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10 passos para criar um ebook que realmente vende

Jovem a trabalhar no computador

Um e-book é uma boa ferramenta para converter visitantes em potenciais clientes. O principal objetivo de criar conteúdo através deste formato é oferecer um conteúdo mais aprofundado sobre um tema do seu interesse.

Criar um ebook não é um processo fácil, é necessário pensar uma estratégia, planear e analisar resultados. Se um ebook não se converter em vendas está a falhar o seu propósito inicial.

Para lhe ajudar, resumimos 10 passos fundamentais para criar um ebook que gere vendas.

1. Defina o tema de acordo com o seu público-alvo

O primeiro passo para vender qualquer produto é entender o seu público. O que é que ele procura? Que problema ou necessidade precisam de resolver?

E aqui entra outro fator importante: a segmentação do público. O ebook a desenvolver deve ter um tema específico relevante para o segmento que tem em mente. O tema que escolher para o ebook deve estar em sintonia com as soluções que tem para oferecer e as necessidades do seu público. 

2. Seja específico, foque-se no tema e explore-o ao detalhe

Um ebook quer-se escrito por uma autoridade, alguém que demonstre conhecimento sobre um tópico específico e que vai ao encontro do que o cliente procura. 

Independentemente da sua estratégia de conteúdo online, o seu ebook deve mergulhar em profundidade num só tema. O ebook é uma ferramenta de autoridade e deve demonstrar o seu expertise num determinado assunto, indo para além daquilo que se aborda, por exemplo, num artigo genérico ou post do instagram. 

Ao longo deste artigo, para efeitos de exemplo, criamos uma personagem – o João. O João gere um negócio de informática e tecnologia, onde vende smartphones, computadores, hardwares e periféricos. Parte do seu público-alvo é constituído por gamers e reparou que há potencial para converter mais vendas neste setor. Agora, analisaremos o que é importante para um gamer: ter um computador gaming personalizado ao seu estilo e de acordo com as suas necessidades de performance.

Sendo assim, em vez de criar um ebook geral sobre computadores e hardwares, o João desenvolve um ebook sobre como montar um computador de gaming. E vai detalhe a detalhe, capítulo a capítulo, solucionando e demonstrando como se pode fazer isso.

3. O título vende

Com o tema bem definido, chega a hora de estabelecer o título. É este título a primeira informação que o seu cliente vai ler. O título deve apresentar logo a solução para o “problema/necessidade” do cliente. 

Priorize a clareza e a praticabilidade. Ou seja, o título deve ilustrar uma solução prática, utilizando uma linguagem simples e direta. Voltando ao exemplo do João e a criação de um ebook para gamers, seguem alguns exemplos de títulos que também podem ser adaptados para outros negócios:

  • Guia completo para montares o teu PC gaming
  • 10 passos para teres um PC gaming perfeito
  • Fácil e rápido: aprende a montar o teu PC gaming

4. Defina os tópicos ou o índice do ebook

Antes de iniciar a redação do ebook tem de passar por mais uma fase de planeamento. Aqui deverá estabelecer quais os tópicos a abordar. Normalmente, são estes pontos que definem os capítulos do ebook e que constituem assim o seu índice. 

A redação destes tópicos também deve seguir os princípios de um bom título: ser prática e clara. No exemplo do ebook do João, ele poderia estruturar o ebook componente a componente e mostrar como cada hardware influencia a performance do computador. O João poderia ter capítulos acerca do processador do computador, da placa gráfica e até das luzes de personalização do PC. Um bom título de capítulo seria, por exemplo: O que faz o processador e como escolher o melhor para ti.

5. Comece a escrever e organize a sua escrita por subtópicos

Agora que começou a redigir os conteúdos do seu ebook, é importante que tenha em consideração a experiência de leitura do seu cliente. Quanto melhor for esta experiência, mais valor o cliente retira do ebook e mais depressa se converte em vendas.

Sendo assim, deve evitar frases demasiado longas e parágrafos extensos. Organize a informação por subtópicos, que permitem ao leitor procurar e encontrar rapidamente aquilo que procura. 

Ao desenvolver o capítulo sobre o processador, o João terá a seguinte informação:

  • Título: O que faz o processador e como escolher o melhor para ti
  • Subtópico 1: O que faz o processador
  • Subtópico 2: Como identificar a capacidade de um processador
  • Subtópico 3: Marca X vs Marca Y
  • Subtópico 4: Considera estes N pontos para escolheres o processador

A par dos subtópicos, outra forma interessante de melhorar a experiência de leitura é através do destaque de citações ou frases do conteúdo.

