Sou Pro

5 podcasts portugueses para o ajudar a lançar o seu negócio

Mulher jovem a ouvir podcast

O podcast é um conteúdo em formato de áudio que se revela uma ferramenta poderosa para aquisição de conhecimento e novas competências. Tornou-se muito popular por não se tratar de um programa ao vivo, ficando disponível para ser ouvido (em streaming) em qualquer lugar e a qualquer hora. Rapidamente levou ao investimento de marcas e criadores de conteúdo para entregar valor aos consumidores. O mundo empresarial português não lhe ficou indiferente e existem hoje vários podcasts portugueses à disposição. O objetivo varia entre entreter o público, educar ou informar.

As vantagens dos podcasts portugueses

Tal como acontece com os livros, os podcasts permitem aprender, memorizar informação e adquirir novas competências, com a vantagem extra de lhe permitir acumular ainda com outras tarefas, como a prática de exercício físico, a condução, uma pausa para almoço ou até durante as tarefas domésticas.

Uma das grandes vantagens passa, essencialmente, por exigir pouca disponibilidade de tempo para acompanhar. Por muito agitado que seja o seu dia, pode ouvir um episódio do seu podcast português favorito em diferido, quando estiver com maior disponibilidade.

Cada episódio tem uma média de tempo que varia de acordo com o formato, o tema ou o número de pessoas que estão a participar na gravação. No caso de programas com debate incluído, estes podem ter a duração entre 45 e 60 minutos. Outros, mais diretos ao assunto, variam geralmente entre 20 e cerca de 30 minutos.

A forma mais prática de ouvir este tipo de conteúdo é através do telemóvel, mas pode fazê-lo no seu tablet ou computador. Para além de ser possível ativar os alertas para saber sempre que um novo episódio se encontra disponível, existem vários agregadores de podcasts que pode utilizar para esse efeito.

Verifique alguns agregadores de podcasts

Pode ouvir podcasts também em plataformas como Spotify ou Google Podcast.

Top 5 podcasts portugueses na área de empreendedorismo

1. Marketing Break

Apesar do nome em inglês, quem o assina é Paulo Faustino, profissional reconhecido do mundo do marketing e que já conta com cerca de 40 episódios disponíveis.

Trata-se um podcast português indicado para uma pausa na agitação do dia a dia, para absorver dicas sobre Marketing Digital, Redes Sociais, Vendas e outros temas relacionados. 

A promessa é da oferta de conteúdo acionável, direto ao ponto de discussão.

2. Mundo Digital

Este podcast é da autoria da TSF dedicado à inovação tecnológica, assim como, ao mundo digital. Aborda as principais novidades e lançamentos do setor.

Este podcast português já alcançou a meta dos 500 episódios, prometendo ainda muito mais para oferecer ao seu público.

3. Entrevista Antena 1 / Jornal de Negócios – Uma Conversa Capital

Desta vez a assinatura é da RTP, num podcast que oferece uma entrevista semanal, transmitida na Antena 1 e em parceira com o Jornal de Negócios. Já conta com 60 episódios disponíveis.

A Rádio e Televisão de Portugal, que se anuncia cada vez mais próxima dos portugueses, lança os episódios com periodicidade semanal, aos domingos à tarde. É Rosário Lira quem conversa com uma personalidade relevante no mundo dos negócios, sobre muitas vertentes da economia.

4. Gestão Descomplicada de Projetos e Negócios

Paulo Mei é consultor, professor e instrutor em gestão de projetos e pequenos negócios. Caracteriza-se pela simplificação e a procura dos melhores resultados possíveis.

Este podcast português é um apoio aos empreendedores e conta com cerca de 20 episódios.

5. Conversas Despreocupadas – Marketing, vendas, negócios e empreendedorismo

Este é um podcast português para quem quer descontrair a ouvir dois empreendedores a falar sobre marketing, vendas, negócios e empreendedorismo.

São cerca de 40 conversas dirigidas por Francisco Teixeira e Pedro Silva-Santos e vários convidados especiais, com temas relevantes na área dos negócios.

Podcasts portugueses em crescimento exponencial

Os podcasts vivem tempos áureos em Portugal. Há muita produção e o crescimento é exponencial, com cada vez mais público e vozes a produzir conteúdos de diferentes temáticas.

O relatório Reuters Digital News Report 2019 Portugal conclui que 34% dos 2 mil inquiridos em Portugal assiste a podcasts. Portugal surge, desta forma, acima da média global, em 6%, situando-se apenas atrás da Coreia do Sul, Espanha, Irlanda, Estados Unidos e Suécia.

De acordo com o estudo anual do Reuters Institute for the Study of Journalism, a preferência de 13% dos portugueses inquiridos vai para podcasts especializados, de áreas como economia, ciência e tecnologia, seguindo-se podcasts noticiosos (12%) e desporto (10%).

Este tipo de conteúdo revela-se particularmente popular entre os mais jovens, registando que mais de metade dos portugueses entre os 18 e os 24 anos de idade escutou algum tipo de podcast no período anterior ao inquérito.

Prepare-se para dar o salto e fazer parte do grupo de podcasts portugueses

É costume dizer-se que o saber não ocupa lugar e quando falamos de empreendedorismo, irá sempre beneficiar de uma aprendizagem constante.

Para além dos podcasts portugueses que partilhamos, essenciais para dar o salto no mundo dos negócios, pode aventurar-se a explorar vários temas disponíveis e até para além da língua portuguesa.

Partilhamos ainda três exemplos de conteúdos internacionais que impulsionam qualquer tipo de empreendedor:

  • Masters of Scale, apresentado por Reid Hoffman, cofundador do LinkedIN, investidor na Greylock e Conselheiro da Endeavor Global. Em cada episódio, Hoffman mostra como as empresas cresceram do zero até aos mil milhões, testando várias teorias com líderes reconhecidos globalmente e não vai querer perder.
  • How I Built This é outro podcast que mergulha nos bastidores de algumas das empresas mais conhecidas do mundo. Guy Raz assina este conteúdo e mostra, na visão dos fundadores, como foi a jornada empreendedora, as decisões, estratégias e movimentos que os fizeram construir alguns dos maiores negócios.
  • Man in the Arena até podia ser incluído na listagem dos podcasts portugueses, por se tratar de português do Brasil. É, portanto, comandado por empreendedores brasileiros, Leo Kuba, Miguel Cavalcanti e In Hsiech, e concentram-se no empreendedorismo e cultura digital. Há um convidado especial em cada episódio e, para além das entrevistas, partilham sempre recomendações de livros e conselhos de gestão para empreendedores.

Não fique de fora nem perca conteúdos relevantes que vão ser essenciais para lançar o seu negócio. Pesquise pelos temas e insights que procura e respondam às suas necessidades.

Na plataforma do OLX pode divulgar o seu negócio, criar a própria página no nosso portal e impulsionar as vendas dos seus produtos ou serviços. Não está só e a qualquer momento pode solicitar o apoio dos assistentes disponíveis, para saber como vender mais e mais rápido.

Sabia que o OLX dispõe também de uma app prática, funcional e eficaz para que o consumidor aceda aos seus anúncios em qualquer lugar? Está disponível para iOS e Android gratuitamente. Recebe ainda uma notificação assim que alguém lhe enviar uma mensagem e permite-lhe responder na hora. Saiba mais aqui.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário