com meios offline, a publicidade online é muito mais barata, direciona-se mais facilmente ao seu público alvo e permite-lhe obter dados para saber se de facto está a resultar ou não.

7. Faça parcerias

Que marcas e empresas complementam o produto ou serviço que vende? Quais as personalidades que podem funcionar como influencers? Estas duas questões são um bom ponto de partida para estabelecer parcerias que o ajudarão a ganhar mais clientes.

8. Faça a ponte do offline para o online

O público valoriza experiências que conjuguem o offline com o online. Histórias que aconteçam na rua e que depois possam comentar nas redes sociais. Que ações pode implementar “na rua” para alcançar mais pessoas e convertê-los em clientes online?

9. Seja transparente – clientes satisfeitos trazem novos clientes

Lembre-se que os seus clientes atuais são a melhor estratégia para ganhar novos clientes. E eles estão cada vez mais exigentes. Eles pedem transparências nos preços, nas campanhas, na origem da matéria prima e até da forma como trata a sua equipa. Eles querem que seja honesto com eles e vão valorizar as marcas que assim os tratem. Quando os seus clientes valorizam a sua marca, tornam-se defensores dela e vão aconselhá-la aos seus amigos e conhecidos.

10. Não se esqueça do pós-venda

Tão bom quanto ganhar clientes, é criar clientes habituais. É aqui que entra um bom serviço de pós-venda. Este serviço deve ser capaz de resolver qualquer problema com o produto ou serviço adquirido, de forma simples e célere. No e-commerce, o pós-venda é essencial para garantir que a entrega do produto/serviço correu bem e é a porta de entrada para convidar o cliente a interagir novamente com a marca.

Por falar em entregas, já conhece o serviço de entregas da OLX?


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