Sou Pro

11 dicas essenciais para a procura de emprego

dicas essenciais para a procura de emprego

Existem tantas recomendações de procura de emprego disponíveis online, que pode ser difícil distinguir o essencial. Estas 11 dicas aceleram a pesquisa e aumentam a probabilidade de encontrar o emprego que procura. 

#1 Atualize o perfil no LinkedIn

Mais de 90% dos recrutadores usam o LinkedIn como principal ferramenta de pesquisa. Enquanto profissional, não basta apenas estar no LinkedIn, é necessário saber tirar o melhor partido desta rede social.  No LinkedIn pode consultar oportunidades de emprego, encontrar pessoas que trabalham em empresas de interesse e ajustar o seu perfil para ser encontrado por recrutadores.

#2 Pesquise as empresas a que se vai candidatar

Ao encontrar ofertas de emprego, pesquise as empresas antes de se candidatar. Este passo pode fornecer informações sobre a cultura da empresa, benefícios, salário e ambiente de trabalho. Uma boa ferramenta para o fazer é o Glassdoor, a app em que os colaboradores podem avaliar os empregadores de forma anónima. Esta pesquisa também fornece informações valiosas para incluir na carta de apresentação ou entrevista.

Artigo relacionado: 12 dicas para melhorar a organização do trabalho

#3 Avalie as ofertas de emprego

Além de estudar a empresa, avalie com atenção a oferta de trabalho. É algo que realmente o motiva? Vai impulsionar a sua carreira a longo prazo? Dará a flexibilidade ou o equilíbrio entre trabalho / vida pessoal que procura? Antes de se candidatar, garanta que é para algo que realmente o motiva e que vai ajudar a projetar a carreira. Mesmo que isso signifique não enviar tantos currículos por dia.

#4 Mostre porque é o melhor candidato para o emprego

Antes de se candidatar a uma função específica, compare a descrição do cargo com o seu CV. Existem semelhanças nos termos utilizados? Mostra uma ligação clara entre as competências pedidas e as apresentadas? Está a demonstrar os seus pontos fortes nas áreas de maior importância para esta função? Se não existir uma correspondência direta com a função que procura, modifique o texto, troque as palavras-chave e destaque a experiência profissional e competências mais relevantes. Tanto o CV como o perfil do LinkedIn devem ser documentos vivos, em permanente atualização.

#5 Faça a procura de emprego fora do horário de expediente

Evite procurar emprego durante o horário de expediente. Durante o dia de trabalho, as tarefas do dia-a-dia devem ser o foco principal. Um desempenho abaixo do normal vai alertar a chefia e os colegas de que algo se passa. Para além disso, pode fechar portas a um eventual regresso e a recomendações futuras. A maioria dos recrutadores estão dispostos a ser flexíveis com os horários, por isso marque as reuniões fora do horário normal ou durante as pausas.

#6 Use a rede de contactos pessoais

A maioria dos empregadores valoriza as recomendações dos colaboradores atuais. Por isso, converse com amigos, familiares e ex-colegas para descobrir que funções estão disponíveis nas suas empresas. Para desenvolver o networking, experimente entrar em contacto com as organizações profissionais ou assistir a feiras de carreiras na sua área.

#7 Não critique o empregador atual

Independentemente da situação, criticar a sua empresa ou o superior não vai ajudar na procura de emprego. Pelo contrário, é um grande sinal de alerta que pode bloquear uma contratação. É importante que na entrevista permaneça positivo e focado no que traz de valor à nova empresa. Quando confrontado com a pergunta clássica “Porque quer mudar de emprego?”, evite criticar, e pense em algo positivo para dizer ou mantenha os comentários gerais.

#8 Mantenha a produtividade no emprego atual

Se está empregado e em busca de uma carreira melhor ou diferente, não deixe que isso prejudique o desempenho no trabalho atual. Mantenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho e chefias enquanto estiverem a trabalhar juntos. A atitude e dedicação podem valer referências ou oportunidades no futuro.

#9 Faça da procura de emprego uma rotina diária

É preciso muito tempo e esforço para encontrar um novo emprego. E durante o processo, é normal ficar desanimado e perder o foco. Se criar uma rotina diária de procurar emprego e estabelecer objetivos quantificáveis (com o nº de candidaturas submetidas por dia), será mais fácil manter-se motivado e, ao mesmo tempo, construir uma base para o sucesso.

#10 Prepare bem as entrevistas

As entrevistas são uma parte essencial da procura de emprego e devem ser ensaiadas. Pesquise as perguntas comuns, crie respostas e pratique-as. Peça a um amigo ou contato profissional para simular uma entrevista. Se estiver bem preparado, ficará mais confiante e confortável no momento da próxima entrevista.

#11 Considere criar o próprio emprego

Lançar-se por conta própria é uma alternativa à procura de emprego. Pode sentir que não está preparado, que não tem certas competências ou que a falta de segurança é assustadora. Mas se tem uma boa ideia ou algo em que é especialmente bom, a decisão de se lançar por conta própria pode revelar-se a melhor aposta profissional.

Artigo relacionado: 5 perguntas para saber se chegou o momento de empreender

Começar um emprego próprio no OLX é fácil. Anunciar os seus serviços gratuitamente demora apenas alguns cliques. Assim, o seu negócio que ontem não existia passa hoje a estar visível para os mais de 15 milhões de pessoas que visitam o nosso site a cada mês.

Em alternativa, a procura de emprego é simples no OLX. Aqui, encontra centenas de ofertas, que pode consultar em apenas alguns cliques. Com o OLX é mais fácil encontrar (ou criar) um emprego de sonho.


Partilhe este artigo nas suas redes:

Próximas leituras:

Deixe um comentário