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5 livros com o essencial sobre marketing digital

Jovem a ler livro sobre marketing digital

O artigo que está a ler neste exato momento faz parte de uma estratégia de marketing digital. Não há como fugir à sua importância – estamos todos online, e o tempo que passamos a ‘surfar’ as ondas digitais não para de aumentar. E o marketing está onde o público estiver.

Com estes livros de marketing digital irá entender como tirar melhor partido desta ferramenta poderosa para aumentar conseguir novas leads e aumentar vendas.

1. Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital, de Philip Kotler

Se tiver que começar por algum lado, comece por este livro. Porquê? Porque o autor e os seus coautores (Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya), fazem a ponte do marketing tradicional para o marketing digital.

Este livro é especialmente importante por evidenciar esta ligação, esta revolução no marketing e como são os clientes atuais.

Editado em 2016 encontra-se disponível em português na maior parte das livrarias portuguesas.

Porque é que deve ler este livro de marketing digital?

As tendências vão e vêm, mas o marketing digital é mais do que uma moda. Veio para ficar por exigência dos consumidores. Com a utilização da internet em massa e dos smartphones, o padrão de comportamento do consumidor alterou-se.

Entender estas alterações do comportamento, os novos nichos de mercado e a relevância daquilo que comunica faz toda a diferença.

Como este livro irá:

  • Descobrir as novas regras do marketing digital;
  • Aprender a destacar-se e a criar os chamados “momentos wow”;
  • Criar uma base de clientes fiel e que defendem e publicitam a sua marca;
  • Aprender sobre o que está a moldar as escolhas dos clientes;

Sobre o autor

Philip Kotler é reconhecido como o maior especialista de marketing em tudo mundo, sendo muitas vezes designado como o “pai do marketing”.

Nascido em 1931 nos Estados Unidos, continua até aos dias de hoje a ser uma referência, sobre a transição para o marketing digital. Para além de autor, Kotler é professor universitário e foi consultor em grandes empresas como a IBM, Bank of America ou a General Electric.

A par de Philip Kotler, este livro contou também com a autoria de dois dos maiores especialistas mundiais em marketing – Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya.

2. Permission Marketing – Turning Strangers into Friends and Friends into Customers, de Seth Godin

Este livro pode já ter sido publicado no século passado, em 1999, mas continua relevante até aos dias de hoje. Apesar de não estar disponível em Português, a sua leitura é aconselhável para perceber a relevância de todo o conteúdo que coloca online. Mesmo que seja apenas uma breve descrição de um produto.

Porque é que deve ler este livro de marketing digital?

O autor coloca o marketing de permissão em oposição àquilo que ele chama de marketing de interrupção. Exemplos de marketing de interrupção são os anúncios a meio de um programa de TV ou de um vídeo de youtube, telemarketing ou janelas de pop-up. Este tipo de publicidade, por interromper o público e muitas vezes nem ser relevante para aquilo que ele procura, afasta-o ainda mais do produto e, na visão do autor, tem uma rentabilidade reduzida.

Já o marketing de permissão é definido pela relevância do seu conteúdo em relação àquilo que o cliente procura.

O marketing de permissão não implica que o cliente dê consentimento para receber alguma peça de comunicação ou novidade sua. É algo muito mais amplo. São anúncios e conteúdos que não aparecem por acaso. O consumidor aceita a publicidade pela sua relevância – isto é marketing de permissão. Por exemplo, um anúncio destacado do OLX sobre peças de informática só aparecerá a um cliente que está efetivamente à procura deste tipo de peças.

Sobre o autor

Se Philip Kotler é o pai do Marketing, Seth Godin é o guru. E, de facto, poderíamos ter preenchido esta lista de livros de marketing digital só com títulos do especialista norte-americano.

Livros como “Purple Cow” ou “Isto é Marketing” poderiam muito bem figurar nesta lista.

Nascido em 1960 nos Estados Unidos, Seth Godin foi um dos pioneiros do marketing digital. Até hoje publicou mais de 18 livros, alguns a figurar em listas como o New York Times Best Sellers. O livro “Purple Cow”, por exemplo, vendeu mais de 150.000 cópias em apenas 2 anos.

A influência de Seth Godin é tal que já entrou inclusivamente para o Hall of Fame do Marketing Digital.

Pode seguir mais dicas de marketing digital do autor através do seu blogue aqui.

