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6 dicas para aumentar as vendas online no natal e ano novo

Jovem na secretária a trabalhar no laptop

Para garantir que está pronto para o natal e ano novo, começamos por rever alguns números essenciais de e-commerce e vendas online:

  • A expectativa é que este ano a percentagem de vendas online cresça a um ritmo superior ao do ano passado, em que já tinha aumentando 13% para € 143 mil milhões.
  • O valor médio gasto por família durante a temporada de festas em 2019 foi de € 1.496.
  • As Roupas e acessórios são as categorias mais populares, representando 26% das compras.
  • 61% dos consumidores estão dispostos a partilhar as suas informações pessoais em troca de melhores ofertas promocionais. 

Agora que vimos os números, vamos às lições aprendidas de anos passados.

Como aproveitar as épocas festivas para aumentar as vendas online

1# Defina um objetivo claro e as métricas a medir

Determinar um objetivo chave para o período de natal ajuda-o a garantir que todas as estratégias e iniciativas estão alinhadas e são coerentes. Seja mais específico do que definir apenas “crescer vendas online”. Em que categorias? Em que segmento de clientes? Em que mercados? Em que canal? 

Imagine que quer aumentar as vendas de clientes recorrentes em dezembro. Pode definir o seu objetivo principal como: “Quero aumentar as vendas de clientes que fizeram pelo menos uma compra no ano passado em 20% até 31 de dezembro de 2020”. 

Com um objetivo específico em mente, é mais fácil definir as iniciativas que devem ser colocadas em marcha no pouco tempo que sobra até ao natal.

Procure que cada objetivo tenha associado uma métrica clara e uma fonte de informação fiável para facilitar a medição. Por exemplo, pode definir métricas como a taxa de conversão do site, o valor médio por encomenda, o número de unidades por transação, as taxas de abertura de e-mail, taxas de cliques de e-mail, taxas de conversão do e-mail, e nº de subscritores. Todos estes indicadores podem ser facilmente extraídos do site ou redes sociais. E por falar em redes sociais…

2# Destaque-se nas redes sociais

Sabia que 73% dos compradores estão dispostos a experimentar novos sites se encontrarem o presente perfeito?

Nas redes sociais, faça o possível para aumentar o alcance médio das suas publicações, ou seja, o número de pessoas a quem os seus posts são apresentados. Para isso deve encontrar os melhores horários, imagens, textos e, claro, descontos.

Dê destaque aos produtos e preços que o vão fazer sobressair. Ofereça incentivos claros a quem o fizer, na forma de descontos e promoções.

Facilite o processo para quem o visita pela primeira vez, com descontos nas primeiras compras ou portes de envio grátis. Lembre-se de que os novos visitantes têm maior probabilidade de abandonar carrinhos de compras. Por isso é que vender no OLX pode ser uma forma simples de começar no mundo do e-commerce. Como está a vender num site de confiança, em que cerca de 80.000 pessoas fazem compras todos os dias, há um sentimento de confiança que se estende à sua marca. Já criou a sua loja online no site OLX?

3# Segmente a audiência e ofereça uma experiência personalizada

O período de natal pode representar uma oportunidade única e um enorme desafio para as marcas de e-commerce. Existem poucos momentos no ano tão concentrados no tempo em que tantos clientes vão fazer compras enquanto são alvo de estratégias de marketing dos seus concorrentes? Como competir?

Devido ao período relativamente curto para as compras de Natal, é necessário que a sua marca se destaque de todas as outras. A melhor maneira de o fazer é demonstrar que entende os seus clientes, os seus interesses e preferências.

Para isso precisa de dados. Os dados dos clientes e dos seus próprios canais digitais (facebook, do site ou da sua conta no OLX) são a chave para criar uma experiência altamente personalizada e relevante para o seu público, de modo que cada ponto de contato pareça pessoal e exclusivo.

Por exemplo, se o canal que gera mais vendas é o Facebook, e as pessoas que mais interagem com as suas publicações são homens entre 25-34 anos, já sabe para quem e onde criar uma campanha personalizada.

Sabia que no OLX conta com uma equipa de gestores dedicada para o ajudar a maximizar as vendas online?

4# Crie uma experiência natalícia

A maior parte dos consumidores procura oportunidades “únicas” nos descontos de natal. Para mostrar que teve isso em conta, não basta ter os descontos, é necessário criar a envolvente certa.

Aqui ficam algumas formas de o fazer:

  • Crie cabazes de natal. Se tem uma oferta muito vasta, simplifique o processo de escolha com guias de compras para cada tipo de comprador, idade ou hobbies;
  • Inclua um design próprio para o natal. Crie imagens no site e redes sociais próprios da época, que dêem a entender que os preços e descontos são exclusivos para o período de natal;
  • Facilite a navegação do site e o processo de checkout para novos utilizadores;
  • Se ainda não o fez, adapte o site para dispositivos móveis, que já representam quase metade das compras online.

5# Reforce o apoio ao cliente

As pessoas compram mais durante o período festivo. E quanto mais compram, mais complexa é a gestão logística e de apoio ao cliente. 

Numa altura em que se esperam records de afluência ao e-commerce, a qualidade do apoio ao cliente será um dos fatores diferenciadores entre marcas. Segundo um estudo recente, para 93% dos clientes a qualidade do apoio ao cliente é determinante para decidir se irão regressar à página.

O que pode fazer para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar vendas online com clientes recorrentes:

  • Ser mais rápido a responder a pedidos, perguntas e reclamações dos clientes;
  • Analisar e responder às reviews dos clientes no Google e sites de avaliação;
  • Criar uma página de FAQs ou perguntas frequentes para consulta fácil;
  • Permitir um apoio ao cliente multicanal – por email, chat, sms, whatsapp ou nas redes sociais;
  • Ter respostas pré-guardadas para ser mais rápido a responder, sem erros;
  • Personalizar as respostas com o nome da pessoa que o contactou;
  • Criar respostas de agradecimento ou boas vindas automáticas;
  • Automatizar mensagens de confirmação de encomendas, updates de estado ou envio de faturas;
  • Utilizar chatbots para guiar novos utilizadores.

6# Aproveite ao máximo cada visita dos clientes existentes

Há pelo menos duas boas razões para tratar bem os clientes recorrentes: é mais barato manter clientes do que angariar novos e porque, em média, os clientes existentes compram mais do que os novos.

Para aproveitar ao máximo cada visita dos clientes que já tem:

  • Faça remarketing. Ou seja, apresente anúncios personalizados com base no perfil de compras dos clientes. A maioria das ferramentas de lojas online e de email marketing permitem estas funcionalidades, sem necessidade de programação.
  • Ofereça produtos relacionados, por meio de vendas cruzadas e upselling. Esta área do site muitas vezes aparece com o título “Quem viu este artigo também gostou de” ou “Se gostou deste produto também vai gostar de”.

No OLX encontra tudo o que precisa para aproveitar a época natalícia e aumentar as vendas online, hoje. Com alguns cliques consegue começar a vender no maior shopping online do país. Ainda vai a tempo de melhorar a sua presença digital para o natal e ano novo. Começamos?


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