6. Mais leads com call-to-actions ao longo do ebook

Numa estratégia de marketing digital, o ebook não se enquadra como um produto de venda direta, mas sim com um canal para angariar leads

Por isso, o ebook deve conter call-to-actions que direcionam o cliente para o seu website. No final de contas, uma das vantagens do formato digital do ebook é a possibilidade de colocar hiperligações no seu interior. 

No capítulo dos processadores, onde o João explica como escolher o mais adequado para o seu cliente, pode conter um call-to-action para os processadores à venda no seu site.

Uma forma elegante de o fazer é convidar o cliente a utilizar o comparador ou filtro do website do João de acordo com as dicas que ele dá no ebook. 

7. O design fascina e esclarece

Se o título é o que vende, o design ajuda a captar mais atenção e a gerar uma experiência de leitura mais agradável. 

Depois de ter redigido todo o conteúdo, está na altura de o tornar mais apelativo. Para além disso, pode utilizar infografias ou ilustrar tutoriais através de fotografias para esclarecer melhor o seu leitor.

Existem ferramentas online gratuitas para criar o seu ebook com um bom toque de design: Canva, Visme e Crello. A par destas ferramentas, os bancos de imagem gratuitos como Pexels, Freepik ou Unsplash podem ajudá-lo a compor o design do seu ebook.

No exemplo do ebook do João, num capítulo onde ele aborde a personalização do PC Gaming, as imagens farão toda a diferença. Mais do que dizer ao cliente que pode, por exemplo, montar luzes néon, o João mostra-lhe qual o ambiente que elas criam. O cliente identifica facilmente aquilo que mais lhe fascina. 

8. Inclua um capítulo sobre si ou a sua empresa

Quando compra um livro, logo a seguir à capa tem a informação do autor. Esta informação serve para conhecer o grau de autoridade, mas também o seu lado humano. Ajuda a criar mais interesse e um maior respeito pela figura que compôs aquele conteúdo.

Num mundo cheio de informação, aquela que é escrita por um especialista com conhecimento é a que mais se destaca e melhor se converte em vendas.

Antes de iniciar os capítulos sobre o tema a abordar, ou logo após, reserve uma página para falar sobre si ou a sua empresa. Seja sincero e deixe completamente de lado os argumentos de vendedor. Demonstre o porquê de ter conhecimento e o que o faz querer ajudar o cliente. 

9. Faça uma revisão a todo o ebook

Se a primeira revisão é da sua responsabilidade, antes que o coloque online, peça a alguém externo para fazer uma segunda revisão. 

Esta segunda análise ajudá-lo-á a identificar eventuais gralhas e até a melhorar a forma como aborda alguns dos temas. 

10. Publique e partilhe o ebook

O ebook está pronto – agora é altura de o publicar e partilhar. Aqui deve definir os canais mais pertinentes para o seu público e os momentos mais oportunos onde este ebook pode fazer a diferença.

No seu website deverá criar uma landing page dedicada ao ebook, onde um cliente se poderá inscrever para fazer o download. Garanta que o cliente tem de se inscrever antes de o poder descarregar – assim, recolhe os seus dados para futuras comunicações.

Depois de criada a landing page, tem de partilhar o seu ebook. Para além das redes sociais, newsletter e até de anúncios online, considere também as etapas de pesquisa e compra que os seus clientes percorrem.

Por exemplo, se o cliente sai da sua loja online sem comprar nada, é porque não encontrou solução para aquilo que procurava ou porque necessita de um incentivo para finalizar a comprar. Neste caso, pode ser útil criar uma janela pop-up no seu site que surge cada vez que o cliente vá a sair da sua loja online onde disponibiliza gratuitamente o seu ebook com uma solução para ajudar o cliente naquilo que ele procurava. Resultado? Se o cliente fizer download do ebook terá uma tendência maior para voltar à loja e até seguir os conselhos de compra.

Siga estes 10 passos e comece hoje a ajudar os seus clientes – e obtenha mais vendas no processo. Se precisa de uma forma direta de chegar a milhares de pessoas todos os dias, já sabe: crie o seu perfil de empresa no OLX e comece a vender.


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