3. Digital Marketing: Strategy, Implementation & Practice, por Dave Chaffey e Fiona Ellis-Chadwick

Este livro vai além da teoria e dá-lhe exemplos reais de estratégias de marketing digital adotadas por marcas e empresas em todo o mundo.

Escrito por uma dupla de professores universitários e especialistas em marketing digital, o livro explora todas as possibilidades desta área. Desde os princípios básicos às tecnologias e novidades mais recentes.

Este livro não se encontra traduzido em português.

Porque é que deve ler este livro?

Este é um guia abrangente e completo sobre tudo ou praticamente tudo daquilo que o marketing digital engloba nos dias de hoje.

O seu foco na prática e em exemplos reais destacam-no dos demais. O livro aborda claramente o marketing digital como uma ferramenta multicanal. Assim terá exemplos de SEO (Search Engine Optimization), redes sociais, otimização de conversões, análise de dados, e muitas outras ferramentas práticas.

Sobre os autores

Em 1997, Dave Chaffey lecionou a sua primeira formação em marketing digital. Hoje é uma das referências no setor. É professor de marketing nas Universidade de Cranfield e Birmingham, no Reino Unido.

Fiona Ellis-Chadwick é especialista em marketing e retalho. A autora britânica leciona na Universidade de Loughborough e já trabalhou como consultora para programas da BBC.

4. Torna-te um guru das redes sociais, de Miguel Raposo

Uma das formas mais fáceis de começar no marketing digital é através das redes sociais. Mas da facilidade à eficiência vai um longo caminho. Por isso, sugerimos este livro de marketing digital totalmente focado nas redes sociais.

Da autoria do português Miguel Raposo, este livro traz tem como objetivo ajudá-lo a atingir todo o potencial possível com as redes sociais que utiliza.

Porque é que deve ler este livro?

As redes sociais são uma parte fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. Daí que na lista de livros a ler deverá sempre escolher um dedicado a estes canais.

No livro, o autor partilha a sua experiência para aumentar o reconhecimento da sua marca/produto e das suas vendas online.

O livro destaca as melhores práticas na criação e gestão de perfis nas redes sociais, como criar conteúdo para estes perfis adequado a cada tipo de rede, e até como angariar seguidores.

O autor explora todo o potencial das redes sociais, sem deixar de lado também os perigos que elas acarretam quando são mal geridas.

Para enriquecer o conteúdo do livro, existem ainda os testemunhos de alguns dos influencers nacionais mais reconhecidos, como Wuant ou Vanessa Oliveira.

Sobre o autor

Apesar de ser formado em Engenharia Informática é no Marketing que Miguel Raposo se tem destacado, inclusive com o lançamento deste seu livro em 2017.

Especialista em marketing digital e de influência, é atualmente o diretor de uma agência de marketing digital a atuar em Portugal.

5. The Copywriter’s Handbook, de Robert W. Bly

Este não é um livro sobre marketing digital. É sobre uma das ferramentas essenciais no marketing – o copywriting. Ou seja, a redação dos textos.

A maior parte da informação que consome na internet é texto. A forma como chama a atenção para um anúncio passa invariavelmente pelo copywriting.

Ao título deste livro acrescenta-se o subtítulo “A Step-By-Step Guide To Writing Copy That Sells” – um passo a passo para escrever texto que vende, em tradução livre. É a isto mesmo que o livro se propõe, um guia prático para transformar palavras em vendas.

Porque é que deve ler este livro?

Porque David Ogilvy, um dos nomes gigantes da publicidade, assim o diz para fazer. Mas para os que não o conhecem, vamos ser mais práticos.

Ao escolher este livro, deve priorizar as edições mais recentes, onde o autor introduziu revisões para ter em conta conceitos atuais para o marketing digital.

Com este livro irá aprender coisas práticas como:

  • Criar títulos apelativos;
  • Tornar o seu texto numa leitura mais fácil e agradável;
  • Técnicas para garantir que os seus emails de campanhas de marketing sejam abertos;

Sobre o autor

Com mais de 90 livros publicados, Robert W. Bly é um self-made millionaire com mais de 3 décadas de experiência nos mercados business-to-business, high-tech e marketing.

Nascido em 1957 em New Jersey nos Estados Unidos, publicou a primeira edição deste livro em 1985 com apenas 27 anos.

Antes de implementar uma estratégia de marketing digital, é importante recolher o máximo de informação relevante e atuável – e estes livros são um excelente ponto de partida. Depois de os ler, estará preparado para rentabilizar ao máximo a presença digital da sua marca.


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